Éderson
Usuário Ubuntu
Deslogado
Mensagens: 175
|
 |
« em: 09 de Junho de 2006, 10:26 » |
|
Muita gente fica doida para ouvir arquivos midi (mid) no linux mas não sabem como fazer isso. Por esta razão lanço esse tutorial abaixo:
Limitações que notei: A) Não consegui ouvir midis embutidos em sites. Sei que sites que possuem o comando bgsound só terão o midi executado no IE pois é um comando criado pela MS e só ela usa. O caso é que ainda não consegui ouvir nem mesmo em outros sites que usam o comando correto: "embed src=..." que é o padrão. B) Não executa midi voice. Na verdade midi voice nada mais é que um arquivo mp3 convertido a 16 kbps, 12000 Hz, Mono (44:1:1) renomeado para midi. Não sei porque não deixam logo em formato mp3!
Aplicativo: Tymidity - Suporte a MIDI Grupo: Multimídia (Som e Vídeo)
Descrição do programa: O Timidity dará suporte para você ouvir MIDI em seu linux. Para acessar a interface gráfica pode-se usar o comando “timidity -ig” ou “timidity -ia”. Para ajuda veja timidity --h
Instalar o programa: 1 - Primeiro teremos que habilitar os repositórios Universe e Multiverse. Para isso, abra o menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Na janela que se abre, escolha o menu Configurações > Repositórios e em seguida no botão Adicionar. Selecione os dois últimos checkboxes, Mantido pela comunidade (Universo) e Não Livres (Multiverso). Em seguida clique em Ok, Ok. Uma janela de Informações se abrirá solicitando que a lista de pacotes seja recarregada. Confirme-a.
2 - Para começar a instalar abra um terminal e não o feche até acabar TUDO (Aplicações > Acessórios > Terminal) sudo apt-get update sudo apt-get install timidity freepats pmidi timidity-interfaces-extra timidity-el
Associar o Timidity aos arquivos MIDI: (no Gnome use o gedit e no KDE o kwrite) 3 - Ainda no terminal copie o comando abaixo para associar o timidity aos arquivos midi: sudo gedit /usr/share/applications/Timidity.desktop
* Acrescente as linhas abaixo ao arquivo: [Desktop Entry] Name=Timidity Exec=timidity -ig Icon=kcmmidi GenericName=Tocador Midi Comment=Habilita o suporte a arquivos midi. timidity -ig Terminal=false Type=Application #Categories=Application;AudioVideo; MimeType=audio/mid;audio/x-mid;audio/midi;audio/x-midi
OBS: Se quiser que o atalho para o Timidity apareça no menu, basta descomentar (retirar o #) da frente da linha Categories. Não acho necessário!
Pronto! Você já pode ouvir arquivos MIDI
Remover o programa: sudo dpkg -P timidity freepats pmidi timidity-interfaces-extra sudo rm -f /usr/share/applications/Timidity.desktop
|
|
|
|
|
Registrado
|
|
|
|
|
galactus
|
 |
« Responder #1 em: 09 de Junho de 2006, 10:47 » |
|
Parabéns pelo tutorial! Agora não é mais preciso usar Scripts par ter os meus arquivos MIDI tocando aqui!
|
|
|
|
|
Registrado
|
Ubuntu 10.04 64bits + Kernel Omnislash / Mandriva Free 2010 Spring 64bits / OpenSuse 11.3 64bits
|
|
|
usifoto
Usuário Ubuntu
Deslogado
Mensagens: 319
|
 |
« Responder #2 em: 09 de Junho de 2006, 12:33 » |
|
Eu já havia conseguido tocar MIDIs pelo Timidity, mas ainda não consegui ouvir nenhum som no Rosegarden.
|
|
|
|
|
Registrado
|
|
|
|
mrbin
Usuário Ubuntu
Deslogado
Mensagens: 229
preto, branco e vermelho. tradição dos paulistas.
