Autor Tópico: Meu note não aceita instalação do Ubuntu  (Lida 7697 vezes)

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Meu note não aceita instalação do Ubuntu
« Online: 09 de Junho de 2011, 13:58 »
Preciso de uma ajudinha aqui. Comprei um note HP Pavilion dv6-3250us, e ele já veio com várias partições, então não consigo instalar o Ubuntu.
Segundo o gerenciador de dispositivos, as partições do computador são:

- System - 199 mb (ntfs)
- Windows - 48,96 gb (ntfs)
- Arquivos - 597,9 gb (ntfs) - essa partição eu fiz pra compartilhar meus dados entre os sistemas windows e linux
- Espaço vazio (onde eu pretendia instalar o ubuntu - 22,4 gb)
- Recovery - 29,09 gb (nfts)
- HP tools - 103 mb (fat32)

Quando abro o cd de instalação do Ubuntu (e o GParted), ele mostra as partições da seguinte forma:

- windows ( /dev/sda1 ) - 1 mb (forma desc)
- windows ( /dev/sda2 ) - 208,7 mb (ntfs)
- /dev/sda3 - 52,56 gb (ntfs)
- /dev/sda4 - 697,4 gb (forma desc)

E não aparece o espaço não-alocado pra instalação.

Gostaria de saber como mexer nas partições pra poder instalar o Ubuntu.
Obrigada!

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Meu note não aceita instalação do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2011, 15:16 »
Você quer manter o windows e instalar em dual boot ou quer apagar tudo e instalar o ubuntu?
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Meu note não aceita instalação do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2011, 15:20 »
Quero manter o dual boot. Praticamente não uso o windows, mas já aconteceu de precisar pra alguma coisa, tipo comprar ebook online (os softwares não rodam via wine)

jubuntux

  • Visitante
Re: Meu note não aceita instalação do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2011, 15:31 »
Você tem o CD/DVD de instalação do windows?

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Meu note não aceita instalação do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2011, 15:36 »
Não tenho. Ele formata através dessa partição "recovery". Por isso não sei se posso mexer nas partições primárias dele nem como fazer isso.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Meu note não aceita instalação do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2011, 15:52 »
Vc teria que criar uma partição extendida p/ instalar o ubuntu pq ja tem 4 partições primarias.
Vc tem 750gb/hd?

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Meu note não aceita instalação do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2011, 15:55 »
O Problema do Recovery é que ele fica gerando constantemente uns arquivos de recuperação!

Peça o DVD de recuperação da HP e certifique-se que pode excluir a partição recovery, sem perder a garantia.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

jubuntux

  • Visitante
Re: Meu note não aceita instalação do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2011, 15:57 »
Pois, já calculava que não tinha!
Aconteceu comigo isso mesmo quando comprei o meu portátil...
O disco vinha particionado dentro dos mesmos parâmetros, é um Compaq também da HP.
Também não sei se tem a mesma possibilidade que me foi dada, ou seja, estava ainda a estudar e a compra do mesmo foi através de uma iniciativa de apoio do Estado e o lado bom foi que tive também a possibilidade de me ver livre do embriagador e insólito windows vista ao adquirir o  DVD do windows7 com o seu "efeito refrescante" integrado na mesma iniciativa de apoio e por um valor bem mais baixo.
Bom, como depois instalei o windows7 particionei o HD ao meu gosto deixando espaço para o ubuntu.

Já não sei se é possível criar uma iso por exemplo para um disco externo do conteúdo da partição de recuperação, assim se fosse necessária era só conectar e no windows dificilmente não seria necessária! Quando muito poderia ver-se livre da partição do HP Tools mas pelo espaço que deixava nem vale a pena o esforço..., outra hipótese seria criar uma iso da partição onde está o windows e a do sistema reservado que normalmente se encontra ao início, mas não sei se daria certo! Enfim, tente colocar aqui mais pormenores para se tentar uma solução, ok?

jubuntux

  • Visitante
Re: Meu note não aceita instalação do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2011, 16:02 »
O Problema do Recovery é que ele fica gerando constantemente uns arquivos de recuperação!

Peça o DVD de recuperação da HP e certifique-se que pode excluir a partição recovery, sem perder a garantia.

Quisera eu que na altura a área do Recovery gerasse arquivos de recuperação para sanar os desvarios do vista! Mas não era bem assim... :P

Só funcionava para reinstalar o sistema com a mascara da palavra "recuperação"  ;D
« Última modificação: 09 de Junho de 2011, 16:03 por jubuntux »

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Meu note não aceita instalação do Ubuntu
« Resposta #9 Online: 09 de Junho de 2011, 18:50 »
Quisera eu que na altura a área do Recovery gerasse arquivos de recuperação para sanar os desvarios do vista! Mas não era bem assim... :P

Só funcionava para reinstalar o sistema com a mascara da palavra "recuperação"  ;D

Pelo note anterior que tive, é isso mesmo! Essa partição recovery simplesmente formata o pc e mais nada, e foi criada pra eles não gastarem dinheiro com cd de instalação (só pode ser isso).
Pensei em criar uma ISO do windows, mas não sei se ele iria reconhecer o windows como original ou pirata (pagar o windows pra depois ficar com um sistema pirata na mão é de f***r ne...).
Acho que a forma mais fácil seria fazer a particao extendida, mas não tenho nem noção de como fazer isso. Se alguém tiver um tutorial bem explicadinho por ai, agradeço!

