Autor Tópico: Quase um Blog :) Instalação Ubuntu em HP ZV6203  (Lida 5010 vezes)

AnjoZero

  • Visitante
Quase um Blog :) Instalação Ubuntu em HP ZV6203
« Online: 26 de Julho de 2006, 05:40 »
Bom dia,

Ja leio este forum tem uns dias, mas so agora me registrei.

Em meio a tantos topicos pedindo coisas, achei interessante incluir umas linhas sobre a experiencia com a instalação, alegrias, tristezas, a vida, o universo e tudo o mais, referentes a minha instalação dual-boot do Ubuntu no meu notebook serie ZV6000.

Pq Linux?

Eu queria instalar o Linux pq praticamente todos os softwares que eu uso e gosto são também opensource (tirando o firewall, anti-spy e o antivirus do windows, obviamente ): Openoffice, Firefox, Blender, InkScape, Gimp, entre outras coisas que eu poderia rodar também com Linux, como o Gaim e compiladores Cpp.

Pelo que andei lendo, se não entendi errado, vou conseguir também um ganho em relação ao desempenho do OpenGL usando Linux ao inves do windows, o que já é incentivo suficiente para migrar.

Linux e usuarios iniciantes

Não vou dizer que o Linux é facil, pq não é. Até aonde percebo o Linux não foi concebido para ganhar em popularidade, e sim em eficiencia. A curva de aprendizado é sofrida. Mas diferente do windows, onde cada problema é questão de desinstalar/reinstalar e atualizar driver, cada problema que vc encara no Linux é um aprendizado em relação ao proprio sistema.

O botão de pesquisar esta ai para isso, São google ajuda também aqueles que sabem rezar, digo, pesquisar,  so não acha quem não quer ou tem o azar de ser o primeiro a sofrer...

Mas pq Ubuntu?

Sei la, achei interessante o slogan n_n

Bom, é isso...
att,
Amauri

AnjoZero

  • Visitante
continuando...
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2006, 06:05 »
Instalando o ubuntu propriamente dito...

Segui as dicas de instalação do site:
http://www.crhc.uiuc.edu/~mjmille2/howtos/dual-boot-linux-and-windows/

3 coisas já são dignas de nota:

1-O "Linux System Rescue CD" é bem interessante. Ao menos pra mim que estou vindo do Windows, achei otima a ferramenta QTParted.

Se não me engano (faz tempo que não particiono HD's) eu usava o FDisk, isso quando o usuario-cliente-amigo não queria o HD todo pra ele... Sempre gostei de pelo menos 2 partições, uma pro sistema e outra pro resto... Saves de games, trabalhos de faculdade, entre outras coisas, sempre gostei de ter separados... O QTParted vai fazer parte do meu kit basico de cd's, com certeza.

Importante: Antes de usar o QTParted, passar chkdsk e defrag no HD.

Partições efetuadas como mandou o cara: 1 NTFS (windows pre-instalado) primaria, 1 ext3 primaria, 1 partição logica com o Swap e uma Fat32 dentro pra oba-oba...

e...

2-Versão 6.06 não instalou...

Não entendi o motivo, so sei que dava erro no passo de instalar o sistema (atual passo depois do 6 na instalação do Dapper), e voltava ao passo 5 (particionador de HD)...

Resolvi não perder tempo: voltei ao QTParted, apaguei as partições extras e restaurei a NTFS ao tamanho original... Voltei ao windows (ou seja, nenhum dano a MBR), passei novamente o check disk e o defrag (nenhum dano aparente ao sistema de arquivos)...

Dai pensei, reli o tutorial e pensei denovo: "Afinal de contas, eu não vou colocar um terceito SO nesta maquina... Que se dane, vai ser tudo partição extendida!!!

Ai deu certo, começou a instalação...

3- E nada de parecer o tal Grub!!!

Pensei logo, zongwth #$%*@ centaixora  :'(, babou tudo, la vou eu ter que reinstalar o windows denovo...

Mas eis que reiniciou a maquina e o tal GRUB ja tinha configurado o dual boot, sozinho!!!

Ufa... que bom, me salvei de mais uma reinstalação no meu curriculo...

Assim termina a saga de hoje...

Proximo capitulo: Instação do winmodem, wi-fi e da placa de video ati xpress 200m... isso sim que eh o bicho!!!

Att,
Amauri
« Última modificação: 26 de Julho de 2006, 10:00 por galactus »

AnjoZero

  • Visitante
Configurando o ADSL...
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2006, 17:14 »
Pelo que vi não vou conseguir instalar o winmodem sem usar o ap-get...

Nada mais simples e nada mais facil do que usar o comando "sudo pppoeconf", encontrado no topico
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8263.0

Achei que seria mais dificil, com milhares de mexidas em termos de arquivos obscuros de configuração, etc...

Ta, ok, que bom que foi facil, yes, yes!!! ufa^^

Proximo passo: winmodem...

