Autor Tópico: Vida de gado:> Da tolerância à dubiedade: preenchendo as lacunas das regras!  (Lida 9744 vezes)

Offline Bunutu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
A falta de clareza, de complemento, a determinadas regras geram dubiedade.

É dizer, no final das contas, sobra à discrição de alguns julgar se você está certo ou está errado.

Extremamente diferente do que muitos sugerem, nem todas as regras são claras. Por vezes, algumas são completamente obscuras. (:

Há incontáveis exemplos. Peço licença para transcrevê-los:

"8. Não são permitidas mensagens/títulos:

II - Em caixa-alta (maiúsculas).
III - Com solicitações como "ajuda", "socorro", "help", etc.
VI - Má-educação, insultos, ataques pessoais, violência ou qualquer conteúdo considerado incendiário ou provocador.
X - Que contenham imagem maior do que 40 Kb.
XII - Que possuam título que não esclareçam o contexto da mensagem.
XVI - Com conteúdo duplicado.
"

Bem, para começar, o intuito de escrever esse tópico é o de demonstrar que há margem para mais de mil interpretações para uma mesma regra, de modo que falta segurança para os usuários; e solicitar uma certa tolerância.

A primeira dúvida: Não são permitidas as mensagens que violem as regras? Não são permitidos os títulos que violem as regras? Não são permitidos as mensagens e os títulos que violem as regras? Ou não são permitidos as mensagens ou os títulos que violem as regras? Porque a depender da resposta, montes de tópicos terão que ser retirados da quarentena. Fato!

regra II: qual o número máximo de palavras escritas em caixa-alta que estejam contidas na mensagem podem designar a quebra dessa regra? (valor percentual) dez por cento? vinte por cento? trinta  por cento? zero, vírgula, zero, zero, zero, zero, um porcento?

Regra III: Se eu escrever a-p-e-n-a-s na mensagem (ou seja, o conteúdo) “"ajuda", "socorro", "help", etc.”, então estarei infringindo a regra III?

Regra X: Se eu indicar apenas o endereço da web onde o site esteja hospedado, sinalizando que a imagem possui tamanho maior que 40 Kb continua sendo uma violação à regra X? Não caberia a pessoa que possui conexão lenta decidir se deseja ou não acessar o site e ter os caches arquivados? ? ? ? ? ? ? ? ? ?!

Regra XII: Até o título? O.O. ??? O que diferencia um título que esclarece o contexto da mensagem de um que não esclarece?? De novo, cabe a mim selecionar o que apenas eu acredite ser um título esclarecedor... Injusto!!

Regra XVI: O que é conteúdo duplicado??

Regra VI: P.S.: Haverá quem se chateie com esse tópico e me diga que estou postando conteúdo incendiário. Afinal, críticas geralmente não são bem-vindas em quaisquer que sejam as comunidades, especialmente se um determinado grupo já as adotou. Como minha defesa, só posso dizer que não estou!

Quando a pessoa pode reparar o erro de infringir uma regra, qual o tempo ideal para a reparação? Minha opinião é que seja dado no mínimo 24 horas... pois, muitas vezes, a pessoa não percebe que errou por falta de tempo, então como sugestão, trago essa pequena, ínfima tolerância de um dia.

Peço, agora, aos que tiveram paciência de ler toda a minha mensagem que esclareçam as minhas dúvidas, se possível com muitos exemplos, mas, sobretudo, esclarecendo os conceitos que, devido à falta de clareza e à abertura interpretativa, permitem que os aplicadores da regra não sejam tão justos e que hajam lacunas nas normas.


Meu muito Obrigado!


