Autor Tópico: Apt-build no Dapper: perfeito!  (Lida 20945 vezes)

Piras

  • Visitante
Apt-build no Dapper: perfeito!
« Online: 04 de Junho de 2006, 22:22 »
Aviso aos navegantes: o apt-build funciona perfeitamente no Ubuntu 6.06 Dapper.

Depois de instalado o programa via Synaptic, decidi testá-lo compilando o Firefox para a arquitetura do meu processador, um AMD Sempron 2600. A arquitetura indicada na configuração foi a do AMD Athlon XP. As fontes foram instaladas e o aplicativo inteiramente compilado, mnatendo, é claro, todas as customizações do Ubuntu, inclusive as extensões.

O resultado é um aplicativo muito mais leve, que abre instantaneamente e que não apresentou, até o momento, nenhuma instabilidade. Pretendo continuar compilado os aplicativos mais pesados, talvez, todo o Gnome.

Um bom tutorial sobre o apt-build pode ser encontrado no endereço abaixo:

http://www.debian-rs.org/sites/www.debian-rs.org/artigos/apt-build-pt-br.html

Ah, sim: o processo de compilação é bastante demorado. No caso do Firefox, um aplicativo especialmente pesado, cerca de duas horas! A compilação da suíte OpenOffice pode demorar uma noite inteira, se potente o processador. Coisa para gente paciente. Mas, no final, pode-se ter uma espécie de Ubuntu-Gentoo instalado em sua máquina!

Offline hanover

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
    • http://www.sodavirtual.com.br
minha nossa
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2006, 00:31 »
fantastico isso
eu sempre tive curiosidade de instalar o gentoo, mas nunca consegui e nunca tive tempo
com o apt-build eu podia ir customizando os softwares que eu tenho mais necessidade
e quem sabe, fazer como vc mesmo diz, um ubuntu-gentoo
porque segundo o link que vc mencionou eh possivel
#apt-build world
com esse comandinho ae e certos cuidados, vc pode ter um sistema todo customizado

pow cara, tem como vc explicar como fez pra recompilar o firefox
e os plugins, tao funcionando?
relate ae sua experiencia e da umas dicas pra gente!
GNU/Linux. Viva essa liberdade!

Claudio Rojas

  • Visitante
Boa Noite
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2006, 00:56 »
eu le seu post e fiquei muito interressado, fiz o procedimento, mas surge a seguinte mensagem

Código: [Selecionar]

claudio@Ilha:~$ sudo apt-build install gaim
Não foi possível abrir arquivo /var/lib/apt/lists/debian%5fmirror_%5b%20stable%7ctesting%7cunstable%5d_dists_main_contrib_source_Sources - open (2 Arquivo ou diretório não encontrado)
Unable to find source information for gaim at /usr/bin/apt-build line 477.
claudio@Ilha:~$


eu sou meio novato em linux, tentei algumas coisa e n funcionou, se vc pudece me ajudar eu agradeceria.

Piras

  • Visitante
Re: Boa Noite
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2006, 02:50 »
Citação de: "Claudio Rojas"
eu le seu post e fiquei muito interressado, fiz o procedimento, mas surge a seguinte mensagem

Código: [Selecionar]

claudio@Ilha:~$ sudo apt-build install gaim
Não foi possível abrir arquivo /var/lib/apt/lists/debian%5fmirror_%5b%20stable%7ctesting%7cunstable%5d_dists_main_contrib_source_Sources - open (2 Arquivo ou diretório não encontrado)
Unable to find source information for gaim at /usr/bin/apt-build line 477.
claudio@Ilha:~$


eu sou meio novato em linux, tentei algumas coisa e n funcionou, se vc pudece me ajudar eu agradeceria.


Antes de tudo, confira o seu arquivo /etc/apt/apt-build.conf. Depois disso, confira a sua sources.list; você deve ter habilitados os repositórios com as fontes do Ubuntu (deb-src).

Piras

  • Visitante
Re: minha nossa
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2006, 02:56 »
Citação de: "hanover"
fantastico isso
eu sempre tive curiosidade de instalar o gentoo, mas nunca consegui e nunca tive tempo
com o apt-build eu podia ir customizando os softwares que eu tenho mais necessidade
e quem sabe, fazer como vc mesmo diz, um ubuntu-gentoo
porque segundo o link que vc mencionou eh possivel
#apt-build world
com esse comandinho ae e certos cuidados, vc pode ter um sistema todo customizado

pow cara, tem como vc explicar como fez pra recompilar o firefox
e os plugins, tao funcionando?
relate ae sua experiencia e da umas dicas pra gente!


