Autor Tópico: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!  (Lida 205744 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #15 Online: 22 de Abril de 2011, 21:58 »
Otimo tutorial, estou compilando o Kernel para o meu Atom. Se tudo der certo, vou ficar com o combo : EXT4 tunado + Omnislash (com o makefile otimizado) + JFS + Fluxbox/Gnome + instalação minima.

Obrigado!

Vai ficar muito bala! Você não se confundiu? EXT4 e JFS? Qual dos dois você vai usar?  
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Wagnesio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #16 Online: 22 de Abril de 2011, 22:14 »
EXT4, é que me empolguei escrevendo xP
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #17 Online: 22 de Abril de 2011, 23:11 »
Sensacional!!!! galactus, você já não me surpreende mais... Aliás, sempre me surpreende!!! hehehhehehe

Parabéns pelo tutorial! 1 voto para fixar o tópico.

Estou testando as dicas agora para compilar o 2.6.38.3 com BFS+BFQ - preempt + 1000 mhz + performance em um Atlhon 64 com 1,5 Gb RAM mas compilando kernel 32 bits.

Edit.: Fiz a compilação e removi tudo que achava desnecessário. Para minha surpres... Funcionou!!!!! E agora tenho um consumo de memória de 128 Mb ao iniciar o sistema. É claro que removi praticamente todos os applets do gnome-panel, removi um painel e coloquei o tint2 como segundo painel. Ficou show!!!! Valeu mesmo galactus! Taí uma screenshot do meu desktop com o htop mostrando a memória usada.

« Última modificação: 23 de Abril de 2011, 18:29 por cesargcomp »
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #18 Online: 26 de Abril de 2011, 19:20 »
Parabéns Galactus por disponibilizar um tutorial tão didático. Para quem está começando a estudar o sistema a sua explicação é bem esclarecedora.

Tenho uma dúvida: Usando uma distro como Ubuntu 10.04LTS, normalmente o sistema oferece atualizações para o kernel padrão. Então, ao compilar um kernel otimizado para um netbook por exemplo, numa atualização futura o usuário deveria deixar de lado as atualizações kernel image, kernel headers e headers files, certo?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #19 Online: 27 de Abril de 2011, 07:59 »
Parabéns Galactus por disponibilizar um tutorial tão didático. Para quem está começando a estudar o sistema a sua explicação é bem esclarecedora.

Tenho uma dúvida: Usando uma distro como Ubuntu 10.04LTS, normalmente o sistema oferece atualizações para o kernel padrão. Então, ao compilar um kernel otimizado para um netbook por exemplo, numa atualização futura o usuário deveria deixar de lado as atualizações kernel image, kernel headers e headers files, certo?

Com certeza, até porque o kernel do lucid é o problemático 2.6.32.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #20 Online: 27 de Abril de 2011, 10:14 »
Sensacional!!!! galactus, você já não me surpreende mais... Aliás, sempre me surpreende!!! hehehhehehe

Parabéns pelo tutorial! 1 voto para fixar o tópico.

Estou testando as dicas agora para compilar o 2.6.38.3 com BFS+BFQ - preempt + 1000 mhz + performance em um Atlhon 64 com 1,5 Gb RAM mas compilando kernel 32 bits.

Edit.: Fiz a compilação e removi tudo que achava desnecessário. Para minha surpres... Funcionou!!!!! E agora tenho um consumo de memória de 128 Mb ao iniciar o sistema. É claro que removi praticamente todos os applets do gnome-panel, removi um painel e coloquei o tint2 como segundo painel. Ficou show!!!! Valeu mesmo galactus! Taí uma screenshot do meu desktop com o htop mostrando a memória usada.




Que ótimo que funcionou direitinho aí!  Sentiu muita diferença? Que Atlhon 64 você têm?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #21 Online: 27 de Abril de 2011, 10:23 »
Parabéns Galactus por disponibilizar um tutorial tão didático. Para quem está começando a estudar o sistema a sua explicação é bem esclarecedora.

Tenho uma dúvida: Usando uma distro como Ubuntu 10.04LTS, normalmente o sistema oferece atualizações para o kernel padrão. Então, ao compilar um kernel otimizado para um netbook por exemplo, numa atualização futura o usuário deveria deixar de lado as atualizações kernel image, kernel headers e headers files, certo?

Obrigado!

