Tá, olhei aqui a minha configuração do servidor!
Tá faltando algumas coisas, mas não no samba! É na configuração do TCP! Por padrão a configuração do TCP é estreita! Você pode fazer uma pesquisa sobre Tuning TCP - sysctl.conf!
Ou copiar a minha configuração que fica no arquivo sysctl.conf:
#nova configuração
net.ipv4.tcp_reordering = 20
net.ipv4.tcp_wmem = 8192 87380 16777216
net.ipv4.tcp_rmem = 8192 87380 16777216
net.ipv4.tcp_no_metrics_save = 1
net.ipv4.tcp_congestion_control = cubic
net.core.wmem_max = 16777216
net.core.rmem_max = 16777216
Outras coisas! Se você quiser máximo desempenho você pode recompilar o kernel! O meu é recompilado! Coloca dentro do kernel o samba, os protocolos de TCP VEGAS, RENO e Cubic! O kernel do Ubuntu é muito cheio de coisas que você acaba não usando!
Nessa instalação em modo gráfico do seu servidor, eu sugiro que você remova o máximo de coisas que você não usa! O Ubuntu desktop vem "atolado" de coisas que você não vai usar num servidor! Estão consumindo recursos que você vai precisar!
Eu tiro:
Área de trabalho remota (não sei se você vai usar este recurso)
Assistente visual
Gerenciador de Bluetooth
Notificador do alarme do Evolution (por sinal eu removo todo o evolution)
Notificador de atualizações (eu mesmo verifico as atualizações quase que diariamente)
Ubuntu One
apparmor
apport
brltty
bluetooth
speech-dispatcher
e etc...
Sugiro que você instale o pacote rcconf e como root remova ainda mais serviços desnecessários! É só rodar o comando como root: rcconf ! Remova o necessário e reinicie a máquina!
Você pode tentar usar o kernel de servidor do Ubuntu também! Ele vai usar 100Mhz e sem "Preempt"! Assim ele "guenta" mais requisições se o fervo for grande! Mas com essa máquina toda aí sua, eu acho difícil isso acontecer!
O global do meu samba está assim:
[global]
workgroup = GRUPO
os level = 2
netbios name = Server
server string = Servidor
local master = yes
preferred master = yes
wins server = 192.168.0.254
encrypt passwords = yes
invalid users = root
map to guest = bad user
usershare max shares = 255
include = /etc/samba/dhcp.conf
ldap suffix =
passdb backend = smbpasswd
wins support = No
Valeu, vou fazer os testes aqui e te reporto depois.
Rede a 100Mbps, não? A taxa de envio máxima teórica nessa rede é de 12,5MB/s. Vc está conseguindo entre 7 e 9MiB/s (lembrando que 1MB != 1MiB), então eu considero que vc está com resultados bons.
Melhor do que isso, só usando rede gigabit...
Beleza isso ai eu também sabia, só reportei para ver se tinha alguém, com hardware/configuração diferente e se conseguia mais velocidade na mesma infraestrutura de rede.
O que me deixou um pouco confuso aqui é como você disse "(lembrando que 1MB != 1MiB)" Eu pensava ser a mesma medida, mas não é
Agora do jeito que está esse print screen está estranho me corrija se eu estiver errado.
7,6MiB/s não era para ser 7,1 MB e sim 7,6MB seria 7,1MiB/s
Veja abaixo como está print screen
(editado pela moderação)Olhe a operação de arquivo 7,1 MB/s e veja o monitor de rede tanto no server que está recebendo em 7,6 MiB e o envio 7,6 MiB
Veja essa calculadora e muitos outros tópicos google a fora dizem ser a mesma medida
http://easycalculation.com/bandwidth-calculator.phpAgora não era para estar ao contrário veja
http://noppatech.wordpress.com/2008/11/07/mb-to-mib-and-gb-to-gib-conversions/