Ninguém recomenda muito este comando apt-build world, pois há muitas possibilidades de erro. O melhor, se quiséssemos otimizar um sistema todo, seria um script que prevenisse eventuais erros e omissões da nossa parte e checasse as fontes do APT. Até chegarmos a este ponto, penso que o melhor é ir otimizando o sistema aos poucos, especialmente aqueles aplicativos mais pesados e que nós mais utilizamos.

Para compilar o Firefox não há segredo algum. O mais importante é configurar do modo correto o apt-build. Depois disso, basta um sudo apt-build install firefox e tudo está resolvido. Demora bastante, mas faz tudo direitinho.

Claudio Rojas

  • Visitante
Re: Boa Noite
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2006, 06:16 »
Citação de: "Piras"
Antes de tudo, confira o seu arquivo /etc/apt/apt-build.conf. Depois disso, confira a sua sources.list; você deve ter habilitados os repositórios com as fontes do Ubuntu (deb-src).


Ola, bom obrigado pela resposta, o meu arquivo /etc/apt/apt-build.conf ( aproposito, quando eu instalei o apt-build ele abriu um configurador em modo texto super facil e claro. )

Código: [Selecionar]
build-dir = /var/cache/apt-build/build
repository-dir = /var/cache/apt-build/repository
Olevel = -O3
mtune = -mtune=athlon-xp
options = " "
make_options = " "


e a minha sources.list foi gerada por um site que eu vi aqui na dicas, eu coloquei todos com src
http://www.ubuntulinux.nl/source-o-matic


*** atualizando, deu tudo certo com o sorce list que gerei, valeu to testando agora

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Apt-build no Dapper: perfeito!
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2006, 11:06 »
Mas como ficam as atualizações automáticas ?
Digo, vai ter que compilar sempre que sair uma nova versão... se o que for compilado for pesado, então será que compensa ?
Ah, se for atualizado, vamos saber quando isso tiver sido ? Como ?
Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline iGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
    • Guia Ubuntu PT
Apt-build no Dapper: perfeito!
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2006, 11:34 »
Pois também tinha essa duvida.
Eu acabei de fazer o apt-build install xine-ui, e dps de instalar apareceu nos updates o xine-ui, entao não é a mm coisa?

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Apt-build no Dapper: perfeito!
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2006, 18:28 »
ô loco!

resolvi fazer o teste desse apt-build e compilar o wine, e ele tah baixando 101 pacotes de dependencias (cerca de 70 mb que irão ocupar mais de 200 mb de instalados) o.O

sempre que eu for compilar um programa vai ser essa monstruosidade de pacotes de dependencias???? Não há HD que aguente.

EDIT: PUTS depois de muito tempo moendo, a compilação do wine me solta isso:

Citar

Construindo Árvore de Dependências... Pronto
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  wine
0 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso fazer o download de 0B/9188kB de arquivos.
Depois de desempacotamento, 41,9MB adicionais de espaço em disco serão usados.
AVISO : Os pacotes a seguir não podem ser autenticados !
  wine
E: Há problemas e -y foi usado sem --force-yes


e não instalou!!! o que houve pelomordedeus?

Piras

  • Visitante
Apt-build no Dapper: perfeito!
« Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2006, 21:27 »
Citação de: "iGama"
Pois também tinha essa duvida.
Eu acabei de fazer o apt-build install xine-ui, e dps de instalar apareceu nos updates o xine-ui, entao não é a mm coisa?



Este, de fato, é o maior problema! Ao que parece, o APT não reconhece um pacote compilado para outro arquitetura como um autêntico ubuntu.deb! É um problema grave para o usuário, pois ele ficará sem saber qual seria o caráter da atualização, se de fato trata-se de uma atualização de segurança ou o simples produto do não-reconhecimento do pacote gerado pelo apt-build.

