Autor Tópico: Som do Flash [Dica]  (Lida 15632 vezes)

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Som do Flash [Dica]
« Online: 04 de Junho de 2006, 19:46 »
Aqui resolveu o problema da ausência de som do flash no navegador.

sudo gedit /etc/firefox/firefoxrc

E deixe assim:

Código: [Selecionar]
# which /dev/dsp wrapper to use
FIREFOX_DSP="aoss"
# Note that "auto" and "esd" involve the use of esddsp, which
# is known to be buggy and to make Firefox unstable.
# See https://launchpad.net/malone/bugs/29760.


Se alguém puder explicar o porquê isso resolve (ou não) eu agradeceria.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Qual é o problema que você se refere?
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2006, 22:26 »
Qual é o problema que você se refere? Este tópico foi muito mal elaborado, peço que você explique melhor o seu objetivo, gaijin. Não entendi até agora do que se trata!

Offline Brunno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • iDevelop
    • Ver perfil
    • Espaço Pesquisas de Mercado e Opinião
Som do Flash [Dica]
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2006, 01:57 »
acho que é porque algumas pessoas estavam com problemas com o firefox+flashplugin, não tinha som.

pelo jeito ele está postando uma maneira de resolver o problema.
Primeiro eles te ignoram...
Depois eles riem de você...
Então eles lutam contra você...
Aí você vence...

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Qual é o problema que você se refere?
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2006, 13:25 »
Citação de: "arsolto"
Qual é o problema que você se refere? Este tópico foi muito mal elaborado, peço que você explique melhor o seu objetivo, gaijin. Não entendi até agora do que se trata!


Na verdade eu não entendo bem o porquê desse problema mas o fato é que as vezes quando você tenta ouvir o som do flash no firefox, ele não funciona. Isso resolveu o problema. Pelomenos pra mim e pro meu irmão.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Som do Flash [Dica]
« Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2006, 15:30 »
Começo a desconfiar que possa ser algum pacote do ubuntu que cause este bug. Após vários dias de uso, de instalação de programas etc, o som do flash parou de funcionar de novo.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

chuckao

  • Visitante
Som do Flash [Dica]
« Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2006, 11:22 »
O problema é que o flash-plugin acessa o OSS e este por sua vez só permite que um aplicativo por vez acesso o dispositivo de áudio. O ALSA surgiu para resolver este problema. Isso há um bom tempo atrás.

O "aoss" é um tratador do ALSA para aplicações que só entendem OSS, assim o flash irá pensar que está usando o OSS, quando que na verdade está usando o ALSA.

O teu "as vezes funciona" é por que pode ser que você não está usando outro aplicativo e por isso o flash funcionava.

Bom, resumindo, você terá que mudar o teu sistema para usar o ALSA como padrão. Para isso digite:

Código: [Selecionar]

gstreamer-properties


E toda aplicação que não seja gnome, por exemplo, o amarok, você terá que definir que o sistema é o ALSA.

abraços

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Som do Flash [Dica]
« Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2006, 14:07 »
Muito esclarecedor, obrigado.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

lEoNix

  • Visitante
Som do Flash [Dica]
« Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2006, 14:54 »
Mandou Bem, chuckao!!! Ótima explicação!

Offline fabiodsp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
    • http://www.flickr.com/photos/fabio_dsp
Som do Flash [Dica]
« Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2006, 17:25 »
putz, mas mesmo assim aqui ñ deu certo, mudei no /etc/firefox/firefoxrc para aoss e setei meu gstreamer-properties para alsa... qdo estou a ouvir musica no xmms ñ consigo ter som também nos videos do youtube por exemplo... :(

e no opera 9 também... :(

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Som do Flash [Dica]
« Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2006, 11:04 »
É verdade, aqui também não consegui ouvir sons simultâneos. Em uma das vezes o xmms travou de uma maneira que tive que reiniciar o computador.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Som do Flash [Dica]
« Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2006, 11:16 »
Para ouvir som no Youtube, é preciso que apenas o Firefox esteja aberto, se outra aplicação que precisa do som estiver aberta também, você não consegue ouvir o Youtube. Só isso, eu não mexi em nada e faço isso para ouvir o Youtube.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

