Autor Tópico: Dúvidas das mais diversas  (Lida 4805 vezes)

Offline CORE_ZSUL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Dúvidas das mais diversas
« Online: 26 de Setembro de 2005, 00:57 »
Olá galera

Pra não espalhar diversas dúvidas pelas sessões do fórum, resolvi concentrá-las aqui na parte de GERAIS.  Vamos a elas:

1) Sobre o BOOT
- É normal, o Ubuntu levar 1min e 12seg até a tela de login e 1min e 40seg até abertura completa do gnome em um PC barton 2.8 512ddr400 ?

- É normal aparecer na inicialização algo como: Mounting /dev/hda... filesystem ext3 ?  Não consegui escrever exatamente o que aparece.  Mas dá a impressão que ele está montando a partição e isso seria a causa da demora do boot, sendo que na instalação do Ubuntu fiz 3 partições: / ; /home e swap


2) ReiserFS x Ext3
- Qual as principais e importantes diferenças entre esses 2 tipos de sistemas?  Tentei 30x instalar em ReiserFS conforme me foi indicado, mas sempre durante a inicialização aparecia VFS: Can't find ext3 filesystem (ou algo parecido com isso).  Depois desisti, instalei em EXT3 mesmo e a msg nunca mais apareceu.  Mas a impressão que me dá, é que o BOOT com o ReiserFS (mesmo com essa msg de erro), era muito mais rápido do que é hoje.

A única coisa boa é que durante essas 30 tentativas, decidi por apagar de uma vez o XP e me afastei e afastei meus familiares por completo da micro$oft e do Tio Bill.  Só tenho a agradecer ao LedStyle que me mostrou o maravilhoso mundo do Linux e me apresentou ao Ubuntu.


3) Sobre a PLACA DE VIDEO
- No arquivo xorg.conf aparece as informações:
Section "Device"
   Identifier   "ATI Technologies, Inc. Radeon 9600 XT (RV350 AR)"
   Driver      "ati"
   BusID      "PCI:1:0:0"

Se minha placa é AGP não deveria aparecer outra coisa no BusID ?

- O Ubuntu já instalou os drivers da minha placa e eu posso rodar jogos 3D? Ou preciso instalar alguma coisa?  


4) Sobre Fotos e Vídeos
- Pra acessar o diretório das fotos tenho que abrir o Terminal como Root, pois não consigo ter acesso pelo Computador, Pasta Pessoais e nem abrindo o gThumb, pois o diretório das fotos simplesmente não aparece.  Ou seja, pra que eu veja as fotos só indo no terminal e digitando gThumb de lá.

- Infelizmente (ou felizmente), quando comprei minha camera digital, eu já estava na fase de transição para o Linux, então pouco usei no XP.  O fato é que tirei uma foto panorâmica com a camera e no gThumb só consigo ver foto por foto e não ela montada por inteiro.  É normal isso? Isso também aconteceria no Windows? Não tem como eu ver a foto de fato em imagem panorâmica?


5) Skins, Temas,...
- Onde arrumar skins pro XMMS e temas pro Ubuntu?


Bom, por enquanto é isso... Sei que o tópico ficou por deveras extenso e pode dar uma preguicinha em ler, mas fico aguardando as possíveis soluções.  Desde já, agradeço a atenção.

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Re: Dúvidas das mais diversas
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2005, 17:46 »
Citação de: "CORE_ZSUL"
É normal, o Ubuntu levar 1min e 12seg até a tela de login e 1min e 40seg até abertura completa do gnome em um PC barton 2.8 512ddr400 ?

Acho que é normal sim, tenho um computador pior que o seu e vai um pouco mais devagar do que isso. Minha dica é que você configure o sistema para logar automaticamente (no caso de você ter apenas um usuário).

Citação de: "CORE_ZSUL"
É normal aparecer na inicialização algo como: Mounting /dev/hda... filesystem ext3 ?  Não consegui escrever exatamente o que aparece.  Mas dá a impressão que ele está montando a partição e isso seria a causa da demora do boot, sendo que na instalação do Ubuntu fiz 3 partições: / ; /home e swap

Sim, é normal, inclusive tem um tópico meu na seção de sistema perguntando como retirar essa verificação por uma partição ext3 já que eu uso reiserfs. A demora é porque você está usando ext3, porque aqui fica em torno de 3 segundos nisso.

Citação de: "CORE_ZSUL"
Qual as principais e importantes diferenças entre esses 2 tipos de sistemas?  Tentei 30x instalar em ReiserFS conforme me foi indicado, mas sempre durante a inicialização aparecia VFS: Can't find ext3 filesystem (ou algo parecido com isso).  Depois desisti, instalei em EXT3 mesmo e a msg nunca mais apareceu.  Mas a impressão que me dá, é que o BOOT com o ReiserFS (mesmo com essa msg de erro), era muito mais rápido do que é hoje.

:shock: Essa mensagem é normal, não é um erro... É que ele procura por uma partição ext3 antes de qualquer coisa porque ela pode se dividir em várias, se ele não acha ele só posta essa mensagem, mas não é erro não, tanto que o sistema carrega normalmente :)

Citação de: "CORE_ZSUL"
No arquivo xorg.conf aparece as informações:
Section "Device"
   Identifier   "ATI Technologies, Inc. Radeon 9600 XT (RV350 AR)"
   Driver      "ati"
   BusID      "PCI:1:0:0"

Se minha placa é AGP não deveria aparecer outra coisa no BusID ?


Uma pesquisa por agp na seção de hardware te dá essa resposta. Use o Pesquisar.

Citação de: "CORE_ZSUL"
- O Ubuntu já instalou os drivers da minha placa e eu posso rodar jogos 3D? Ou preciso instalar alguma coisa?


Aqui eu instalei foi direto. Verifica se o OpenGL tá ativado, porque sem ele a maioria dos jogos não rodam.

Citação de: "CORE_ZSUL"
Pra acessar o diretório das fotos tenho que abrir o Terminal como Root, pois não consigo ter acesso pelo Computador, Pasta Pessoais e nem abrindo o gThumb, pois o diretório das fotos simplesmente não aparece.  Ou seja, pra que eu veja as fotos só indo no terminal e digitando gThumb de lá.

Você tinha essas fotos na pasta de outro usuário antes? Se sim, execute:
sudo chown -R user:user pasta
Trocando user pelo seu nome de usuário e pasta pelo caminho da pasta.
Verifique também se as pastas estão com um "." (ponto) na frente do nome.[/quote]

Citação de: "CORE_ZSUL"
Onde arrumar skins pro XMMS e temas pro Ubuntu?


XMMS:
http://xmms.org/ (esse você tinha que saber)
http://winamp.com/skins/ (somente as skins versão classic funcionam no XMMS)

GNOME:
http://art.gnome.org/
http://gnome-look.org/
http://customize.org/

Bom, a maioria das suas dúvidas podiam ser resolvidas com uma simples pesquisa aqui no fórum ou no grande Google :P
Da próxima vez, use os links na minha assinatura. Você não vai cansar sua mão e vai encontrar mais respostas ainda :)
Abraço ;)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)