Autor Tópico: Instalação do Ubuntu num PC de 2 HDs  (Lida 8084 vezes)

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Instalação do Ubuntu num PC de 2 HDs
« Online: 10 de Julho de 2010, 03:34 »
Gente,é o seguinte,uso Ubuntu e outro SO num único HD e nunca tive problemas.

Um amigo me perguntou como instalar o Ubuntu num PC que já tem Windows e 2 HDs,sendo que o primeiro HD tem de 40 GB (onde o Windows está  instalado) e outro HD de 500 GB somente para arquivos (HD escravo),eu sei perfeitamente que dá pra fazer um dual boot,mas como eu nunca tive PC com 2 HDs,me "bateu" as seguintes algumas dúvidas.

Esse amigo pretende reservar 10 GB para o Ubuntu,sendo assim, é melhor ele redimensionar o HD de 40 GB e instalar o Ubuntu lá ou instalar o Ubuntu no segundo HD escravo de 500 GB de capacidade?

O gerenciador de boot ( o Grub) obrigatoriamente tem que ser instalado aonde?
No que ele tem que tomar cuidado para não dar problemas pelo fato de possuir 2 HDs?

Desde já agradeço.
« Última modificação: 10 de Julho de 2010, 03:46 por Mascarado »
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline jards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu num PC de 2 HDs
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2010, 09:51 »
Na minha casa tenho dois HDs também, e isso não é problema pra nada.

O grub será instalado e iniciado a partir daonde for escolhido, não fará diferenças se for num ou noutro. Se for junto com o do windows, o grub será gravado no MBR por cima dele e você terá o dual boot numa boa. E se for no outro, mais simples ainda, pois caso role algum problema, você pode sempre escolher a prioridade de boot pelo setup, já que tem os 2 HDs. E o grub não será escrito em cima do windows.
Se eu não dividisse o computador de casa com mais gente que gosta de windows, faria isso, instalaria um em cada partição e nem instalaria grub, pois quase quase nunca uso o windows, só se for alguma coisa muito específica. Deixaria a prioridade de boot no HD do linux e pronto. No dia que precisasse do janelas alteraria a prioridade para o outro HD.

Por sua vez instalar os sistemas juntos e deixar um disco só pra dados te poupa tempo com backup.  Caso queira reinstalar algum dos dois SOs, ou os dois, ou apagar os dois e ir pro fedora, ou o que quiser, é mais simples e tem menos risco. Sempre falo de risco pois morro de medo de apagar tudo por vacilo escolher a partição errada pra formatar, apesar de serem tarefas bem simples.

Mas as duas opções são possíveis, e com uma busca por 'dual boot escravo' você encontraria um tópico dizendo mais ou menos a mesma coisa, aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,22169.0.html

Pra qualquer um dos casos há bastante informação no fórum para possíveis dúvidas que seu amigo possa ter, afinal cada um tem sua peculiaridade na instalação, e algum dos casos acaba parecendo com o seu. Instalação e grub são questões que todo mundo tem obrigatoriamente que passar por; então tem muito mais informação que problemas mais específicos, né.

Boa sorte, espero ter ajudado.
(:

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu num PC de 2 HDs
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2010, 11:24 »
Valeu Jards,obrigadão. 8)
Ubuntu é tudo de bom!!!