boi

  • Visitante
Som do Flash [Dica]
« Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2006, 13:33 »
Isso parece ser mais um problema dos drivers de som. Na minha SBLive esses problemas nunca aparecem, mas já testei com a que eu tenho onboard, uma Cmedia, e aí a coisa muda completamente. Os drivers da Live para Linux são decentes, mas não se pode dizer o mesmo de todas as placas.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Som do Flash [Dica]
« Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2006, 16:14 »
Citação de: "boi"
Isso parece ser mais um problema dos drivers de som. Na minha SBLive esses problemas nunca aparecem, mas já testei com a que eu tenho onboard, uma Cmedia, e aí a coisa muda completamente. Os drivers da Live para Linux são decentes, mas não se pode dizer o mesmo de todas as placas.


Hum....

Muito boa observação. Aqui a minha placa de Som é onboard.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

chuckao

  • Visitante
Som do Flash [Dica]
« Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2006, 16:28 »
hummm...

Só pra saber, vocês instalaram o pacote: alsa-aoss ?

Bom, em todo o caso a placa que estou utilizando é uma HDA Intel onboard em meu laptop.

E assim sendo, isso que fiz fez funcionar perfeitamente.

Como disse, toda aplicação que acessa o dispositivo de som deve ser configurado para usar o ALSA. O XMMS tem um plugin pra isso, o Mplayer tbm, já o totem usa o padrao do Gnome. No amarok na verdade eu configurei no kcontrol para usar o ALSA e deixei o amarok no automático, acho que assim ele já irá utilizar o ALSA.

A única aplicação que não funcionou foi o skype, mas aquele ali está cheio de bugs. Tenho que testar uma alternativa livre pra ele, o openwengo (apt-get install wengophone), a idéia a mesma do SKYPE, mas usa SIP, o cliente permite usar o ALSA e permite enviar video (algo parecido com o Ekiga)

abraços

Offline RodrigoMessias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Som do Flash [Dica] - SOLUÇÃO
« Resposta #14 Online: 27 de Agosto de 2006, 11:51 »
Pessoal,

depois da dica do gaijin, o problema do som no Flash ainda não tinha sido resolvido completamente, conforme comentários aqui mesmo no Fórum. Mas lendo a dica dele vi que havia um link no arquivo que deveria ser alterado, o /etc/firefox/firefoxrc, que apontava para o launchpad e fui ver o que tinha por lá. Lá, me deparei com uma dica do Daniel Carrera que resolve o problema. O arquivo /etc/firefox/firefoxrc não deve ser alterado, ou seja, deve ficar com é a configuração padrão. Dessa forma:
Citar
# which /dev/dsp wrapper to use
FIREFOX_DSP="none"
# Note that "auto" and "esd" involve the use of esddsp, which
# is known to be buggy and to make Firefox unstable.
# See https://launchpad.net/malone/bugs/29760.

O que realmente se deve fazer é:
Citar
sudo ln -s /usr/lib/libesd.so.0 /usr/lib/libesd.so.1

sudo mkdir -p /tmp/.esd/

sudo touch /tmp/.esd/socket


Aqui o problema foi resolivdo e estou conseguindo ouvir som no Flash ao mesmo tempo que ouço música no Banshee. Para quem usa o Skype, a versão antiga (1.2.x.x) tinha o terrível problema de apoderar-se do dispositivo "/dev/dsp" e assim, não se conseguia ouvir mais nada a não ser o Skype. Mas isso está mudando, a versão beta (1.3) já usa o ALSA para reproduzir sons. O link pra quem quiser baixar o Skype Beta Linux pra testar é:

http://www.skype.com/download/skype/linux/13beta.html

No link acima há pacote .deb pro Ubuntu(Debian-like).

Espero que isso ajude a todos!
------------------------
Rodrigo Messias Barros
Seja livre, use Linux!