Você vai ter que escolher qual Kernel usar no dia-a-dia!  Se usar um kernel experimental, vai perder todas as atualizações da equipe do Ubuntu!  Nada impede você de fazer algo parecido como faz o vampire, usar um fonte do kernel do Ubuntu, já com todas as alterações da equipe e recompilar o mesmo!  Eu prefiro usar um kernel experimental diariamente, mas não paro de atualizar o kernel oficial!  Se ocorrer qualquer problema com o de teste tem outro kernel que eu sei que vai funcionar!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #22 Online: 27 de Abril de 2011, 18:21 »
Eu uso muito um Asus Eee PC 1000HA (principalmente por ser pequeno, leve e fácil de carregar para uma sala de aula) e fiz a instalação do Ubuntu 10.04LTS nele deixando /home separada. Em relação ao Windows XP que veio embarcado, o Ubuntu funciona muito bem, mas depois de ler sobre compilação de kernel, acredito que possa melhorar o desempenho dele.

Instalei o 10.04LTS por que queria uma versão com suporte prolongado, para não ter que ficar formatando o sistema a cada versão lançada. Antes, testei o 10.10 no desktop e percebi que ocorriam alguns bugs.

A minha intenção é compilar a última versão estável do kernel para utilizar nessa instalação 10.04LTS, com o objetivo de continuar atualizando o sistema.

Como disse antes, estou começando a estudar o Linux. Pelo que entendi, numa instalação de algum aplicativo ou pacote pelo synaptic, o sistema configura o pacote com base no headers do kernel. Então, se eu estiver usando um kernel novo e otimizado para meu hardware, como ficaria essa questão? A compilação gera o kernel headers e headers files?

Por estar usando uma versão antiga e LTS eu posso compilar a partir de um kernel mais atualizado?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #23 Online: 27 de Abril de 2011, 21:32 »
Eu uso muito um Asus Eee PC 1000HA (principalmente por ser pequeno, leve e fácil de carregar para uma sala de aula) e fiz a instalação do Ubuntu 10.04LTS nele deixando /home separada. Em relação ao Windows XP que veio embarcado, o Ubuntu funciona muito bem, mas depois de ler sobre compilação de kernel, acredito que possa melhorar o desempenho dele.

Instalei o 10.04LTS por que queria uma versão com suporte prolongado, para não ter que ficar formatando o sistema a cada versão lançada. Antes, testei o 10.10 no desktop e percebi que ocorriam alguns bugs.

A minha intenção é compilar a última versão estável do kernel para utilizar nessa instalação 10.04LTS, com o objetivo de continuar atualizando o sistema.

Como disse antes, estou começando a estudar o Linux. Pelo que entendi, numa instalação de algum aplicativo ou pacote pelo synaptic, o sistema configura o pacote com base no headers do kernel. Então, se eu estiver usando um kernel novo e otimizado para meu hardware, como ficaria essa questão? A compilação gera o kernel headers e headers files?

Por estar usando uma versão antiga e LTS eu posso compilar a partir de um kernel mais atualizado?

Perfeitamente! É o caso do Lineduc, que é baseado no 10.04 e atualmente está com o kernel .38 no repositório:
http://forum.lineduc.ctics.sigeduc.info/viewforum.php?f=2&sid=dd148d236536cd600bb1406cab96cf3b

Edit: Formatei meu sistema para testar uma instalação, e depois de alguns dias hoje eu voltei a compilar o kernel do Lineduc. Comecei com o GCC padrão do 10.04, o 4.4, e na hora da compilação, dei um "ps ax | grep gcc | grep march", e o terminal não me retornou absolutamente nada. Então fiz a atualização do GCC para a versão 4.5 e voltei a executar o comando. Com isso ele retornou os valores corretamente.


Portanto é extremamente importante atualizar também o GCC. Sigam as dicas na ordem:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76787.msg449953.html#msg449953
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76787.msg427436.html#msg427436
« Última modificação: 28 de Abril de 2011, 01:54 por vampire_thunder »

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #24 Online: 28 de Abril de 2011, 09:23 »
@vampire Esse comando no 11.04 retorna porém o "march" não vem destacado do resto deixando bem dificil saber as opções de compilação...

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #25 Online: 28 de Abril de 2011, 14:38 »
Sensacional!!!! galactus, você já não me surpreende mais... Aliás, sempre me surpreende!!! hehehhehehe

Parabéns pelo tutorial! 1 voto para fixar o tópico.

Estou testando as dicas agora para compilar o 2.6.38.3 com BFS+BFQ - preempt + 1000 mhz + performance em um Atlhon 64 com 1,5 Gb RAM mas compilando kernel 32 bits.

