Autor Tópico: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo  (Lida 133371 vezes)

Offline n3rdbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #120 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 05:21 »
Olá galera,

Este tópico me ajudou muito, posso desligar minha ATI 6470m com facilidade pelo terminal, porém não posso liga-la, quando eu a ligo quebra o sistema e tenho que formatar, uso Ubuntu 12.10 e não instalei nenhum driver para a placa ainda desde a ultima formatação, gostaria de alguma ajuda se possível pois já pesquisei muito na web por dias e nada que funcionasse, minha gpu é híbrida Intel i5 g2 e ATI Radeon HD 6470m. Para maiores informações de hardware meu laptop é um HP Pavilion DM4-2155br.
Laptop HP Pavilion DM4-2155br, Intel CORE I5 #2, AMD ATI Radeon HD Grafics 6470m 1gb, memoria ddr3 12gb, sistema Ubuntu 12.10

Offline shermanflima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #121 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 13:53 »
Como usar o vgaswitcheroo no Debian Wheezy com Kernel 3.2, duas placa AMD uma HD4200 e  uma HD5470.
1-não existe a pasta vgaswitcheroo dentro de /sys/kernel/debug.
2-o comando grep -i switcheroo /boot/config-3.2.0-4-amd64 .
Código: [Selecionar]
grep -i switcheroo /boot/config-3.2.0-4-amd64
CONFIG_VGA_SWITCHEROO=y
3-ja rodei o comando # modprobe radeon.
4-driver proprietario nao instalado.
5-placa que vem ativada HD5470.
6-/boot/grub/menu.ls não existe.

Alguém tem alguma dica.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #122 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 16:38 »
pode ser que algum parametro esteja sendo passado ao kernel na inicializaçao (estilho no_mode_set ou algo assim), no fedora eu ja tentei e é a mesma coisa, esta habilitado, sem driver proprietario mas o diretorio simplesmente nao é montado, como nao uso o fedora nao insisti na soluçao, mas creio que o caso é esse, algum parametro sendo passado na inicializaçao pra fazer alguma coisa no video, veja se o modulo vgaswitcheroo subiu, se nao tente subir manual e veja o erro.
Ubuntu Linux 10.10

Offline n3rdbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #123 Online: 08 de MAR?O de 2013, 22:27 »
Bom galerinha eu já passei aqui tentando resolver meu problema porém acho que agora posso descrever de forma mais completa o que acontece aqui, é o seguinte:

Tenho GPU comutável Intel HD e ATI 6470m.

Não consigo nem no modo de "click" nem via terminal instalar os drivers ATI do site da ATI, baixo ele e quando vou instalar diz que faltam ferramentas e por isso não instala.

Quando instalo pela aba Drivers Adicionais ele instala, e quando reinicia e faço login ele parece normal porém só mostra o papel de parede sem as barras superior e do Unity.

Em uma instalação limpa como a que rodo agora os resultados do comando "lspci | grep VGA" são:

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Caicos [Radeon HD 6400M/7400M Series]

 Isso me faz crer que meu Ubuntu sabe muito bem qual é minha placa de vídeo, e quando uso o comando "cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/vga a resposta é

0:DIS: :Pwr:0000:01:00.0
1:IGD:+:Pwr:0000:00:02.0

 Creio que o sinal de "+" indique a placa ativa no sistema, porém não sei ( ou não estou fazendo corretamente ) como ativar a placa discreta (ATI).

Consigo com os comandos deste tutorial desligar e ligar minha ATI sem problemas mas não consigo ativa-la.

Se eu faço, na tela de login, o comando crt+alt+f1 e vou para modo texto, faço login e então subo o modulo radeon com "sudo modprobe radeon" acedo a usuario root e dou um "echo DDIS > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch e então "pgrep X" e dou "kill+(o numero do X)" ele trava e tenho que desligar pelo botão do power e religar para voltar ao normal.

Estou fazendo algo errado?
Laptop HP Pavilion DM4-2155br, Intel CORE I5 #2, AMD ATI Radeon HD Grafics 6470m 1gb, memoria ddr3 12gb, sistema Ubuntu 12.10

Offline harlanrodrigo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #124 Online: 10 de MAR?O de 2013, 21:14 »
Bom, estou em uma situação relativamente parecida com o colega acima.

Quando dou o comando "lspci l grep vga" (esse l é um L é?) aparecem as seguintes placas:

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 18)
02:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI M96 [Mobility Radeon HD 4650]

O que me levou a mesma conclusão. Antigamente eu pensava que meu Ubuntu não estava reconhecendo a minha placa da ATI, mas agora vi que não é o que acontece. Eu tive que até testar o OpenSuse e ele identificava e colocava ela logo como padrão, mas tive uns problemas com o S.O e resolvi voltar para o Ubuntu.

