Autor Tópico: Ubuntu 10.04 Consumindo 840Mb de Memória  (Lida 5704 vezes)

Offline Thiago Reisdorfer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Ubuntu 10.04 Consumindo 840Mb de Memória
« Online: 15 de Outubro de 2010, 13:50 »
Olá

Gostaria de contar com ajuda de você para descobrir porque estou com um consumo tão exorbitante de memória.

O Ubuntu, com Compiz com vários e efeitos, e screenlets e vários aplicativos de sessão desativados está consumindo 840Mb de memória sem nenhum aplicativo aberto.

Não é nada que interfira no desempenho da máquina, pois ela possui 4Gb de memória.

Mas gostaria da ajuda de vocês para saber qual o comando para saber o consumo de memória de casa processo/aplicativo/serviço

Acho que 840Mb é muito, pois é um consumo maior do que o Win7 Home Premium.

Na Máquina na minha casa, Ubuntu 10.04 também só que 32Bits, uma configuração com docks e efeitos de compiz muito mais pesados consomem apenas 390Mb.

Porque essa diferença?


Agradeço a atenção

Thiago Reisdorfer

Safetec

  • Visitante
Re: Ubuntu 10.04 Consumindo 840Mb de Memória
« Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2010, 14:02 »
Recomendo instalar o aplicativo htop, gosto muito dele e com ele é possível analisar o uso de memória.


O Linux diferente do Windows procura fazer uso da memória de uma forma muito mais otimizada.

Alguns aplicativos para verificar o consumo de memória mostram a quantidade de memória ocupada,
enquanto outros como htop mostram a memória usada por aplicativos.

A memória usada por aplicativos é a que define se o sistema está com bom ou mal desempenho, quando ela é muito alta
pode prejudicar no desempenho. Agora existe outro tipo de uso da memória que o linux faz que é a memória de cache.

Temos sempre a impressão que o uso alto de memória é baixo desempenho só que o linux aproveita a memória não ultilizada
por aplicativos para fazer cache de arquivos, assim otimizando o sistema como um todo.

Verifique o uso da memória...


Memória cache alta ... Bom desempenho

Memória de aplicativos baixa... Bom desempenho....

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 Consumindo 840Mb de Memória
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2010, 14:08 »
Seu sistema é 64bits, certo? Ele por si só pode consumir cerca de 40% a mais de memória que um 32bits!  

O Kernel padrão do Ubuntu tem dessas coisas mesmo! Ele tem hora em que o consumo de RAM vai a estratosfera mesmo sem muita coisa funcionando! Eu que uso muita coisa ao mesmo tempo as vezes ele batia nos 1.2GB! Isso só acabou quando eu troquei de kernel! Hoje eu uso o Kernel Ominislash do tópico do Hqxriven no dicas e truques!

Você pode ajudar bastante a diminuir o seu consumo de RAM desativando serviços que você não usa mas que sobem por padrão no Ubuntu!

No Gnome vá até Sistema > Preferências > Aplicativos de Sessão e desligue o que você não usa!

Instale também o rcconf (este você usa em modo texto como root) e desative mais um monte de besteira que sobe por padrão!  Mas tenha cuidado no que você vai desligar! Procure se informar sobre o serviço em questão antes de desligar!

Eu desligo:

Agente SSH
Área de trabalho remota
Assistente visual
Gerenciador de Bluetooth
Notificador do alarme do Evolution (por sinal eu removo todo o evolution)
Notificador de atualizações (eu  mesmo verifico as atualizações quase que diariamente)
Ubuntu One
apparmor
apport
brltty
bluetooth
speech-dispatcher
e etc...


Aí já dá pra fazer muita diferença no consumo de sua RAM!
Depois de desligar o que você quiser, reinicie o sistema!

Té+
« Última modificação: 15 de Outubro de 2010, 14:11 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Thiago Reisdorfer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 Consumindo 840Mb de Memória
« Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2010, 17:39 »
Olá,

Executei o comando htop e percebi que o nautilus sem estra aberto está consumindo 200Mb de Memória, e o clamav, que foi instalando com o script Ubuntu perfeito, está ocupando 121Mb.