Edit.: Fiz a compilação e removi tudo que achava desnecessário. Para minha surpres... Funcionou!!!!! E agora tenho um consumo de memória de 128 Mb ao iniciar o sistema. É claro que removi praticamente todos os applets do gnome-panel, removi um painel e coloquei o tint2 como segundo painel. Ficou show!!!! Valeu mesmo galactus! Taí uma screenshot do meu desktop com o htop mostrando a memória usada.




Que ótimo que funcionou direitinho aí!  Sentiu muita diferença? Que Atlhon 64 você têm?

Tenho um AMD Athlon 64 3200+ - ADA3200DAA4BW (ADA3200BWBOX) Soquet 939 Cahe L2 512 kB (sofrível) - Mas é uma máquina até boa. Senti uma diferença imensa. Normalmente uso o kernel liquorix (excelente, por sinal) mas consegui ficar mais rápido que ele. Problemas? Sim. Ao abrir, por exemplo, um vídeo o som não aparece e sim chiados. Fecho o vídeo e vou abrindo até que uma hora funciona (estranho, acho que removi coisa demais). A internet ficou uma bala no navegador mas... Eu jogo Urban Terror e com essa compilação tá impossível jogar pois há uma oscilação na rede dentro do jogo. Ao voltar para o liquorix, nenhum desses problemas acontece. TEnho que rever meus parâmetros para retirar alguns drivers. E como tenho 1,5 Gb, será que vale a pena usar o SO de 64 bits?
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #26 Online: 28 de Abril de 2011, 15:23 »
Quem bom que melhorou bastante cesargcomp, não acho que vale a pena partir para 64bits com 1.5GB de RAM!  A parte de multimídia ficaria um pouco melhor, mas o consumo de RAM aumenta muito!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #27 Online: 29 de Abril de 2011, 19:15 »
Parabéns Galactus por disponibilizar um tutorial tão didático. Para quem está começando a estudar o sistema a sua explicação é bem esclarecedora.

Tenho uma dúvida: Usando uma distro como Ubuntu 10.04LTS, normalmente o sistema oferece atualizações para o kernel padrão. Então, ao compilar um kernel otimizado para um netbook por exemplo, numa atualização futura o usuário deveria deixar de lado as atualizações kernel image, kernel headers e headers files, certo?

Obrigado!

Você vai ter que escolher qual Kernel usar no dia-a-dia!  Se usar um kernel experimental, vai perder todas as atualizações da equipe do Ubuntu!  Nada impede você de fazer algo parecido como faz o vampire, usar um fonte do kernel do Ubuntu, já com todas as alterações da equipe e recompilar o mesmo!  Eu prefiro usar um kernel experimental diariamente, mas não paro de atualizar o kernel oficial!  Se ocorrer qualquer problema com o de teste tem outro kernel que eu sei que vai funcionar!

Pelo que reparei no processo de instalação dos kerneis atualizados pela equipe ubuntu (atualização automática), os kerneis são colocados no sistema e gerenciados pelo grub com a prioridade para o mais atual (na configuração padrão). Então, se eu compilar o kernel atualizado, na sua última versão estável, e continuar atualizando o sistema, teoricamente o kernel compialdo seria sempre o primeiro da lista a ser carregado? O Ubuntu 10.04LTS usa o kernel 2.6.32, enquanto que o último já está na versão 2.6.38, se não me engano, e dessa forma seria sempre o primeiro da lista certo?

Outra coisa que pelo que entendi poderia trazer problemas é o headers para esse kernel compilado. Se o sistema consulta as informações desse arquivo para cada instalação de pacotes ou aplicativos pelo apt-get, o meu kernel compilado e otimizado não seria o mesmo para o arquivo headers existente e isso atrapalharia o funcionamento da instalações de pacotes pelo apt-get. Certo?

... ainda estou engatinhando no que refere à compreensão do sistema e dos processos de compilação.

Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #28 Online: 30 de Abril de 2011, 19:03 »
Aleluia !!!!!!! :D

Sem querer abusar, vc poderia criar um pdf como fizeste com o tutorial do ext4 ?  ::)  ::)  ::)

Muito Obrigado !!!

Pedido atendido!

Versão em PDF no final do Tuto!

Agora, rumo ao tuto do menuconfig!!!!  ;)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

4d4c47

  • Visitante
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #29 Online: 01 de Maio de 2011, 05:40 »
Pô cara, ficou massa demais o tutorial,

valeu por ter lembrado aé de nois...

muito bom mesmo.

passei um tempo longe da internet, mas agora estou de volta, to começando a testar o 2.6.38,

logo logo me reconecto no espiroto dos kernels do forum,

valeu.