Após isso dou o comando inicial do tutorial e aparecem o seguinte:

0:IGD:+:Pwr:0000:00:02.0
1:DIS: :Pwr:0000:02:00.0
2:DIS-Audio:+:Pwr:0000:02:00.1

Aí, seguindo a mesma lógica, me leva a crer que a integrada da Intel esteja ativada e a outra deve ser algo da placa de som. Quando vou me configurações de sistema > Detalhes > Gráficos aparece a unidade Intel Ironlake Mobile.

No entanto, ainda sou relativamente novo no linux e é a primeira vez que estou fazendo esse procedimento. Como faço pra ativar minha placa de vídeo? Qual comando utilizo? Vi que é algo relacionado ao shell e o caminho do arquivo, mas sinceramente não sei como fazer.

Muito obrigado!




Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #125 Online: 11 de MAR?O de 2013, 08:51 »
Tenho GPU comutável Intel HD e ATI 6470m.

Não consigo nem no modo de "click" nem via terminal instalar os drivers ATI do site da ATI, baixo ele e quando vou instalar diz que faltam ferramentas e por isso não instala.

Quando instalo pela aba Drivers Adicionais ele instala, e quando reinicia e faço login ele parece normal porém só mostra o papel de parede sem as barras superior e do Unity.


Em primeiro lugar, se voce deseja comutar nao pode ter drivers proprietariso instalados, o modulo vgaswitcheroo nao funciona com drivers proprietarios amd. Tendo isso em vista, a partir de uma instalaçao limpa voce pode tentar comutar.

Infelizmente eu nao tive mais tempo de testar, mas estava tendo problemas em comutar na nova versao do kernel (eu desligava a integrada e ativava a discreta mas nao conseguia reiniciar o X, o pc trava), nao sei se foi resolvido isso. Apesar disso o comando para desligar a adiscreta continuava funconando normalmente.

harlanrodrigo


Bom, a sua situaçao é a mesma, em teoria bastaria realizar os comandos pra alterar a placa no terminal como root, mas ultimamente nao tem dado certo com o novo kernel (pode ter sido corrigido, eu nao uso o meu pc a pelo menos um mes). Vou testar hoje quando chegar em casa pra poder ajudar mais.

Lista de referenia rapida de comandos, como root:

Desliga a placa que nao esta sendo usada (que esta como secundaria)
echo OFF > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch

Liga a placa que nao esta sendo usada (que esta como secundaria)
echo ON > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch

Altera para a discreta (que deve estar previamente ligada, o comando ja desliga a outra placa)
echo DDIS > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
kill (numero do pid do X)

Altera para a integrada (que deve estar previamente ligada, o comando ja desliga a outra placa)
echo DIGD > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
kill (numero do pid do X)
Ubuntu Linux 10.10

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #126 Online: 21 de MAR?O de 2013, 14:39 »
Olá galera, tudo bem? Pois bem, estou acompanhando este tópico a mais de 1 ano. Aprendi a trocar de gpu, fazer scripts e aprendi que o driver proprietário da AMD não funciona na minha placa Mobility Radeon HD 5400 Series. Mas uma coisa eu não consegui ainda e quero agora pedir a ajuda de vcs: habilitar a aceleração gráfica da minha placa de desempenho, pois esse tempo todo a placa integrada tem funcionado bem melhor do q a de desempenho, pois não consigo faze-la funcionar como deveria nem a pau.
Me ajudem por favor, executarei qualquer comando q me pedirem.

Offline juliofilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #127 Online: 21 de MAR?O de 2013, 15:24 »
Oi brunnux,
Cara tem certeza que o novo driver proprietário Catalyst não funcionou?
Aqui funcionou perfeitamente! Uso Ubuntu 12.04Lts 64bit com uma AMD Radeon HD 6600M/Intel HD Graphics.
A Steam em parceria com a AMD lançaram uma nova versão do driver de vídeo pra linux e funcionou muito bem. Com o driver proprietário antigo fazia 1300 FPS no teste com o glxgears, hoje faz 1900 FPS. Jogo meus jogos da Steam na configuração de vídeo high, emulo nintendo Wii, tudo rodando de boa!
O conselho que te dou é: esquece esse switcheroo por enquanto e usa o driver da amd mesmo que é muito bom!