Atenciosamente,

Bunutu.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2011, 22:14 por Bunutu »
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (Clarice Lispector)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Vida de gado:> Da tolerância à dubiedade: preenchendo as lacunas das regras!
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2011, 23:10 »
Citar
Quando a pessoa pode reparar o erro de infringir uma regra, qual o tempo ideal para a reparação? Minha opinião é que seja dado no mínimo 24 horas... pois, muitas vezes, a pessoa não percebe que errou por falta de tempo, então como sugestão, trago essa pequena, ínfima tolerância de um dia.
Se não me engano neste quesito é dado 48h ou usuário logar, se ele logar e não consertar vai para quarentena ou se passar 48 horas o que vier primeiro.

Bem na descrição
Citar
8. Não são permitidas mensagens/títulos:
Creio que poderia ser acrescentado "que contenham" e um "e/ou" ficando assim:

Citar
8. Não são permitidas mensagens e/ou títulos que contenham:
Na minha opinião ficaria mais esclarecedor.

Na regra II - Em caixa-alta (maiúsculas)., seria uma utilização inadequada da mesma, muito querem usar caixa alta para chamar a atenção, mas exitem palavras que são escritas naturalmente em maiúsculas como por exemplo KDE, o nome oficial é em maiúsculo, sendo assim se você o fizer não estará infrigindo a regra, mas se você colocar:
Citar
Estou desesperado e preciso de arrumar meu notebook
Tudo em caixa alta estará infringindo a regra por estar tentando chamar a atenção como se estivesse gritando.
Á regra III - Com solicitações como "ajuda", "socorro", "help", etc., você pode ver que já é obvio que se você está em um fórum de suporte e esta postando uma duvida ou problema é claro que você quer que te ajudem.

XII - Que possuam título que não esclareçam o contexto da mensagem. esta regra é até fácil de explicar, veja se você cria um tópico com o titulo "Minha mãe mandou eu escolher esse daqui", e no contexto da mensagem estiver, minha placa wireless esta com problema.
Qual sentido faz o titulo??
Pode acreditar mais acontece.
Agora se você colocar "Placa Wireless xxxx não funciona no Ubuntu 11.10 e no contexto da mensagem colocar " minha placa wireless está sendo reconhecida ..." e com as devidas marca e modelo(de preferencia), quem já tiver passado por esse problema poderá te ajudar facilmente.

Para a regra  V - Com o único objetivo de manipular a visibilidade do tópico. que você não citou tem um tópico bem interessante sobre ela aqui  
A regra V

Citar
Regra XVI: O que é conteúdo duplicado??
Bem se você abre um tópico com o problema " minha placa gráfica não funciona ... " e posta em uma outro tópico(ou em outra sessão) essa mesma duvida, isso é qualificado como conteúdo duplicado.

Bem espero ter te ajudado.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 23:17 por Andry »

Offline Bunutu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Vida de gado:> Da tolerância à dubiedade: preenchendo as lacunas das regras!
« Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2011, 23:39 »
Usei três palavras, "pedidos", "fatos" e "ubuntu" em caixa-alta, em um tópico que fiz, e violei a regra II... podes crer... É uma barbaridade, mas acontece!! :D :D


Se não me engano neste quesito é dado 48h ou usuário logar, se ele logar e não consertar vai para quarentena ou se passar 48 horas o que vier primeiro.

Bem na descrição

Loguei da primeira vez, não percebi meu erro e não tive tempo de corrigí-lo, logo meu tópico foi movido pra quarentena em apenas 10 horas de atraso.   >:( >:( >:((Absurdo isso, nem tive tempo de consertar.)

Creio que poderia ser acrescentado "que contenham" e um "e/ou" ficando assim:

Bastaria um "ou", designando que se trata de uma união, ou seja, ou um outro... tanto faria estar na mensagem ou no título.

Quanto à regra X, o Tota me explicou, por MP, que não há problemas em deixar apenas o link.

Quanto às regras II e III, elas são muito contorversas.

