Autor Tópico: Sistemas de Arquivos. Qual escolher na isntalação?  (Lida 12213 vezes)

Offline PauloHNT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • http://paulohnt.orgfree.com/
Sistemas de Arquivos. Qual escolher na isntalação?
« Online: 11 de Julho de 2006, 16:40 »
Galera,

hoje enquanto estava no #ubuntu-br, fui tirar uma dúvida sobre defragmentador pro ext. Eis oq me falaram..

"ext3 foi um dos sistemas mais lentos e recomenda se usar ou o ReiserFS ou JFS ou XFS"

  • Se o ResiserFS é tão bom assim, porque nao coloca-lo como padrao no ubuntu?

Quem já passou por isso, poderia dizer aqui os prós e contras de cada sistema. Quando eu for instalar o Edgy, quero saber qual sistema escolher...
Compartilhe aki sua experiencia (isso nao é coisa de orkut)
Para que novos usuários possam saber mais sobre os tipos de sistemas e qual melhor escolher para sua finalidade.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Sistemas de Arquivos. Qual escolher na isntalação?
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2006, 17:23 »
Paulo,
essa questão não tem uma resposta simples.
Primeiro adianta informar que nem todos esses file systems oferecem o mesmo nível de estabilidade, ou seja em alguns casos, e já ouvi falar especialmente do XFS têm-se verificado corrupção dos sistemas sem que a recuperação seja possível, por isso muito antes de pensar em performance e se você se preocupar com os seus dados convem preocupar-se com a estabilidade.
Só falando de estabilidade o ext3 por ser o mais utilizado e desenvolvido deverá ser o mais estável.

Em relação a performance tambem não é tão simples como dizer "X é mais rápido que Y", alguns destes sistemas são mais rápidos a trabalhar com muitos ficheiros pequenos, outros são mais rápidos quando trabalham com pequenos ficheiros grandes, etc. A comparação não pode ser feita de forma linear, depende da utilização que o sistema vai ter.

Tem aqui um relaório onde dá para comparar UFS (que só existe em Solaris) com o Ext3 e ReiserFS do Linux.
Pode-se verificar que quando é feito um pequeno numero de operaçoes no disco o ReiserFS é o mais rápido, mas quando aumenta o número de operações já é o ext3 que responde melhor.
Eu utilizo ext3 para a minha /, e reiserfs para o /home, muito sinceramente não sinto assim grande diferença.

João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Sistemas de Arquivos. Qual escolher na isntalação?
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2006, 21:20 »
bom pessoal nesta revista http://www.linuxmagazine.com.br/issue/02 depois de muitos testes eles acharam melhor pra um desktop o etx3 ou reiserfs, um pela performace um pouquinho melhor (reiserfs) e o ext3 pelo know-how, mas leia a matéria e tire suas conclusões : http://www.linuxmagazine.com.br/issue/02/provao.pdf

Instalei aqui o dapper com o jfs e fiquei com a impressão de maior atividade do disco, resolvi voltar e reinstalei com o reiserfs de sempre.

Piras

  • Visitante
Re: Sistemas de Arquivos. Qual escolher na isntalação?
« Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2006, 03:46 »
Há pouco postei uma matéria na seção de Notícias deste fórum no qual se concluía, após uma extensa sessão de testes, que o melhor sistema de arquivos seria mesmo o... XFS!

Agora veja: quando se fala em melhor ou pior no mundo Linux é sempre bom ter em mente, coisa que boa parte dos usuários acaba esquecendo, que tais juízos são relativos. De nada adianta qualquer um de nós dizer a você "o melhor é este", "o melhor é aquele". É preciso que você conheça cada um deles, que você leia algo sobre suas características, prós e contras, decidindo depois, de acordo com suas necessidades e as características do seu hardware e do sistema que você deseja, qual é o melhor sistema de arquivos para o seu Ubuntu.

No meu caso, eu uso o ext3 na partição de boot (aproximadamente 80 MB) e o XFS no resto (o Grub ainda não suporta o XFS, por este motivo a partição de boot e o ext3 nela). O XFS nunca me causou problemas, mas isto talvez seja resultado do uso que eu faço do meu sistema.

Algumas outras distros com foco na performance também têm empregado o XFS por omissão, como a Zenwalk. Mas, em geral, as distros com maior preocupação com a estabilidade e segurança do sistema adotam ainda o ext3. Leia um pouco mais e escolha!

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Sistemas de Arquivos. Qual escolher na isntalação?
« Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2006, 09:21 »
pois é rapaz... concordo contigo Piras. a matéria que postei também fala a mesma coisa, que no geral tem que se analisar as necessidades de cada um... mas vamos ao que interessa pra um desktop comum, ou micro de casa-escritório dá pra chegar a algum senso comum? ou vejamos... a maioria usa ext3 ou reiserfs e estão satisfeitos?

Eu uso reiserfs e tá blz aqui, quando cai a energia (fato raro aqui) ele reinicia e nem me diz nada!