Autor Tópico: Vou Instalar o ubuntu 6, mas tenho receio.  (Lida 4182 vezes)

Offline Squiter Stanley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • "Troca-Equivalente"
    • Ver perfil
    • Extensões para Firefox
Vou Instalar o ubuntu 6, mas tenho receio.
« Online: 30 de Julho de 2006, 19:54 »
Fala galera tudo bem?!
Bom antes de mais nada, deixa eu me apresentar pois é meu primeiro post.
Sou apenas alguem que quer conhecer o Linux, não sou Windows hard-user, mas sempre usei o Windows e confesso que não vou abandona-lo, pois preciso de alguns softwares da Adobe que não rodam em Linux. Mas quero aprender mais sobre Linux.

Bom tive algumas más esperiencias com o Linux, na verdade com o SuSE 10, aqui na minha maquina, por exemplo, não consegui instala-lo perfeitamente, pois depois da instalação eu perdia o Windows, na verdade ele continuava aqui, mas não conseguia mais dar o boot por ele, simplesmente não entrava, formatei e tentei 3 vezes e nada, aparecia a opção no Grub mas não ia por nada nesse mundo ¬¬''
Desisti (que vergonha dessa palavra).
Bom, em um outro micro eu instalei normalmente, e funcionou, só não consegui instalar algumas coisas, mas isso é o de menos.

Agora, eu queria instalar aqui, e queria que funcionasse. Mas estou com medo de perder meus arquivos, que são MUITOS, e também não queira passar pela chatisse de formatar tudo se der errado!

Não sei qual é o problema, a única coisa que eu vi de diferente entre meu micro e o outro e que eu acho que pode ter alguma a ver, é que meu HD é SATA (axo  ???), pq qnd eu entro no win ele fica mostrando o HD naquela parte de "remover Hardware", serám que isso tem alguma coisa a ver?!?!?!?

Bom vou passar a config. da minha maquina, alguem ve se ela tem alguma coisa que pode não funcionar corretamente.:
AMD Athlon 64 3400+
1Gb de memoria
200Gb de HD
Placa de video GeForce 6200 TurboCache 256mb PCI Express

Acho q é um micro razoavel, deveria rodar normalmente, eu acho!
O que vcs acham??? Podiam me dar algumas dicas de como proceder?!?!?!

Desde já agradecido.

¬¬'' não sei por o link, então ai vai: http://mozfirefox.blogspot.com

Offline hila

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Vou Instalar o ubuntu 6, mas tenho receio.
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2006, 21:20 »
É a primeira vez que estou usando o Ubuntu e estou fascinado com ele. Sempre usei o Mandrake, depois Mandriva.
Se qqer coisa der errado na instalação vc não precisa formatar o hd prá recuperar o boot do rwindows, basta vc dar o boot na máquina com um disquete do 98 e digitar d:fdisk/mbr que o sistema voltará a carregar o rwindows novamente. Eu só não sei se no xp dá prá fazer isso com o cd. Vc só precisa ter o cuidado de, na hora de particionar o hd, não mexer com a partição ntfs(onde o rwindows está).
Eu comecei assim, tinha mandriva e rwindows na mesma máquina. Agora aqui só tem espaço pro linux, e acho que vai ser só Ubuntu daqui prá frente.
Abraços e boa sorte!

Offline Squiter Stanley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • "Troca-Equivalente"
    • Ver perfil
    • Extensões para Firefox
Re: Vou Instalar o ubuntu 6, mas tenho receio.
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2006, 12:49 »
Hila muito obrigado pelo apoio!!!
Eu queria saber mais informações sobre esse "esqueminha do Fdisk" será que algume mais pode dar a opinião!!!
Funciona no XP, com o CD do XP!!!
Eu não tenhu driver de diskete no meu micro, como eu faço se der errado?!?!?!?!

Abraço e muito obrigado

¬¬'' não sei por o link, então ai vai: http://mozfirefox.blogspot.com

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Vou Instalar o ubuntu 6, mas tenho receio.
« Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2006, 13:05 »
Utiliza a ferramenta pesquisar, há muitas informações sobre o assunto que podem lhe ajudar. ;)

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Vou Instalar o ubuntu 6, mas tenho receio.
« Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2006, 13:37 »
Seja qual for o sistema que vai instalar se tem dados realmente importantes  é sempre recomendado fazer uma cópia de segurança dos seus dados...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Vou Instalar o ubuntu 6, mas tenho receio.
« Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2006, 15:29 »
Bom... em primeiro lugar te recomendo fazer bakup dos dados. É importante fazer o backup de seus dados não só quando vai instalar o Linux mas até quando vc vai instalar o Windows. É um processo natural já!

Se seu windows estiver no MESMO hd que o Linux vai ficar, então fica frio que o Ubuntu deve detectá-lo após a instalação. Só tome cuidado, como ja disseram, pra não mexer na partição do Windows.
O Windows XP tem sistema de recuperação pelo CD caso vc perca a MBR, mas ele é meio burro e até onde sei ele vai reinstalar o sistema todo. Se alguém que manja de windows souber que estou falando besteira me corrija, mas uma vez fui reparar aqui e ele copiou um mooonte de coisa em cima e não só a MBR...

Boa sorte e não se esqueça que vc pode testar o Ubuntu direto do Live CD também sem instalar.

[]s