Como faço para desativar o clamav e porque o nautilus está consumindo tanta memória sem estar sendo usando!


Obrigado!


Thiago Reisdorfer

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 Consumindo 840Mb de Memória
« Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2010, 01:13 »
Se vc tem memória suficiente acredito que não deva se preocupar com isso.

Memória livre é para ser usada  ::) e se vc for precisar de mais memória o nosso glorioso SO dá o jeitinho dele de arranjar.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Thiago Reisdorfer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 Consumindo 840Mb de Memória
« Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2010, 08:46 »
Olá,

Realmente não é nada que afete o desempenho do uso na minha máquina.

Só que esses 500Mb excedentes, resultam também em um tempo maior de boot.

Mas agora consegui desativar o clamav e tirar algum aplicativos de sessão, o que me economizou 240Mb.

mas o que ainda me intriga é o Nautilus consumindo 200Mb de memória sem ser usado.

Enquanto em outra máquina o nautilus nao consome nada quando fechado e quando aberto consome 30 a 40Mb.

Já Instalei o Ubuntu em 2 máquinas com 512Mb, que ficavam estremamente lentos, pois utilizavam toda a memória e ainda mais a swap, só por causa do nautilus com o mesmo problema.

Obrigado!

Thiago Reisdorfer

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Ubuntu 10.04 Consumindo 840Mb de Memória
« Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2010, 13:21 »
Olá,

Realmente não é nada que afete o desempenho do uso na minha máquina.

Só que esses 500Mb excedentes, resultam também em um tempo maior de boot.

Mas agora consegui desativar o clamav e tirar algum aplicativos de sessão, o que me economizou 240Mb.

mas o que ainda me intriga é o Nautilus consumindo 200Mb de memória sem ser usado.

Enquanto em outra máquina o nautilus nao consome nada quando fechado e quando aberto consome 30 a 40Mb.

Já Instalei o Ubuntu em 2 máquinas com 512Mb, que ficavam estremamente lentos, pois utilizavam toda a memória e ainda mais a swap, só por causa do nautilus com o mesmo problema.

Obrigado!

Thiago Reisdorfer


O Nautilus etá sendo usado sim, pois ele é quem controla o desktop.
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 Consumindo 840Mb de Memória
« Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2010, 14:49 »
Volto a dizer e repetir! Desligue os serviços que você não usa e procure trocar o Kernel! 

Esse alto consumo de RAM do Nautilus é comum a todas as distros que usam ele! Até o ArchLinux sofre disso!

É só dar uma pesquisada sobre isso em Inglês!

Alternativas: 1) desabilitar a visão em ícones do Nautilus,
                  2) matar o processo do Nautilus pelo monitor do sistema (sair e voltar da sua sessão também dá no mesmo)
                  3) trocar de gerenciador de janelas (você pode usar o OpenBox ao invés do Metacity)!

Ou então, claro, continuar com o alto consumo de RAM já que RAM você tem de sobra! O meu Nautilus não passa de 40MB de RAM consumidos!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 10.04 Consumindo 840Mb de Memória
« Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2010, 19:53 »
Citar
Só que esses 500Mb excedentes, resultam também em um tempo maior de boot.
Não sei se isso procede não, Thiago. O tempo de boot é determinado pela quantidade dos serviços que você inicia, e tem que carregar do disco.

Sobre o consumo de memória em geral, dependendo do aplicativo que você use pra consultar, pode ver o sistema ocupando 90, 95% da memória disponível, ou 30, 40% --- na mesma máquina e ao mesmo tempo. Isso pq alguns programas vão descontar os buffers que o sistema mantém alocados, pra agilizar o funcionamento geral.

De maneira geral, vc não precisa se preocupar, enquanto o sistema não dê sinais de que está fazendo swap.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D