|
 |
« Responder #3 em: 29 de Setembro de 2006, 12:10 » |
|
E eu não consegui fazer o Encore (rodando pelo Crossover Office) reconhecer o MIDI do Ubuntu. Ele diz que não consegue inicializar as DLLs de MIDI.
|
|
|
|
|
Registrado
|
Ubuntu user nº 4141
|
|
|
uplink
Usuário Ubuntu
Deslogado
Mensagens: 184
|
 |
« Responder #4 em: 29 de Setembro de 2006, 14:31 » |
|
amigo,esta de parabens, eu tenho um jogo chamado openttd (nativo linux) e as musicas que ele toca são tudo mid, dai ele tocava muuuito lerdo,dai eu nunca deixava com musica,agora instalei esses arquivos que você citou e rodei o jogo para ver,esta tudo 100% agora.
parabens pelo tutorial
T+
|
|
|
|
|
Registrado
|
|
|
|
|
Felix
|
 |
« Responder #5 em: 29 de Setembro de 2006, 14:47 » |
|
Voto por fixar o tópico, incluir no guia... enfim, muito boa a documentação, parabéns
|
|
|
|
|
Registrado
|
|
|
|
mrbin
Usuário Ubuntu
Deslogado
Mensagens: 229
preto, branco e vermelho. tradição dos paulistas.
|
 |
« Responder #6 em: 29 de Setembro de 2006, 23:31 » |
|
E eu não consegui fazer o Encore (rodando pelo Crossover Office) reconhecer o MIDI do Ubuntu. Ele diz que não consegue inicializar as DLLs de MIDI.
Consegui. Usei o Wine e ficou tudo beleza.
|
|
|
|
|
Registrado
|
Ubuntu user nº 4141
|
|
|
josevitor
Usuário Ubuntu
Deslogado
Mensagens: 122
Advogado - SC
|
 |
« Responder #7 em: 27 de Agosto de 2007, 15:34 » |
|
|
|
|
|
|
Registrado
|
|
|
|
antoniodosantosor
Usuário Ubuntu
Deslogado
Mensagens: 146
|
 |
« Responder #8 em: 31 de Agosto de 2007, 16:23 » |
|
Após o uso do terminal, nas fases 1 e dois, ao digitar o comando final para alteração da lista, apareceu a mensagem: ~$ sudo gedit /usr/share/applications/Timidity.desktop sudo: gedit: command not found
Não consegui reproduzir através do KMid, sendo que ao acionar música MID, abre-se automaticamente o Totem com a mensgem de não conseguir reproduzir por falta de plugins
|
|
|
|
|
Registrado
|
|
|
|
kernel_script
Usuário Ubuntu
Deslogado
Mensagens: 983
Arch Linux | Ubuntu
|
 |
« Responder #9 em: 27 de Dezembro de 2007, 19:45 » |
|
Parabéns pelo tuto Éderson!  Eu não estava conseguindo abrir o Timidity, daí olhando no seu tuto, foi só abrir com o comando timidity -ia que deu certo  Abraço e até mais.
|
|
|
|
|
Registrado
|
|
|
|
rbrugnollo
Usuário Ubuntu
Deslogado
Mensagens: 13
|
 |
« Responder #10 em: 12 de Novembro de 2009, 17:29 » |
|
Galera, fiz toda a instalação e os arquivos midi começaram a tocar !!! =]
Porém, os sons dos midis estão horríveis, o som dos tons de uma bateria não ter nada a ver... o bumbo pior ainda...
ainda sabe como arrumar isto?
vlw!
|
|
|
|
|
Registrado
|
|
|
|
Darcamo
Usuário Ubuntu
Deslogado
Mensagens: 1.190
|
 |
« Responder #11 em: 14 de Novembro de 2009, 02:25 » |
|
Só um pequeno detalhe. Acredito que o pacote timidity-el não seja necessário para a maioria das pessoas. Ele só é necessário para quem utiliza o emacs (editor de textos, fazedor de café, player de música, programa de e-mail, webbrowser, agenda pessoal, ... ) e quer escutar midi pelo emacs.
|
|
|
|
|
Registrado
|
|
|
|
|