Quanto a outra pergunta, meu HD é de 750gb mesmo, e o computador foi trazido dos EUA por um conhecido, então realmente duvido que eu consiga o cd de instalação. Pensei em apagar a partição HP tool, nem tanto pelo espaço, mas pra vagar uma partição primária, mas acho que ainda assim não vai dar pra instalar.
« Última modificação: 09 de Junho de 2011, 18:56 por evil_queen »

jubuntux

  • Visitante
Re: Meu note não aceita instalação do Ubuntu
« Resposta #10 Online: 09 de Junho de 2011, 21:01 »
A partição de recuperação está configurada para apenas estar acessível para o efeito a que foi destinada, o que na altura pude verificar não é manipulável, é daqueles elementos que nos dizem: "clica ali que reinstalo tudo de novo porque a única coisa que me podes fazer directamente é eliminar-me!". Quanto a criar uma imagem de sistema, ou se acerta num programa externo para o fazer correctamente ou então (de preferência) usar o aplicativo de criação de imagem que vem no windows, mas depende da versão porque acho que não vem em todas, o meu 7 por acaso traz isso. O que certamente pode acontecer é que a imagem criada, ainda que genuína, permitirá o uso do sistema até ao término do período para obter o certificado de autenticidade da chave, agora aqui poderá estar o problema que possivelmente só a HP poderá resolver através de um nosso pedido dessa chave!

A partição HP tolls é demasiado pequena para instalar o que quer que seja, nem para a swap servia!

Sabendo o que sei hoje, se estivesse nessas circunstâncias e de acordo com o que referiu antes "Praticamente não uso o windows, mas já aconteceu de precisar pra alguma coisa, tipo...", acho que a minha preocupação em manter o windows estaria muito desvanecida..., seria como pensar que precisava de uns 10 sistemas porque todos eles de forma exclusiva rodariam pelo menos um programa que iria precisar, acho que dificilmente um pc aguentaria com uma carga dessas...

Se deseja mesmo usar o ubuntu no seu dia a dia e muito ocasionalmente usar o windows, a sugestão que deixo é que deixe no HD apenas as 3 primeiras partições que o GParted detectou, salvaguardar o windows com pontos de restauro pode ser o suficiente face ao uso apenas periódico deste sistema; no espaço de "/dev/sda4 - 697,4 gb (forma desc)" criar através do GParted 3 partições (com as dimensões previstas) não formatadas, depois aquando do processo de instalação do ubuntu poderá aplicar-lhes os respectivos parâmetros.

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Meu note não aceita instalação do Ubuntu
« Resposta #11 Online: 09 de Junho de 2011, 22:27 »
Pelo que mexi no site da hp, é possivel fazer um dvd de recuperação e apagar a particao "recovery".
Mas me parece que o Gparted sequer reconhece essa particao, pois das 4 que ele reconhece, nenhuma tem o seu tamanho ou nome. Ela me parece mesclada com a partição "HP tools" e a partição "arquivos", pois está constando " /dev/sda4 - 697,4 gb (forma desconhecida)"
Aí fico com receio de apagar a partição a toa...

jubuntux

  • Visitante
Re: Meu note não aceita instalação do Ubuntu
« Resposta #12 Online: 09 de Junho de 2011, 23:19 »
- windows ( /dev/sda1 ) - 1 mb (forma desc) (espaço vazio)
- windows ( /dev/sda2 ) - 208,7 mb (ntfs) :::Sistema reservado::: (Sistem)
- /dev/sda3 - 52,56 gb (ntfs) :::Windows:::
- /dev/sda4 - 697,4 gb (forma desc) (restante)

Quando vemos através de gestor de discos no windows as dimensões das partições costumam ser um pouco inferiores às apresentadas no GParted, por isso, são apenas leituras diferentes mas se pretende então obter espaço livre para o ubuntu é a área dos 697,4 gb que pode alterar.
Dá para perceber que a partição que criou para arquivos está incluída nos 697,4 gb, assim, se tiver lá arquivos seus, aceda aos mesmos através do windows e faça um backup deles, de seguida na Gestão de discos pode eliminar essa partição.
Agora em princípio o GParted apresentará outra leitura onde está incluído um espaço vazio antes ocupado pela partição dos tais Arquivos e poderá ser mais fácil identificar a partição como um todo que pretende eliminar e criar espaço para o novo sistema.
No GParted deve evitar tocar na 2ª (208,7 mb) e na 3ª (52,56 gb), o que existe daí para a direita pode ser eliminado para depois em todo esse espaço se proceder à criação das novas partições para o ubuntu.

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Meu note não aceita instalação do Ubuntu
« Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2011, 03:33 »
Fiz backup e apaguei a particao de dados, e executei o instalador.
Ele mostrou o seguinte esquema de partições:

/dev/sad
   /dev/sda1 - NTFS - 208 MB (system)
   /dev/sda2 - NTFS - 57757 MB (windows 7)
      inútil - 660849 MB (espaço livre)
   /dev/sda2 - NTFS - 31230 MB (recovery)
   /dev/sda2 - FAT32 - 107 MB (HP tools)

Porém ao clicar no espaço livre, ele não me permite a instalação, uma vez que continuo com 4 partições primárias.
Outra coisa, no Easeus Partition manager (que uso pra particionar no windows) o meu HD aparece como "dynamic volume" e, diferentemente dos outros hds que tenho, não me permite redimensionar/realocar partições (só consigo fazê-lo mexendo diretamente no gerenciamento de discos do windows)

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Meu note não aceita instalação do Ubuntu
« Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2011, 07:14 »
Qualquer disco só aceita 4 partições primárias.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...