Autor Tópico: (Resolvido) Som parou de funcionar quando atualizei para 8.04  (Lida 9426 vezes)

Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
(Resolvido) Som parou de funcionar quando atualizei para 8.04
« Online: 30 de Dezembro de 2010, 17:34 »
Boa tarde, amigos! (Acho que posso chamá-los assim)

Em primeiro lugar, desculpem abrir um novo tópico, mas todos os tópicos de visitei continham soluções que não se aplicavam no meu caso...

Sempre quis aprender a mexer no Linux, mas nunca levei a termo esse desejo de aprender a utilizar esse SO (Minha primeira e unica distro foi uma Conectiva 9). Tentei aprender por algum tempo, desisti e voltei para o Windows (pela "facilidade" em instalar periféricos e a alta disponibilidade de drivers).

Lendo pela Internet, achei um empacotamento no site da Dell, que prometia funcionar no meu Inspiron 1525. Baixei a ISO, queimei, dei adeus a meu Windows e instalei o Ubuntu.

Num primeiro momento, a placa wireless não funcionava, mas o som estava OK.

Atualizei para a versão 8.04 para poder usar o wireless, mas meu som sumiu.

Como não sou nenhum expert em Linux, gostaria de obter um tutorial para reestabelecer o som nesse S.O. Pretendo fazer um dual-boot com o win7, mas usar primordialmente o Ubuntu.

Sei que não se trata de configuração de volume, pois o símbolo do auto-falante está com um pequeno "x" vermelho ao lado dele, e quando clico em "abrir controle de volume", aparece uma tela escrito: "O Controle de Volume não localizou nenhum elemento e/ou dispositivos de controle. Isso significa que você não tem o plug-in correto do GStreamer instalado, ou que você não tem uma placa de som configurada."

Alguém pode me ajudar?
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2011, 23:19 por edsonp1976 »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Som parou de funcionar quando atualizei para 8.04
« Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2010, 17:38 »
Abra o Terminal e digite " alsamixer ", aparece uma série de controles verticais? Além disso, o 8.10 "já era", deveria colocar o 9.10 ou o 10.04...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Som parou de funcionar quando atualizei para 8.04
« Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2010, 17:41 »
Não acontece nada. Receco a seguinte mensagem: "alsamixer: function snd_ctl_open failed for default: No such file or directory"

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Som parou de funcionar quando atualizei para 8.04
« Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2010, 18:00 »
Xi, cumpadi, o som já era mesmo, abra o Terminal e digite como root:

Citar
lsmod | grep snd

e veja se a sua placa de som está listada. Ou post aqui a saída de texto pra gente dar uma olhada.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Som parou de funcionar quando atualizei para 8.04
« Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2010, 18:07 »
Fiz o que vc me recomendou... Como é duro não entender nada!!!  >:(

Segue a saída de texto:
Citar
snd_pcm_oss            42144  0
snd_mixer_oss          17920  1 snd_pcm_oss
snd_pcm                78724  1 snd_pcm_oss
snd_seq_dummy           4868  0
snd_seq_oss            35584  0
snd_seq_midi            9376  0
snd_rawmidi            25760  1 snd_seq_midi
snd_seq_midi_event      8320  2 snd_seq_oss,snd_seq_midi
snd_seq                54224  6 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_seq_midi_event
snd_timer              24836  2 snd_pcm,snd_seq
snd_seq_device          9612  5 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_rawmidi,snd_seq
snd                    56996  9 snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_rawmidi,snd_seq,snd_timer,snd_seq_device
soundcore               8800  1 snd
snd_page_alloc         11400  1 snd_pcm
Em tempo: Brigadão pela ajuda!!!  ;)

Xi, cumpadi, o som já era mesmo, abra o Terminal e digite como root:

Citar
lsmod | grep snd

e veja se a sua placa de som está listada. Ou post aqui a saída de texto pra gente dar uma olhada.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Som parou de funcionar quando atualizei para 8.04
« Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2010, 18:19 »
Pelo que está sendo mostrado, a placa de som sequer está sendo reconhecida. Tem certeza que ela está habilitada no setup da máquina? Faça o seguinte, abra o terminal e digite o seguinte:

Citar
sudo lshw -html >> config.html

Vá na sua pasta de usuário e abra no navegador de internet o arquivo config.html criado lá. procure ali por:

Citar
id:   multimedia

Para ver se pelo menos reconhece o hardware pra sabermos qual o módulo deve ser carregado pro som funcionar.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Som parou de funcionar quando atualizei para 8.04
« Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2010, 18:26 »
Segue (Acho que encontrou alguma coisa! :) ) :
Citar
id: multimedia
description:    Audio device
product:    82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller
vendor:    Intel Corporation
physical id:    
1b
bus info:    
pci@0000:00:1b.0
version:    02
width:    64 bits
clock:    33MHz
capabilities:    pm msi pciexpress bus_master cap_list
configuration:   
latency   =   0

Pelo que está sendo mostrado, a placa de som sequer está sendo reconhecida. Tem certeza que ela está habilitada no setup da máquina? Faça o seguinte, abra o terminal e digite o seguinte...