Att,
Amauri

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Quase um Blog :) Instalação Ubuntu em HP ZV6203
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2006, 18:06 »
Mas pq Ubuntu?

Sei la, achei interessante o slogan n_n

Essa foi ótima.  :D

Espero que goste do GNU/Linux e que chegue ao ponto de não precisar mais de Windows (não estou desmerecendo) na sua máquina, como muitos aqui do fórum (inclusive eu) já o fazem. Lembrando que qualquer coisa, estamos aí!

[]'s
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

AnjoZero

  • Visitante
Sobre o Windows
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2006, 19:12 »
Mas é mesmo ;D... Eu gostava do slogan do Google, até ele se dobrar a China...

No meio de tanta banda podre na politica em geral e uma estoria de abrir as pernas pro FMI, ter uma filosofia bacana agregada a um produto que vai ajudar as pessoas a crescerem em conhecimento realmente me chamou a atenção... Gostei daquele video com o Mandela tambem^^

Mas questões menos emocionais a parte, mantive o windows por 2 motivos:

1- Consideração com a M$ e com a realidade atual: Afinal de contas ja veio pre-instalado de fabrica, legalizado. Paguei por ele, é um sistema onde me sinto familiarizado, quero usar... Considero como uma obrigação moral pelos "alternativos" que usei pela vida sem pagar pra M$^^ E 90% do mundo também usa o windows, afinal ele tem seus meritos.

2- Programas inexistentes no Linux:

-O Aurora Toolkit (world builder do NWN), por exemplo, so existe para Windows, apesar do proprio NWN usar OpenGL como API... Ironico não? hehehe... Existe uma versão Linux feita por algumas pessoas, mas ainda é beta, com bugs consideraveis...

-DirectX: uma API muito utilizada por ai, que é da Microsoft... Existem programas que pegam instruções DX9 e usam um equivalente OGL no Linux, mas não é a mesma coisa... E o DX10 esta a caminho, como mostrou a E3 deste ano, cheio de munição e enxendo os olhos de publicações especializadas, como a EGM Brasil...

Espero chegar no nivel de so usar Linux sim^^ Não pela proposta do codigo aberto/free, se fosse apenas por isso eu ficaria no win alternativo até quando desse.

Mas pela segurança que o sistema oferece, estabilidade e eficiencia, principalmente da API OpenGL, ou seja: PODER SUPREMO!!! Afinal, com o Linux, vc realmente é quem manda na sua maquina, vc constroi ela no braço, realmente personaliza pra suas necessidades... Poder para o usuario, com responsabilidades no mesmo nivel (Spider-man, Spider-man, hehehe).

Acredito fortemente que o Ubuntu tem uma comunidade madura, uma proposta social que me conquistou e bala na agulha para ser uma distro popular e de qualidade.

O resto é com a gente^^

Att,
Amauri

AnjoZero

  • Visitante
Enquanto esperava...
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2006, 20:57 »
Bom, são muitos pacotes pra fazer o winmodem funcionar...

Estou seguindo este howto:
https://help.ubuntu.com/community/DialupModemHowto

Mais especificamente o "Modems supported by the Conexant drivers", pois meu NB usa este chipset... Vai ficar pra amanhã mesmo... Tem varias atualizações pro ubuntu fazer, ate ai tudo bem...

Mas ainda tem os pacotes pra fazer o winmodem funcionar, que aparentemente deveriam estar dentro do CD, mas as dependencias não... hj não deu...

Enquanto isso, dei uma navegada pelo Synaptic Package Manager, pra ver o que estava instalado e o que eu podia me interessar em instalar um dia...

Eis que na seção de jogos eu vejo que foi instalado um tal de Fortune...

Abra o terminal e digite Fortune... Altas paradas espirituosas e algumas hilarias... melhor ate agora foi "quantos engenheiros de hardware são necessarios pra trocar uma lampada? Nenhum, eles vão corrigir a lampada na fase do software"

Att,
Amauri

AnjoZero

  • Visitante
Pena que não posso falar mal...
« Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2006, 22:30 »
Bom, apanhei e nada de fazer o modem funcionar... Segui o howto que indiquei acima mas este modem não pode ser instalado...

A proxima opcão seria usar o driver gratuito que so permitiria 14,4kbps...

Sem condićões...

Tambem tentei instalar os drivers da ATI usando um howto, mas aparentemente o blender não é amigavel em AMD64...

Tive de re-instalar o Ubuntu, mas usei a versão I386 mesmo...

Resultado, Blender finalmente funcionando...

So que, devido a um bug da placa de video+memoria de video+memoria do sistema+driver da ATI, eu não tenho como usar a memoria da placa de video, tenho que usar apenas a memoria do sistema...

Resultado: Desempenho do Blender 2.41 pior que no windows....

Impossivel, isso deve estar errado... vou testar aquelas versões loucas que tem no proprio site do blender...

Bom, por hora eh isso...

Att,
Amauri