Obrigado por esclarecer alguns pontos frágeis das regras do Fórum, Andry.
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (Clarice Lispector)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Vida de gado:> Da tolerância à dubiedade: preenchendo as lacunas das regras!
« Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2011, 23:45 »
Usei três palavras, "pedidos", "fatos" e "ubuntu" em caixa-alta, em um tópico que fiz, e violei a regra II... podes crer... É uma barbaridade, mas acontece!! :D :D

É por que naturalmente se escreve Ubuntu, pedidos, fatos, nenhum é comumente usado em maiúscula, exceto o Ubuntu que é nome próprio e a primeira letra pode ser usada em maiúscula.
Mesmo só sendo estas três palavras da a aparência de você estar gritando.
E convenhamos que, quando você estava escrevendo você recebeu um alerta e provavelmente uma MP dos Admin's/Mod's, não foi?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Vida de gado:> Da tolerância à dubiedade: preenchendo as lacunas das regras!
« Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2011, 23:51 »
Ola,

Inicialmente é importante frisar que como em toda sociedade organizada é regida por regras, ao se cadastrar no forum todos os usuarios as aceitam incondicionalmente, caso contrário têm a oportunidade de abandonar o forum antes da finalização do cadastramento.

Ainda não podemos esquecer que um forum é mantido e administrado por usuarios voluntários, que doam seu tempo (escasso ) livre a manter a harmonia do forum.

Tolerância: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=toler%E2ncia

Citar
tolerância
s. f.
1. Condescendência ou indulgência para com aquilo que não se quer ou não se pode impedir.
2. Boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas.
3. [Medicina]  Faculdade ou aptidão que o organismo dos doentes apresenta para suportar certos medicamentos.

Dubiedade : http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=dubiedade

Citar
dubiedade
(latim dubietas, -atis)
s. f.
1. Qualidade de dúbio.
2. Dúvida, incerteza.

Sinónimo Geral: DUBIEZ

Regras do forum: http://ubuntuforum-br.org/index.php?action=rules

Citar
Informamos que o conteúdo do fórum pode ser visualizado integralmente pelos visitantes, contudo para responder e criar tópicos, os visitantes devem se registrar. Para se registrar no fórum, você deve concordar e seguir as regras do fórum.

A falta de clareza, de complemento, a determinadas regras geram dubiedade.

É dizer, no final das contas, sobra à indiscrição de alguns julgar se você está certo ou está errado.

Extremamente diferente do que muitos sugerem, nem todas as regras são claras. Por vezes, algumas são completamente obscuras. (:

Em minha opinião, indiscrição seria expor alguém por exemplo à execração pública, o que neste fórum é evitado ao máximo com o uso massivo de mensagens pessoais e portanto privadas.

Quanto a existir obscurantismo nas regras, é inevitável. À semelhança de qualquer sociedade, a liberdade de se obedecer ou não a regras estabelecidas é opção de todos, e cabe à sociedade julgar os atos de quem deliberadamente o faz.

Vários exemplos existem, desde a recente campanha de oreintação a não beber enquanto dirigimos automóveis até a tipicação de um crime famígero ( aquele em que se rouba para comer ) tão bem descrito e debatido no livro "Os Miseráveis" de Victor Hugo.

O que resta à sociedade, é se submeter a estas regras, e deixar que um colegiado as interprete com isenção.


A primeira dúvida: Não são permitidas as mensagens que violem as regras? Não são permitidos os títulos que violem as regras? Não são permitidos as mensagens e os títulos que violem as regras? Ou não são permitidos as mensagens ou os títulos que violem as regras? Porque a depender da resposta, montes de tópicos terão que ser retirados da quarentena. Fato!

Não, não são permitidos.

regra II: qual o número máximo de palavras escritas em caixa-alta que estejam contidas na mensagem podem designar a quebra dessa regra? (valor percentual) dez por cento? vinte por cento? trinta  por cento? zero, vírgula, zero, zero, zero, zero, um porcento?

Isto foi amplamente discutido no forum antes da implementação de uma mensagem pop up advertindo on line ao usuario sobre esta proibição. São permitidos até 5 caracteres exceto quando se tratar de códigos de programação impressos.