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #128 Online: 21 de MAR?O de 2013, 16:53 »
Citar
Oi brunnux,
Cara tem certeza que o novo driver proprietário Catalyst não funcionou?
Aqui funcionou perfeitamente! Uso Ubuntu 12.04Lts 64bit com uma AMD Radeon HD 6600M/Intel HD Graphics.
A Steam em parceria com a AMD lançaram uma nova versão do driver de vídeo pra linux e funcionou muito bem. Com o driver proprietário antigo fazia 1300 FPS no teste com o glxgears, hoje faz 1900 FPS. Jogo meus jogos da Steam na configuração de vídeo high, emulo nintendo Wii, tudo rodando de boa!
O conselho que te dou é: esquece esse switcheroo por enquanto e usa o driver da amd mesmo que é muito bom!

juliofilho, será q vc pode me passar o link do driver? Vou testar hoje mesmo, o ruim é q toda vez q dá errado eu n consigo reverter e acabo tendo q reinstalar o ubuntu, uso o 12.10 x64. Apesar de que todas as minhas outras tentativas com as outras versões do driver do site da amd deram errado, e minha placa é 5400 n sei se tem haver.

Offline juliofilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #129 Online: 21 de MAR?O de 2013, 17:07 »
http://support.amd.com/us/gpudownload/linux/Pages/radeon_linux.aspx

se precisar de ajuda pra instalar é só dizer  ;)

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #130 Online: 21 de MAR?O de 2013, 19:15 »
Citar
se precisar de ajuda pra instalar é só dizer 

Bom, baixei o driver .zip, dentro tem um .run, é só executar, n é?

Offline juliofilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #131 Online: 21 de MAR?O de 2013, 19:19 »
Agora que você tem o .run pode seguir esse tutorial
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1930450
e usar esse .run no lugar

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #132 Online: 21 de MAR?O de 2013, 20:34 »
 juliofilho, ao envés  de usar seu tutorial usei este: http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Quantal_Installation_Guide
que pelo jeito parece basicamente a mesma coisa só que mantido pela wiki da amd não oficial.

fiz os seguintes passos:

instalar pré requisitos:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install build-essential cdbs dh-make dkms execstack dh-modaliases linux-headers-generic fakeroot
como eu uso x64 também tenho q instalar:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install lib32gcc1
criei o diretório e entrei nele:
Código: [Selecionar]
mkdir catalyst13.1 && cd catalyst13.1
joguei o arquivo .run lá dentro e entrei no diretório, depois tornei ele executável:
Código: [Selecionar]
chmod +x amd-driver-installer-catalyst-13.1-linux-x86.x86_64.run
fiz os .debs:
Código: [Selecionar]
sudo sh ./amd-driver-installer-catalyst-13.1-linux-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/quantal
e instalei:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i fglrx*.deb
Até aí tudo certo, nem um erro sequer. Reinicio o computador e faço login normalmente, porem quando carrega minha área de trabalho, o unity não aparece. Na verdade não aparece nada alem do papel de parede e um arquivo qualquer q estava na minha área de trabalho.

então tentei isso:
Código: [Selecionar]
sudo amdconfig --initial -f
É aí que as coisas pioram pois depois q faço isso e reinicio, agora aparece uma mensagem me dizendo q irá iniciar em modo básico de gráficos, aperto ok, depois me pergunta se quero iniciar em modo básico só desta vez, mas o cursor do mouse n aparece e nem o teclado funciona, tenho q fazer um ctrl+alt+f2 e reiniciar.

Então, agora eu n sei mais o q fazer.

Offline juliofilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #133 Online: 22 de MAR?O de 2013, 13:34 »
me lembro de ter lido em algum lugar quando estava a procura de resolver o problema da minha placa que essa solução só servia para placas híbridas muxless e que as radeon muxless são as da linha HD 6000 e superior... a sua é uma 5400 né? talvez não seja muxless

cara antes de mais nada tenta ver qual das gpus está ativa?
Código: [Selecionar]
amdconfig --pxl            # List current activated GPUe depois faz uns testes ve se entra em algum dos modos
Código: [Selecionar]
sudo amdconfig --px-dgpu   # Activate discrete GPU (High-Performance mode), must re-start X to take effect
sudo amdconfig --px-igpu   # Activate integrated GPU (Power-Saving mode), must re-start X to take effect

se não funcionar tenta gerar um xorg.conf pra placas amd dual, pode ser que esse seja o caso
Código: [Selecionar]
sudo amdconfig --initial -f --adapter=all
posta ai o resultado

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #134 Online: 22 de MAR?O de 2013, 20:23 »
juliofilho

Todos os seus comandos funcionam, não consigo colar aqui o saída porque estou usando ctrl+alt+f1 para fazer os comandos.
amdconfig --pxl mostra que estou usando a placa de economia de energia.
sudo amdconfig --px-dgpu muda para a placa de desempenho com sucesso.
sudo amdconfig --initial -f --adapter=all depois deste comando agora na hora que diz que está iniciando em modo de gráficos básicos, aparece um "x" como cursor em que eu posso agora clicar nas opções que antes não dava, então posso escolher reconfigurar gráficos, porem na tela de login quando digito minha senha e aperto enter, a tela só pisca e volta para a tela de login. Tenho que entrar como convidado, onde não consigo executar comandos, só com ctrl+alt+f1.