Autor Tópico: Instalando o Gnome 3/Gnome Shell no Natty  (Lida 5357 vezes)

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Instalando o Gnome 3/Gnome Shell no Natty
« Online: 10 de Abril de 2011, 08:56 »

Use por sua conta e risco, eu instalei e não me arrependi, não testei em outras versões do Ubuntu, mas acredito que funcionará sem problemas.



Resolví testar o Gnome 3 Beta 1 direto do repositorio oficial, no Natty Beta 1, e realmente acho que vai ser uma revolução assim como foi o Kde 4, quem quiser ter essa ousadia, baixa seguir os passos abaixo, direto do Synaptic, informo que você corre o risco de quebrar o sistema, se isso acontecer, com um pouco de calma dá pra se resolver:

1 - Abra o Synaptic e adicione os repositórios abaixo:
Citar
deb http://ppa.launchpad.net/gnome3-team/gnome3/ubuntu natty main
deb-src http://ppa.launchpad.net/gnome3-team/gnome3/ubuntu natty main

2 - Adicione a Chave abaixo:
Citar
-----BEGIN PGP PUBLIC KEY BLOCK-----
Version: SKS 1.0.10

mI0ETQhi6wEEALRJj2TLUYnSNNTVSnPt79pUx4xTOfJ2saJSBhbiaYVm0iRUsurrIfIGDP7h
sVK4B/4zbKcXUnod6444shhxvk9BCzYVt7guPfLb0J5weF+Aem2Qm/fM7qpyOEbiQwEN5DW3
/LAKpWgtRYeeQZH1VgNzKme4MWnEgVneatlfe629ABEBAAG0HUxhdW5jaHBhZCBQUEEgZm9y
IEdOT01FMyBUZWFtiLgEEwECACIFAk0IYusCGwMGCwkIBwMCBhUIAgkKCwQWAgMBAh4BAheA
AAoJEPF3OvE7FRD9j1cD/RgVUf4WChoD/NN5nLC6Hadle346gPhmCGlgx2W/hVQ0r82QZObs
y0LywV4f+EYB3zEQ06TxbZnhHJrGQ2HyyaFT/sg1WWFBb0R5E8iTkY3fCTfjcgTR5Yx6Jr0g
vheMaNDgA/dGtU907gwf1DuNtV5CnFzbyNgnxjXR5+xI5NSN
=t0jm
-----END PGP PUBLIC KEY BLOCK-----

3 - Recarrege a lista de repositórios;

4 - Marque todas as atualizações e aplique.


Erros que aconteceram no meu sistema:

1 - O Synaptic travou depois de baixar e começar a atualizar os pacotes:
Solução: Reiniciei o micro no modo seguro e dei o comando "sudo apt-get install -f", e depois "sudo apt-get upgrade", não quer dizer que vá acontecer com você mas não é difícil de resolver;

2 - O Gdm não carregou:
Solução: Reiniciei novamente pelo modo seguro e desinstalei o mesmo "sudo apt-get remove gdm", depois tornei a instalar "sudo apt-get install gdm".

O resultado vocês podem ver abaixo nas capturas de tela, estou achando ele estável, apesar de ser um beta 1 instalado/atualizado num outro beta 1.









Obs.:

o Gnome 3, ou Gnome-Shell, como preferirem, não está mais quebrando o sistema, o Gdm foi corrigido, entre outros bugs, existe um aplicativo que faz uns ajustes finos, Gnome Tweak Tool, e há um Centro de Controle próprio, bem funcional, indo no nome do usuário, em Configuraçoes do sistema, já é possível mudar o tema das janelas, manualmente, indo no Gonf Editor, e escolhendo, desktop/gnome/shell/windows, mudando a chave "theme" para o nome da pasta do metacity, que geralmente se encontra em .themes, ou em /usr/share/themes, depois de alterado, pressione ALT+F2, digite "r" sem aspas e pressine ENTER.

Outra correção: Se você tiver problemas ao instalar o pacote "gnome-themes-standard_3.0.0-1~~build1_amd64.deb", que contém o novo tema Adwaita, utilize o comando "sudo dpkg -i --force-all /var/cache/apt/archives/gnome-themes-standard_3.0.0-1~~build1_amd64.deb", arquitetura 64 bits, e , "sudo dpkg -i --force-all /var/cache/apt/archives/gnome-themes-standard_3.0.0-1~~build1_i386.deb", arquitetura 32 bits, sem aspas, num terminal de texto, daí você pode ativar o mesmo no Gnome Tweak Tool.
« Última modificação: 10 de Abril de 2011, 09:01 por Joseph »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalando o Gnome 3/Gnome Shell no Natty
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2011, 11:05 »
Você já trata disto aqui.

Duplicado e trancado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!