Autor Tópico: Ubuntu instalação de servidor  (Lida 9608 vezes)

Offline +speed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Ubuntu instalação de servidor
« Online: 02 de Junho de 2006, 09:20 »
A instalação do Ubuntu Server corre bem mas no arranque após reiniciar não entra, ou seja consigo nstalar e correr o ubuntu desktop e instalar o ubuntu server mas não correr o ubuntu server no arranque simplesmente não dá, a versão server precisa que a desktop esteja instalada ou pode ser instalada sem ser necessária a instalação desktop, não sei mesmo o que se passa a versão desktop rula às maravilhas a server recusa-se?? O que me pede é o o login o mesmo que CTRL+ALT+F1 meto o username mas a password não consigo inserir no sistema simplesmente não dá para meter a password, no desktop reinicia entra logo o modo grafico instala os pacotes em falta e pede a password e username em modo grafico neste modo a password não insere, mesmo com CTRL+ALT+F1 só dá para meter o username! Help, please quero instalar o servidor! :wink:

Offline +speed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Ubuntu instalação de servidor
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2006, 09:43 »
já deu para meter a password sabe Deus como deixou, agora pede para eu executar um code mas que code, mas será impossivel instalar o server no Ubuntu??

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Ubuntu instalação de servidor
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2006, 09:46 »
Citação de: "+speed"
já deu para meter a password sabe Deus como deixou, agora pede para eu executar um code mas que code, mas será impossivel instalar o server no Ubuntu??

code? como assim?
qual mensagem que aparece?

Offline +speed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Ubuntu instalação de servidor
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2006, 09:56 »
admin@ubuntu ~$

sendo admin o username, isto depois de pedir o login

pelo visto tenho de usar outro Linux como servidor :cry: mais 700MB de down. :(

P.S. isto tanto no Ubuntu mais recente para server como no antigo

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Ubuntu instalação de servidor
« Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2006, 11:11 »
Citação de: "+speed"
admin@ubuntu ~$

continuo não entendendo...
O ubuntu está mostrando o prompt de comando.
Se voce instalou a versão servidor, então não precisa do ambiente grafico para rodar servidor Apache, Squid, Firewall, Compartilhar internet etc...

Voce instalou a versão "servidor" com qual proposito? Vai ser servidor de que exatamente?
Se quiser navegar na internet, jogos, editor de textos, então "server" não é para isso.

Esse "prompt de comando" que comentei anteriormente é o linux "de verdade" que todos precisamos aprender para conhecer e fuçar no sistema. Se estiver interessado em aprender a "linha de comando":
http://focalinux.cipsga.org.br/gol.html

se voce acha que o Linux é um "Windows que nao pega virus", leia esse texto, com calma. É meio longo, mas vale a pena:
http://antibit.net/O_Linux_Nao_Eh_O_Windows.html

No mais, diga o qual vai ser o uso do linux no seu computador, para receber ajuda mais especifica  :wink:

Offline +speed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Ubuntu instalação de servidor
« Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2006, 11:26 »
já precebi o que tava errado tenho de configurar tudo no Ubuntu desktop mesmo à algim tutorial desse genero em português??

http://www.howtoforge.com/perfect_setup_ubuntu_5.10 se não há dá para traduzir é que meu inglês não é muito bom e para quem tá começando fica muio complicado :wink:

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Ubuntu instalação de servidor
« Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2006, 13:28 »

Offline +speed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Ubuntu instalação de servidor
« Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2006, 19:36 »
o Ubuntu não me dá permissão de escrita nem por nada quero meter alguns ficherios e pastas e ñ deixa mudar a permissão por ex. a pasta www no apache diz que é o user o que é root, como mudo, já resolvi a questão instalando o apache, o php5, e a mysql, no desktop pelo synaptic e ainda me falta o phpmyadmin mas esse acho que é à parte :roll: bom como mudo a/as permissão

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Ubuntu instalação de servidor
« Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2006, 23:42 »
Citação de: "DesktopGuide"
Para usar o terminal como "root", digite "sudo -i" na linha de comando.

acho que voce nao leu o "Desktop guide" ... ta naquele link que passei :roll: , com informacoes basicas (bem basicas) sobre o Ubuntu Linux

Procure sobre "root"  e "sudo"  naquele guia. Seria bom dar uma lida em tudo antes, ja' que e' seu primeiro contato com linux

ah, o gerenciador de arquivos no gnome e' o nautilus