Não sei se tecnicamente pode ser considerado um bug, mas é um problema grave para quem usa o apt-build.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Apt-build no Dapper: perfeito!
« Resposta #10 Online: 05 de Junho de 2006, 23:11 »
Citação de: "Marcus VBP"
ô loco!

resolvi fazer o teste desse apt-build e compilar o wine, e ele tah baixando 101 pacotes de dependencias (cerca de 70 mb que irão ocupar mais de 200 mb de instalados) o.O

sempre que eu for compilar um programa vai ser essa monstruosidade de pacotes de dependencias???? Não há HD que aguente.

EDIT: PUTS depois de muito tempo moendo, a compilação do wine me solta isso:

Citar

Construindo Árvore de Dependências... Pronto
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  wine
0 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso fazer o download de 0B/9188kB de arquivos.
Depois de desempacotamento, 41,9MB adicionais de espaço em disco serão usados.
AVISO : Os pacotes a seguir não podem ser autenticados !
  wine
E: Há problemas e -y foi usado sem --force-yes


e não instalou!!! o que houve pelomordedeus?


Isso acontece comigo também, desdo Breezy. É só usar o parâmetro que ele colocou, vai ficar assim: apt-build install nomedopacote --force-yes

Só que aí ele dá outro erro: "falha de segmentação". Aqui ele instalou o Mozilla web-browser mesmo com esse erro, ele abre super rápido, mas as vezes fica lento na hora de navegar, coisa que não notava com a versão oficial. E aí Piras? Dá esse erro também?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Apt-build no Dapper: perfeito!
« Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2006, 08:39 »
Citação de: "galactus"
Só que aí ele dá outro erro: "falha de segmentação". Aqui ele instalou o Mozilla web-browser mesmo com esse erro, ele abre super rápido, mas as vezes fica lento na hora de navegar, coisa que não notava com a versão oficial. E aí Piras? Dá esse erro também?


exato. deu esse erro, mas instalou do mesmo jeito. agora vamo v como vai se comportar.

Offline lebeziatnikov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
    • http://www.lcc.ufcg.edu.br/~erick
Apt-build no Dapper: perfeito!
« Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2006, 11:02 »
Na minha instalação, Ubuntu Dapper, estou usando o apt-build.

Para testar a demora em compilar os programas e a melhora do desempenho, eu reinstalei a partir dos fontes o amule e o VLC. Tudo funcionou bem e foi muito mais rápido do que pensei, apenas alguns minutos pra cada um, usando a otimização média pro meu Athlon64 3200+ osprogramas respondem muito mais rapidamente, a diferença no desempenho é muito boa.

Um detalhe interessante é que assim que eu terminei de compilar e instalar o VLC, o ícone de atualizações apareceu no painel. Sabem qual é o aplicativo que ele quer atualizar? O VLC! hehehe

Não sei como funciona esse controle de versões, e porque o sistema de atualizações do Ubuntu acha que a versão dele (0.8.4) é mais recente do que a acabei de compilar, mas ta aí a prova de que atualizações não são assim um problema tão grande. Talvez perder o tempo investido nas compilações, depois de atualizar os pacotes seja o problema maior.

Alguém sabe explicar como funciona o controle de versões?

Offline wagnerluis1982

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Apt-build no Dapper: perfeito!
« Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2006, 17:30 »
Esse apt-build serve também para compilar o driver do modem smart link? Pois o mudule-assistant recomendado pelo pacote sl-modem-source não funciona.

Wagner

Claudio Rojas

  • Visitante
eu to querendo dar um at-build world
« Resposta #14 Online: 06 de Junho de 2006, 20:27 »
mas aparece a seguinte mensagem

Código: [Selecionar]
claudio@Ilha:~$ sudo apt-build world
-----> Rebuilding the world! <-----
-----> Building package list <-----
Unable to find source information for gcc at /usr/bin/apt-build line 477.
claudio@Ilha:~$


eu ja tinha criado uma apt-build.list com
Código: [Selecionar]
dpkg --get-selections | awk '{if ($2 == "install") print $1}' > /etc/apt/apt-build.list

so que eu li que tinha que tirar alguns arquivos como gcc, mas como eu indico isso, aliais, o que vai dentro da apt-buld.list, eu deixei ela vazia

Outra coisa, como eu copilo o kernel e eu tenho um o source de um programa que n tem nos repositorios, como eu posso dizer para o programa apt-build instaler ele