Autor Tópico: Dúvidas...  (Lida 5709 vezes)

Offline Phillipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Dúvidas...
« Online: 06 de Julho de 2006, 17:40 »
Olá pessoal.

Estou com algumas dúvidas em relação ao linux. Eu ja tenho algum contato, porém pouco com este SO, pois na faculdade que eu estudo o sistema é linux. Estou muito interessado em aprender a mexer com ele. Já tentei instalar umas 4 vezes o Kurumin, porém todas sem sucesso algum, sempre com algum problema. Aí comecei a ler sobre os problemas mais frequentes e vi que eram os meus também. Alguns amigos meus comentaram bem sobre o Ubuntu e resolvi tentar este. Bom, vou começar explicando o que eu fiz até agora (ou tentei fazer)...

Eu tenho 2 hds um de 80 e outro de 200. Antes ele estavam assim:

No de 80 f:/não tem nenhuma partição, ele está normal com o Fat32. Já no outro (de 200) está dividido em 2. c:/ para o windows com 15 gb e sistema fat32 e o restante para o e:/ que está em NTFS.

Depois ficou assim:

Usando o qtparted do live Kurumin, eu peguei uma parte do e:/ (NTSF) e criei uma partição para o linux (não me lembro o nome da partição, mas era algo como ac3) de 15 gb + outra de 1 gb para a swap. Feito isso eu tentei instalar o Ubuntu 5.10. Mas quando quando terminou a intalação e reiniciou ele não entrou na parte grafica, entrou com o modo texto para digitar comandos.

PS: Antes de particionar para o linux eu não desfragmentei o disco.
_______

Agora desfragmentei o disco pelo windows.
Tentei formatar, com o mesmo programa do kurumin, para instalar a nova versão do ubuntu mas me surgiram mais problemas. Deu uma mensagem de erro dizendo que está com problemas com esta partição.
Agora quero tentar instalar o 6.06. Primeiramente eu baixei a versão Alternate amd64. Esta seria a ideal? Tenho também a desktop em ISO, qualquer coisa queimo aquela em cd.
O que vocês me recomendam? Eu poderia usar apenas o cd do Ubuntu para fazer tudo (formatar e instalar)?
Lembrando que eu quero deixar o Windows com dual boot, porque não sou o único usuário desta máquina.

Outra coisa, também importante:

1° Eu posso acessar os arquivos do windows com partição fat32 (quero dizer, não só para leitura, mas para escrita também, mover, deletar, copiar etc.)?
Faço esta pergunta porque vi que tem alguns problemas quanto ao sistema NTFS e queria saber do fat32.

Bom, eu sei que eu fiz uma salada até agora, tem jeito de ajeitar isso?

Minha configuração está na minha assinatura. Agradeço a todos desde já!
AMD Sempron, 1800 MHz (9 x 200) 3000+
Asus K8V-X SE  (4 PCI, 1 AGP, 2 DDR DIMM, Audio, LAN)
1024 MB  (PC2700 DDR SDRAM)
NVIDIA GeForce FX 5200 (128 MB)
HD's
Maxtor 6L200R0  (200 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/133)
SAMSUNG SP0822N  (80 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/133)
DVD
HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Dúvidas...
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2006, 18:47 »
Pode reparticionar e instalar em dual boot tudo a partir do CD de instalação do Ubuntu.
A versão de 64 bits ainda tem alguns problemas e limitações mais complexas especialmente para um iniciante, por isso recomendo utilizar o Ubuntu Desktop CD (32 bits).

Nas partições FAT32 pode escrever/ler sem qualquer problemas.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Phillipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Dúvidas...
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2006, 18:59 »
Pode reparticionar e instalar em dual boot tudo a partir do CD de instalação do Ubuntu.
A versão de 64 bits ainda tem alguns problemas e limitações mais complexas especialmente para um iniciante, por isso recomendo utilizar o Ubuntu Desktop CD (32 bits).

Nas partições FAT32 pode escrever/ler sem qualquer problemas.

Então achas melhor eu mudar a minha partição de NTFS para Fat32? No windowp xp sp2 que tenho ele leria normalmente os arquivos salvos no SO linux?
Essa versão Alternate então não serviria para nada, no meu caso? Somente a desktop?
(lembrando que eu gostaria de instalar definitivamente).

Valeu pela resposta.
AMD Sempron, 1800 MHz (9 x 200) 3000+
Asus K8V-X SE  (4 PCI, 1 AGP, 2 DDR DIMM, Audio, LAN)
1024 MB  (PC2700 DDR SDRAM)
NVIDIA GeForce FX 5200 (128 MB)
HD's
Maxtor 6L200R0  (200 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/133)
SAMSUNG SP0822N  (80 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/133)
DVD
HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Dúvidas...
« Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2006, 19:02 »
Sim, mas atenção que não existe forma de converter de NTFS para FAT32 sem perder os dados. Tinhas que reinstalar o XP depois de recriar a partição como FAT32 .
Sim os ficheiros em FAT32 podem ser lidos/escritos  sem problemas no Linux.
(Depois existe um detalhe a nível de permissões, mas isso é uma questão a nível de conhecer o sistema de permissões do Linux, não é um problema).
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Phillipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Dúvidas...
« Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2006, 19:15 »
Sim, mas atenção que não existe forma de converter de NTFS para FAT32 sem perder os dados. Tinhas que reinstalar o XP depois de recriar a partição como FAT32 .
Sim os ficheiros em FAT32 podem ser lidos/escritos  sem problemas no Linux.
(Depois existe um detalhe a nível de permissões, mas isso é uma questão a nível de conhecer o sistema de permissões do Linux, não é um problema).
Antes ela estava em fat32, eu vi num forum aí um comando no DOS que mudou o sistema sem afetar os dados, vou dar uma procurada para ver se tem como fazer isso de volta. Depois que eu ver isso vou retornar a minha tentativa de instalação.
AMD Sempron, 1800 MHz (9 x 200) 3000+
Asus K8V-X SE  (4 PCI, 1 AGP, 2 DDR DIMM, Audio, LAN)
1024 MB  (PC2700 DDR SDRAM)
NVIDIA GeForce FX 5200 (128 MB)
HD's
Maxtor 6L200R0  (200 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/133)
SAMSUNG SP0822N  (80 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/133)
DVD
HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Dúvidas...
« Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2006, 19:17 »
Existe como converter de FAT32 para NTFS, ao contrário não, não percas tempo na procura :)
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu