Autor Tópico: Boot trava em "mounting root file system"  (Lida 5942 vezes)

Offline laerciohj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Boot trava em "mounting root file system"
« Online: 16 de Julho de 2006, 22:17 »
O boot do Ubuntu 6.06 LTS trava nessa etapa "mounting root file system" depois pula direto para "Uncompressing Linux... Ok, booting the Kernel" e não inicia o sistema. Antes de pular para "Uncompressing Linux... Ok, booting the Kernel" há diversos outros processos para que o sistema inicie corretamente. Qual a solução para isso?
Fiz o pedido dos CD's, portanto descartem as primeiras hipóteses que sempre vem a mente: "CD corrompido" ou "Arquivo de imagem do CD corrompido".
Numa pesquisa pelo Google achei, em fóruns em inglês e espanhol sobre o Ubuntu, postagens de usuários que tem o mesmo problema. Como só entendo português não consegui resolver meu problema com eles.

Só para constar, os procedimentos do tópico destacado "Argumentos de Instalação (caso falhe)" não resolvem este problema.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2006, 15:49 por laerciohj »

whitesuit

  • Visitante
Re: Travando no boot em "mounting root file system"
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2006, 22:22 »
laerciohj, obrigado por criar um tópico novo. Vamos lá então:

Primeiro: o problema agora não estava na mensagem: "booting the Kernel" ou ainda está com problema no "mountig..." ?

Já tentou fazer o que sugeri:

Ao aparecer o menu do livecd aperte F6 no menu. Depois (de instalar, já que o livecd nao funciona, teria que usar a instalação em modo texto). pressione ESC para entrar nas configurações do grub, selecion o item linux startup. Pressione 'e' e selecione a linha começando com 'kernel'. Pressione 'e' novamente e digite a opção acpi=off no final da linha. Pressione 'enter' e depois 'b' para dar boot. Como root edite o arquivo /boot/grub/menu.lst da mesma forma que foi feito. Isso deve resolver o problema, porém pode também causar outro problema, que seria o aparecimento desse erro: [4294670.844000] ..MP-BIOS bug: 8254 timer not connected to IO-APIC  . Se chegar até aqui e obtiver esse erro sugiro que realmente inicie outro tópico pra não poluir esse aqui.
Fonte
Solução para o erro derivado de acpi=off pode ser encontrado aqui  (Se for necessário eu posso traduzir pra você, mas veja se o erro acontece antes).

Abraços,
« Última modificação: 16 de Julho de 2006, 22:24 por whitesuit »

Offline laerciohj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Travando no boot em "mounting root file system"
« Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2006, 22:39 »
Acredito que o problema seja realmente na etapa "mounting root file system", depois desta etapa ele deveria realizar diversas outras, pois foi assim que vi na emulação dele no VMware. Lá rodou normal.
Estava esperançoso com este procedimento. Mas ao precionar F6 no menu e depois ESC o que vem depois é uma tela onde aparece apenas "boot:" onde é possível inserir comandos. Por acaso este procedimento serve só para quando o "grub" ou o "lilo" estejam instalados?
« Última modificação: 17 de Julho de 2006, 16:44 por laerciohj »

whitesuit

  • Visitante
Re: Boot trava em "mounting root file system"
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2006, 12:53 »
laercio, tá difícil mesmo de resolver, eu acho que a maneira mais fácil de conseguir instalar é você puxar o cd alternate install (que tem o instalador texto) e usar esse modo. Daí vc vai ficar com o grub instalado (durante a instalação ele já reconhece que você tem o windows instalado e te deixa fazer o dual boot, mas dê uma estudada antes de usar esse modo pra saber como particionar, etc). Senão vai ficar difícil você tentar resolver só pelo livecd sem o grub instalado.

Abraços,

Offline laerciohj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Boot trava em "mounting root file system"
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2006, 18:24 »
Pronto! Acho que resolvi meu problema. Estou postando do Kurumin 6. Tenho dois HDs, mas um está com problema pois só funciona no modo PIO. Os dois estavam no mesmo cabo flat e mesma IDE (o HD bom com o Windows e o ruim que serve para armazenamento diversos). Resolvi trocar o HD com problema de só funcionar no modo PIO para a IDE 2 (deixei ele sozinho) e deixei na IDE 1 o HD bom (com o Windows) e o drive de DVD. O problema não aconteceu mais. Mas agora ganhei um problema novo. O particionador do Ubuntu detonou minha partição de armazenamento. Sorte que separo o Windows em uma partição e armazenamento de arquivos diversos em outra. Agora minha missão é recuperar a partição detonada do HD bom, mas isso já é em outro tópico.
Acredito que haverão pessoas ainda relatando este problema pois achei relatos dele em fóruns Ubuntu de outros países também.

Offline laerciohj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Boot trava em "mounting root file system"
« Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2006, 15:52 »
up

(há vários tópicos relatando o mesmo problema. tentem concentrar o problema num tópico só para que todos tenham facilidade em ajudar...)