Regra III: Se eu escrever a-p-e-n-a-s na mensagem (ou seja, o conteúdo) “"ajuda", "socorro", "help", etc.”, então estarei infringindo a regra III?

Não. Neste caso especifico não se infringe a regra III mas sim a regra XV

Regra X: Se eu indicar apenas o endereço da web onde o site esteja hospedado, sinalizando que a imagem possui tamanho maior que 40 Kb continua sendo uma violação à regra X? Não caberia a pessoa que possui conexão lenta decidir se deseja ou não acessar o site e ter os caches arquivados? ? ? ? ? ? ? ? ? ?!

Postar um link não é o mesmo que postar uma imagem.

Regra XII: Até o título? O.O. ??? O que diferencia um título que esclarece o contexto da mensagem de um que não esclarece?? De novo, cabe a mim selecionar o que apenas eu acredite ser um título esclarecedor... Injusto!!

A diferença reside no fato de o usuario querer obter uma resposta ou não. http://www.az-world.net/forum/showthread.php?t=7986

Isto é mais tolerado na sessão iniciantes, onde se presume que um novo usuario em foruns faças seus questionamentos. Em suporte técnico, por exemplo, assume-se algum conhecimento adquirido ao formular uma questão e submetê-la ao forum.


Regra XVI: O que é conteúdo duplicado??

Tratar de um mesmo assunto em diferentes sessões do forum.

Regra VI: P.S.: Haverá quem se chateie com esse tópico e me diga que estou postando conteúdo incendiário. Afinal, críticas geralmente não são bem-vindas em quaisquer que sejam as comunidades, especialmente se um determinado grupo já as adotou. Como minha defesa, só posso dizer que não estou!

O forum considera incendiário, assuntos atinentes a outros usuarios, agressões verbais por exemplo. Nunca a críticas ao forum como entidade.

Quando a pessoa pode reparar o erro de infringir uma regra, qual o tempo ideal para a reparação? Minha opinião é que seja dado no mínimo 24 horas... pois, muitas vezes, a pessoa não percebe que errou por falta de tempo, então como sugestão, trago essa pequena, ínfima tolerância de um dia.

Infelizmente não damos 24 horas de prazo, e sim, 48 horas, exceto quando um usuario volta a acessar o forum depois de avisado por mensagem pessoal e não toma nehuma medida para reparar a infração.

Neste caso, após o acesso o trancamento é imediato.

Quando se constatam mais de uma regra infringida, denotando falta de atenção às regras, o trancamento deveria ser imediato, porém a administração leva em conta o numero de mensagens do usuario, avisa por mp, aguarda seu login e se nada é feito, remove o topico.

Usuarios com várias mengagens e algum tempo de forum, se as infringem, têm seu topico removido de imediato.

Peço, agora, aos que tiveram paciência de ler toda a minha mensagem que esclareçam as minhas dúvidas, se possível com muitos exemplos, mas, sobretudo, esclarecendo os conceitos que, devido à falta de clareza e à abertura interpretativa, permitem que os aplicadores da regra não sejam tão justos e que hajam lacunas nas normas.

Em minha opinião, que é a mesma a me nortear em seguir as Leis de meu país, certas ou não, é em Latim:

"Dura Lex, Sed Lex"

A lei é dura, mas é a Lei.

Cabe a mim segui-las.

[]'s

Offline Bunutu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Vida de gado:> Da tolerância à dubiedade: preenchendo as lacunas das regras!
« Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2011, 03:52 »
"A tolerância é a melhor das religiões." (Victor Hugo) (grifo meu)
"É pela ironia que começa a liberdade." (Victor Hugo)
"A razão é a inteligência em exercício; a imaginação é a inteligência em erecção." (Victor Hugo)
"Mude suas opiniões, mantenha seus princípios. Troque suas folhas, mantenha suas raízes." (Victor Hugo)
"Eu sou uma força que avança." (Victor Hugo)
"Onde o conhecimento está apenas num homem, a monarquia se impõe. Onde está num grupo de homens, deve fazer lugar à aristocracia. E quando todos têm acesso às luzes do saber, então vem o tempo da democracia." (Victor Hugo) (grifo meu)


[amo prostituir frases de autores consagrados, deslocando-as do real contexto para outros aos quais não foram direcionadas]



Primeiro, gostaria de agradecer a você, Tota, não só por me tirar algumas dúvidas, mas também por me brindar com aulas de semântica e de latim. Fiquei lisonjeado.

