Autor Tópico: Arquivos inúteis  (Lida 5105 vezes)

Offline marcelo.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Arquivos inúteis
« Online: 25 de Julho de 2006, 20:34 »
Migrei (quase que totalmente) do Windows para o Ubuntu a muito pouco tempo. Meu Linux está super rápido , leve etc... Minha dúvida é a seguinte. No Windows fazia muitos ajustes para melhorar o desempenho , como por exemplo remover arquivos inúteis , alterar a interface gráfica etc ... Como no Linux é muito diferente , gostaria de saber algumas dicas para melhorar ainda mais o Sistema Operacionall. Repito , não que o meu esteje lento , pelo contrário , só que queria "otimizar" da melhor maneira possível meu Ubuntu. Removendo arquivos , programas , efeitos visuais que não tenham utilidade. Fazendo uma faxina , deixando ele o mais enxuto possível. Com exatamente o necessário para seu funcionamento. Se alguém souber aonde posso encontrar um tuto ou dica para realizar essa(s) tarefa(s) , agradeço.
Marcelo Oliveira

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Arquivos inúteis
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2006, 21:57 »
Algumas dicas:

prelink, um programa que faz uma organização nas bilbliotecas do sistema para que elas iniciem mais rapidamente, eu ainda não cheguei a tester, mas em breve pretendo dar uma olhada nele.  :)

deborphan, ele remove bibliotecas e arquivos órfãos e não utilizados do sistema.

O que deve sempre ser lembrado em qualquer distribuição, é desativar serviços desnecessários e programas que consomem muitos recursos podem ser substituídos por outros menos pesados. Também quanto menos "eye candies", mais recursos sobram.

Agora, se você ainda precisar de velocidade, procure informações sobre o apt-build, é meio complicado, as acho que pode ajudar bastante se você quer tirar o máximo possível de seu hardware.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline marcelo.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Arquivos inúteis
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2006, 22:15 »
Polaco

Obrigado pelas dicas. Ainda em sua reposta , " ... é desativar serviços desnecessários .... " como saber quais são e como desativá-los ?
outro ponto : " ... Também quanto menos "eye candies", mais recursos sobram...." o que seria eye candies ?

Obrigado
Marcelo Oliveira

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Arquivos inúteis
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2006, 23:53 »
Polaco

Obrigado pelas dicas. Ainda em sua reposta , " ... é desativar serviços desnecessários .... " como saber quais são e como desativá-los ?
outro ponto : " ... Também quanto menos "eye candies", mais recursos sobram...." o que seria eye candies ?

Obrigado


"Eye candies", como o nome sugere são coisas que só agradam aos olhos, como efeitos em janelas, transparências, sons ("ear candies"  :)), enfim, a regra básica é quanto mais efeitos visuais, mas pesado fica o sistema, e isso vale para qualquer sistema operacional, com raras excessões.

Os serviços desnecessários que eu me referi, são aquelas que você não usa, mas que vem ativados, por exemplo o Bluetooth, se seu computador não possui o dispositivo, não há porque manter o serviço do sistema ativado, se você não usa o som, pode desabilitar o ALSA, que é o servidor de som do Linux... enfim, podemos listar centenas de possibilidades configurações, que dependem bastante do uso do computador e do usuário.

Não uso o GNOME, então não tenho como lhe passar uma dica especpifica de onde estão localizadas essas configurações do sistema, mas dê uma "fuçada", não é difícil de encontrar, e informações mais detalhadas podem ser encontradas facilmente no google ou até mesmo aqui pelo fórum. :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline marcelo.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Arquivos inúteis
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2006, 19:42 »
Polaco

Mais uma vez obrigado. Vou procurar mais detalhes , partindo de suas indicações.

Marcelo
Marcelo Oliveira

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Arquivos inúteis
« Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2006, 11:36 »
Um programa que ajuda na desactivação de serviços é o bum .
Instala com:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install bumDepois abre o programa com:
Código: [Selecionar]
bum
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Arquivos inúteis
« Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2006, 14:33 »
Um programa que ajuda na desactivação de serviços é o bum .
Instala com:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install bumDepois abre o programa com:
Código: [Selecionar]
bum

Muito bom Lamego, eu conheço um programa nesse estilo mas ele trabalha pelo terminal.
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install rcconf
Código: [Selecionar]
rcconf
EDIT: Uma dica, quando estiver rodando o Bum, use o Advanced Mode (o meu é tudo inglês) e clique na aba Services. Lá você confere uma descrição detalhada do serviço à ser carregado, ou não, no boot.
« Última modificação: 27 de Julho de 2006, 14:37 por gaijin »
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0