Autor Tópico: Esqueça de vez do Partition Magic/Ghost!  (Lida 3875 vezes)

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Esqueça de vez do Partition Magic/Ghost!
« Online: 20 de Julho de 2006, 10:57 »
Por muitos anos muitos usuários (como eu) estiveram (ou estão) aprisionados em ferramentas proprietárias de particionamento e clonagem de discos. Esqueçam de tudo isso! Hoje podemos contar com o Gparted!   8)

Algumas funcionalidades:

* Kernel 2.6.17.4 - Maior suporte a novos sistemas de arquivos. ;D
* xfsprogs_2.8.4-1.
* xfsdump_2.2.38-1.
* busybox-1.2.0.
* initrd.gz to busybox-1.2.0.
* fluxbox-1.0rc2.
* glib-2.12.0.
* gtk+-2.8.20.
* partimage-0.6.4.
* grub-0.97.
* fdisk, cfdisk, sfdisk.
* rsync-2.6.8.
* grsync-0.4.3
 :-[ Editado:* ...e, claro: clonagem pelo DD (comando mais abaixo).

Você pode usar o LiveCD ou o LiveUSB. Na página do desemvolvedor tem um Tutorial (em inglês) ensinando como criar, redimansionar e copiar partições.

Mas não tem no LiveCD do Ubuntu ? Sim, mas é a versão 0.1-0 e este é 0.2.5-3. 8)

Obs.: com o Gparted você poderá copiar a partição inteira, mas para cópia fiel (disco a disco) será necessário o comando abaixo:
Código: [Selecionar]
# dd if=/dev/hdorigem of=/dev/hddestino bs=100M conv=noerror
Onde:

if=/dev/hdorigem => disco de origem Ex.: /dev/hda

of=/dev/hddestino => disco de destino Ex.: /dev/hdb

bs => tamanho do bloco a ser copiado - depende da RAM da maquina, quanto maior, mais rapido.
conv=noerror => ideal para discos problematicos (quando ha necessidade de copia para analise forense ou outros fins). Continua o processo mesmo encontrando erros.

Um exemplo: Após a clonagem com o comando acima é só redimensionar a partição com o Gparted.  ;D

[]'s
« Última modificação: 20 de Julho de 2006, 13:35 por havocz »
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

Offline mjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Esqueça de vez do Partition Magic/Ghost!
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2006, 13:29 »
Olá,

Eu baixei a iso do Gparted e estou fazendo o boot por ela normalmente, mas no entanto não estou tendo acesso a redimencionar a partição que eu quero (só aparece opção para diminui-la  e não aumenta-la apesar de ter no hd algo em torno de 2GB não alocado)...

Alguma dica?
Marcelo Jr.

Aproveite para aprender com os erros alheios. Você certamente não terá tempo de cometê-los todos sozinho (Trupper).