Gostaria de lhe retribuir o favor:começarei a esclarecer o que é democracia

Citar
(grego demokratía, -as, governo do povo)
s. f.
1. Governo em que o povo exerce a soberania, directa ou indirectamente.
2. Partido democrático.
3. O povo (em oposição a aristocracia).


"À discrição" significa, no contexto em que eu empreguei (e isso não é uma o-pi-ni-ão, inclusive numa consulta rápida ao dicionário Priberam qualquer pessoa saberia disso), não

[...] expor alguém por exemplo à execração pública

mas ilimitação na abrangência de interpretação das normas.Quem fizer qualquer juízo de valor de determinado caso não é precidido de normas, mas, nesses casos (fiquem estupefatos), de opiniões, valores etc..

Bom, agora esclareço que não quero criar uma anarquia. Obviamente

[...]toda sociedade organizada é regida por regras, ao se cadastrar no forum todos os usuarios as aceitam incondicionalmente, caso contrário têm a oportunidade de abandonar o forum antes da finalização do cadastramento.

Como se trata de um “contrato de adesão”, eu tenho que me filiar inicialmente para, depois, poder tecer minhas críticas. Além do que, se eu não me inscrevesse nesse canal, como poderia tirar minhas dúvidas, criar tópicos, mandar mensagens? É uma contradição, né?  “Incondicionalmente” no início, quando me surgiu como imposição. Agora, como estou numa democracia, como bem lembrou Victor Hugo, tenho o direito de questionar. É meu direito!! Repito: é meu direito! Só para ficar claro: é meu direito!!!! Afinal, como Victor Hugo nos disse, a tolerância é a melhor das religiões. E tolerar, é escutar a opinião dos outros com paciência (vide dicionário Priberam de Língua Portuguesa), é estar aberto a críticas. Se podemos melhorar no diálogo, por que ignorarmos essa ferramenta?!

Quanto a existir obscurantismo nas regras, é inevitável.
Foi exatamente o que eu disse que dava margem à discrição. E o obscurantismo é evitável clareando as regras.

O que resta à sociedade, é se submeter a estas regras[...]

Essa é a opinião mais equivocada que pode existir... À sociedade cabe questionar, esclarecer, indagar sobre as regras que orientam nossas vidas, que são presas, amarradas, vinculadas tanto até o ponto em que nos perguntamos se há ou não liberdade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[...]e deixar que um colegiado as interprete com isenção.

Isenção é o que absolveu Jaque Roriz. Isenção de interpretação foi o que levou juízes do supremo a julgar se furto de seis barras de cereal se encaixava ou não no princípio da insiginificância. Isenção é o que permite a alguns, como Maluf, a impunidade. Mas não entremos nos méritos políticos, pois podem desconfiar que se infringe a regra I.

As regras devem ser claras para impedir que haja margem para a arbitrariedade!

Regra III: Se eu escrever a-p-e-n-a-s na mensagem (ou seja, o conteúdo) “"ajuda", "socorro", "help", etc.”, então estarei infringindo a regra III?

