Autor Tópico: Partições  (Lida 5515 vezes)

Offline dbu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Partições
« Online: 25 de Julho de 2006, 20:53 »
Boa noite,

Tenho uma dúvida em relação ao particionamento do Ubuntu aquando da instalação, vi por aí nuns forúns que uns dizem que precisa fazer 3 partiçoes:

  • /
  • /home
  • swap

Mas em outros fóruns dizem que so precisa de fazer:

  • /
  • swap


Agora tou em dúvida, o que faço? o que recomendam? ja agora, qual o sistema de ficheiros mais rápido e estável?


Agradecido.
mIRC Scripting Help Channel:
- #PTscripting
- irc.PTnet.org
- diabu

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Partições
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2006, 21:46 »
É apenas uma questão de gosto pessoal numa máquina desktop dividir em partições separadas o /home e o /.

Pense o seguinte, no /home, é onde ficam guardados todos os arquivos pessoais de todos os usuários e várias de suas configurações pessoais, se você por acaso precisar reinstalar a distribuição, seus arquivos pessoais não serão perdidos, nem de todos os outros usuários. Essa é uma das vantagens de possuir a partição /home separada do resto do sistema.

O lado ruim disso, é que a utilização "total" do HD é muito difícil, sendo necessário criar alguns diretórios e mexer com permissões para permitir que usuários gravem fora do /home em caso de uma emergência de falta de espaço.

Agora quando aos sistemas de arquivos, o melhor a fazer é você testar por conta própria, o "melhor" pode variar caso em caso e de usuário para usuário.  :)

Na minha opinião e baseado em alguns testes, o melhor até agora foi o XFS, rápido, estável e ocupa pouco espaço no HD.

O EXT3 ocupa um espaço grande com seus dados, não é muito rápido se comparado aos outros, mas nunca me deixou na mão, aparentemente é o mais estável.

O ReiserFS é o mais rápido, mas consome alguns recursos a mais do processador que os outros e já me deixou com sérios problemas com uma partição corrompida e o sistema sem inicializar...  :(

Se você quer saber mais sobre sistemas de arquivos, leia esse artigo na wikipédia, é bem interessante e explicativo:

http://en.wikipedia.org/wiki/File_system
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Partições
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2006, 06:26 »
dbu,
eu recomento a utilização do /home numa partição em separado pela questão da separação dos dados. Com o /home em separado no próximo upgrade completo do sistema ou numa necessidade de reinstalação não tens que te preocuar, podes formatar o sistema e instalar em meia duzia de minutos sem tne preocupares com os dados dos utilizadores.

Quanto aos eventuais problemas não concordo com o polaco:
Código: [Selecionar]
O lado ruim disso, é que a utilização "total" do HD é muito difícil, sendo necessário criar alguns diretórios e mexer com permissões para permitir que usuários gravem fora do /home em caso de uma emergência de falta de espaço.Isto não é uma questão de ser mau ou bom, é uma questão de planeamento, ou seja, se decides dar 4 GBs para o sistema (/) depois não podes/deves colocar lá dados dos utilizadores, estes vão todos para o /home .
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline dbu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Partições
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2006, 09:28 »
Obrigado Polaco e Lamego pelas respostas,

Mas mesmo assim continuo sem saber qual o Sistema de Ficheiros adequado para um:
- PII 333mhz 384mb RAM HD(2): 10gb + 20gb
no qual eu vou correr xUbuntu.
Quero um sistema de ficheiros rápido e estável , indiquem-me um sff.
mIRC Scripting Help Channel:
- #PTscripting
- irc.PTnet.org
- diabu

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Partições
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2006, 09:39 »

Quanto aos eventuais problemas não concordo com o polaco:
Código: [Selecionar]
O lado ruim disso, é que a utilização "total" do HD é muito difícil, sendo necessário criar alguns diretórios e mexer com permissões para permitir que usuários gravem fora do /home em caso de uma emergência de falta de espaço.Isto não é uma questão de ser mau ou bom, é uma questão de planeamento, ou seja, se decides dar 4 GBs para o sistema (/) depois não podes/deves colocar lá dados dos utilizadores, estes vão todos para o /home .

Sim, mas com certeza você vai concordar comigo que esse planejamento é um pouco complicado, principalmenete para um usuário novato, e é um pouco frustrante não conseguir copiar um arquivo por estar com o disco rígido cheio, e lá numa outra partição ter, sei lá, cinco ou dez gigas livres...  ::)

Citação de: dbu
Mas mesmo assim continuo sem saber qual o Sistema de Ficheiros adequado para um:
- PII 333mhz 384mb RAM HD(2): 10gb + 20gb
no qual eu vou correr xUbuntu.
Quero um sistema de ficheiros rápido e estável , indiquem-me um sff.

Eu no seu caso, se estivesse instalando pelo live-cd, optava pelo ext3, pelo fato dele ocupar menos recursos, já escassos, do seu processador, mas é como eu disse, testar ainda é a melhor solução.

« Última modificação: 26 de Julho de 2006, 09:41 por Polaco »
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline kropco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Partições
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2006, 10:17 »
coloca o de 10g para sistema e swap e deixa o outro, de 20gb para o /home...
você consegue definir isto no gparted, no início da instalação pelo CD...é só escolher "especificar manualmente as partições" (ou algo parecido com isso, que aparece logo nas primeiras telas da instalação)...

é como se você tivesse o c:/ do windows para sistemas, e um D:/ para arquivos...
no caso de formatar o sistema, vc não perde nada dos seus arquivos...

Valeu?

Adriano