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Som parou de funcionar quando atualizei para 8.04
« Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2010, 18:35 »
É só isso que aparece mesmo? Não tem nada em Configuration na área que vc postou? Se for isso, o driver não está instalado, isso aí vai ser meio complicado de corrigir. Tente o seguinte, abra o Terminal e digite (eu acho que é assim, hehehe...):

Citar
sudo modprobe snd_hda_intel

Se não der erro (poste também a msg que aparecer depois do comando), ainda no terminal manda o " lsmode | grep snd " e veja se aparece, do lado esquerdo, o item:

Citar
snd_hda_codec_realtek

ou

snd_hda_intel

Vai na paciência, hehehehe, há problemas no Windows e Linux também... ;D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Som parou de funcionar quando atualizei para 8.04
« Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2010, 18:39 »
 :'( :'( :'(

É só isso mesmo... Infelizmente deu erro!

Segue:
Citar
WARNING: Error inserting snd_hda_codec (/lib/modules/2.6.24-28-generic/updates/snd-hda-codec.ko): Unknown symbol in module, or unknown parameter (see dmesg)
FATAL: Error inserting snd_hda_intel (/lib/modules/2.6.24-28-generic/updates/snd-hda-intel.ko): Unknown symbol in module, or unknown parameter (see dmesg)

É só isso que aparece mesmo? Não tem nada em Configuration na área que vc postou? Se for isso, o driver não está instalado, isso aí vai ser meio complicado de corrigir. Tente o seguinte, abra o Terminal e digite (eu acho que é assim, hehehe...):

Citar
sudo modprobe snd_hda_intel

Se não der erro (poste também a msg que aparecer depois do comando), ainda no terminal manda o " lsmode | grep snd " e veja se aparece, do lado esquerdo, o item:

Citar
snd_hda_codec_realtek

ou

snd_hda_intel

Vai na paciência, hehehehe, há problemas no Windows e Linux também... ;D

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Som parou de funcionar quando atualizei para 8.04
« Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2010, 18:49 »
Não sei se vai funcionar, mas vamos lá, tente o seguinte:

1- Abra o terminal e digite " sudo apt-get install module-assistant ";
2- Depois de instalado, ainda no Terminal, digite " sudo module-assistant ";
3- Vá em Prepare; depois em Select e procure ali por alguma coisa que tenha intel, sound ou algo que "pareça" um módulo de som instalável para o snd_hda_intel que PARECE ser o driver da sua placa de som;
4- Se achar algo (acho que até o Alsa serve se não achar o hda_intel), marque para instalação e siga as instruções.

Faça isso e diga até onde foi, faça também, depois disso, o que eu lhe falei mais lá pra cima pra saber se o módulo está carregado.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Som parou de funcionar quando atualizei para 8.04
« Resposta #11 Online: 30 de Dezembro de 2010, 18:54 »
Vou tentar sim... se eu não conseguir, vou tentar baixar a última versão do Ubuntu... quem sabe já vem com o driver correto "empacotado"...

Vou deixar isso pro ano que vem (rsrsrs) pq tenho que pegar um ônibus pra voltar pra Sampa (estou em Macaé - interior do Rio de Janeiro) ainda hoje....

De antemão, muito obrigado pela ajuda!

Um feliz 2011 pra todo mundo!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Som parou de funcionar quando atualizei para 8.04
« Resposta #12 Online: 30 de Dezembro de 2010, 20:03 »
intel_hda tem alguns problemas mesmo, só que antes de resolve-los, seria muito interessante colocar uma versão atual (10.04, ultima lts).

Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Som parou de funcionar quando atualizei para 8.04
« Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2011, 19:08 »
Bom, vamos lá!

Baixei e instalei a última versão do Ubuntu (64 Bits). Problema do som resolvido. Mas agora tenho dois novos problemas!

1) Wireless não funciona (parece que quando um funciona, o outro não pode funcionar!  >:( ).

2) Páginas da web com extensão .php não abrem. O fórum por exemplo não abre! Estou usando o Windows pra postar aqui, pq ao tentar abrir a página do fórum, o Mozilla tenta baixar o index.php

Alguém sabe como resolver esses 2 problemas? Desculpem pelo off-topic!
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2011, 19:12 por edsonp1976 »

Offline edsonp1976

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Som parou de funcionar quando atualizei para 8.04
« Resposta #14 Online: 03 de Janeiro de 2011, 19:41 »
 :D ;D :D ;D :D ;D
Moçada do Fórum!

Da mesma maneira que os problemas começaram, terminaram! Baixei um pacote de atualizações e tudo funciona perfeitamente...

Novamente agradeço a paciência de todos!

Grande abraço e até a próxima!