Não. Neste caso especifico não se infringe a regra III mas sim a regra XV

Você está equivocado, pois a regra XV diz que “Mensagens sem sentido ou de conteúdo manifestamente vazio.”. O uso da palavra não torna a mensagem sem sentido... a menos que a pessoa crie uma mensagem como a seguinte:

Citar
ajuda, socorro, help, mãozinha, ajuda, socorro, help, mãozinho etc. tchau.
Em tal caso haveria falta de sentido, mas numa mensagem em que haja uma frase como a seguinte:
Citar
Eu preciso de ajuda.
possui um sentido tão claro, que qualquer pessoa percebe facilmente que há sentido. u.u

E, para finalizar, nenhum sistema de regras de nenhuma comunidade humana sobreviveu às vicissitudes da vida. Portanto, não há pedra que resista à ação erosiva dos mares. Em latim se escreve:

“Gutta cavat lapidem, non vi sed saepe cadendo.”, ou seja, água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

Fui!
« Última modificação: 21 de Outubro de 2011, 22:17 por Bunutu »
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (Clarice Lispector)

Offline Bunutu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Vida de gado:> Da tolerância à dubiedade: preenchendo as lacunas das regras!
« Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2011, 03:59 »
E convenhamos que, quando você estava escrevendo você recebeu um alerta e provavelmente uma MP dos Admin's/Mod's, não foi?

Sim, eu recebi! Mas concordemos que é um absurdo a proibição de quaisquer palavras que superem os cinco caracteres quando não se trata de sigla... Uma vez ou outra o uso das maiúsculas poderia ser permitidos, não vejo mal, nem me sinto ofendido achando que a pessoa está gritando comigo, a não ser que ela escreva uma frase inteira com vinte palavras em caixa-alta... ai não tenho com o que argumentar, entende??

Abço =D
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (Clarice Lispector)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Vida de gado:> Da tolerância à dubiedade: preenchendo as lacunas das regras!
« Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2011, 04:15 »
Compreendo a sua opinião e concorde que sem criticas uma sociedade não melhora, pois muitos de nós temos pontos de vistas diferentes, e temos realmente o direito de descordar, porém com argumento que o torne questionáveis (no caso argumento que tornem as regras questionáveis) e se existe uma a possibilidade de uma melhora, ela deve ser levada em conta.

Porém e contra partida, tendo uma explicação das regras dentro do contexto em que foram empregadas e tornando clara que os argumentos citados não são validos para uma alteração.

Peguemos novamente a regra II - Em caixa-alta (maiúsculas)., veja que nela não é permitido o uso de letras e caixa alta, tendo um limite de 5 caracteres OK?

Sendo ela valida para que não fique de sobremaneira desconfortável a leitura e não haja um sentido de grito, a pessoal se realmente que apenas dar enfase a certas palavras ela tem diversas maneira para fase-lo como utilizado o Negrito o Italico alterando a cor ou até mesmo aumentado a fonte, então se o intuito é dar enfase ela tem diversas opções, então usar justamente a que é contra a regra?

Pela a democracia você tem todo o direito de questionar e pela mesma democracia o pessoal pode defende-la, sendo que elas tem tornado este fórum um dos melhores do Brasil e Portugal.

Também pode ser acrescentada outras regras sendo elas validas para a melhoria do fórum.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 04:18 por Andry »

Offline Bunutu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Vida de gado:> Da tolerância à dubiedade: preenchendo as lacunas das regras!
« Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2011, 12:53 »
Concordo com vc, Andry!, vc tem razão. Eu notei que poderia dar ênfase aumentando e pondo em negrito as palavras!  :D :D :D

Acrescentar novas regras poderia ser uma das formas de eliminação das lacunas. O importante não é criar uma nova norma para cada dúvida que surja, mas criar regras práticas e claras.    ;) ;)

No exemplo que você citou:
Citar
8. Não são permitidas mensagens ou títulos que contenham:

Regra II:"Em caixa-alta (maiúsculas)."
Citar
II - Palavras em caixa-alta (maiúsculas), haja a vista a possibilidade de se dar ênfase usando o negrito, itálico, sublinhado, mudando a cor da fonte, ou o tamanho. As exceções são dadas às siglas.

Regra X "- Que contenham imagem maior do que 40 Kb."
Citar
X - Imagem maior do que 40 Kb. Em contrapartida a indicação do link onde está hospedada a imagem é válida.

Também a regra XVI: "Com conteúdo duplicado.", poderia ser mais simples:
Citar
XVI - Conteúdo duplicado, ou seja, já publicado em outro tópico ou em outra sessão do fórum pelo autor
« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 13:12 por Bunutu »
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (Clarice Lispector)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Vida de gado:> Da tolerância à dubiedade: preenchendo as lacunas das regras!
« Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2011, 13:12 »
Também a regra XVI: "Com conteúdo duplicado.", poderia ser mais simples:
Citar
XVI - Com conteúdo já publicado em outro tópico ou em outra sessão do fórum pelo autor

A princípio eu gostei desta maior explicação, contudo, tópico duplicado pode ocorrer quando um tópico repetir conteúdo de outro autor. Nós, por razoabilidade, é que quando encontramos novo conteúdo sobre o mesmo assunto, unimos os tópicos, no lugar de simplesmente trancar.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 13:17 por agente100gelo »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Vida de gado:> Da tolerância à dubiedade: preenchendo as lacunas das regras!
« Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2011, 13:32 »
Bunutu,

Saudável o debate com pessoas inteligentes. Parabéns pela contra argumentação.

O debate de alto nível é sempre enriquecedor.

Muitas vezes a continuidade leva à rotina, e aqui no forum não é diferente. Sou registrado aqui desde 2007, nem teria mais a necessidade de ler as regras ( não fosse eu um moderador).

Miopia de minha parte, pois como vemos, sempre algo pode ser acrescentado sem contudo alterar a essência de nossas regras.

Isto engrandece o Forum.

[]'s

Offline Bunutu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Vida de gado:> Da tolerância à dubiedade: preenchendo as lacunas das regras!
« Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2011, 13:50 »
Tota,

Pare pra perceber: se as regras fossem mais claras, até mesmo o número de críticas às regras diminuiriam. ;) :D

Eu também quero colaborar com o engrandecimento do fórum; essa foi a razão exclusiva d'eu criar esse tópico. ;D
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (Clarice Lispector)

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Vida de gado:> Da tolerância à dubiedade: preenchendo as lacunas das regras!
« Resposta #12 Online: 16 de Outubro de 2011, 01:45 »
No geral, gosto bastante deste fórum. No entanto, acho que determinadas regras poderiam ser perfeitamente suprimidas. A mais surreal de todas é a que proíbe escrever com caixa alta. Participo de diversos fóruns, que não contam com tal regra e nem por isso as coisas são piores ou melhores.

Acho que, no lugar de pensarmos se o cara escreve com maiúsculas ou minúsculas, deveríamos saber se todas as questões foram resolvidas, especialmente as dos novatos.

Sabemos que em todo sistema regras são necessárias, mas também temos que reconhecer que não podemos ser escravos das normas. Assim, se uma regra é inútil - se sua existência pouco acrescenta além da satisfação de um capricho de moderadores ou fundadores do fórum, penso que podem ser perfeitamente suprimidas. Afinal, mudar de posição, mediante o reconhecimento de visões diferentes é também sinal de inteligência, enquanto estar preso a posições sem claros fundamentos significa justamente o contrário.
Linux User 586375

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Vida de gado:> Da tolerância à dubiedade: preenchendo as lacunas das regras!
« Resposta #13 Online: 16 de Outubro de 2011, 19:32 »
Sabemos que em todo sistema regras são necessárias, mas também temos que reconhecer que não podemos ser escravos das normas. Assim, se uma regra é inútil - se sua existência pouco acrescenta além da satisfação de um capricho de moderadores ou fundadores do fórum, penso que podem ser perfeitamente suprimidas.

A regra de não aceitação de títulos em caixa-alta está em todo manual de boa conduta na Internet. Não se trata de capricho.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson