Autor Tópico: Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?  (Lida 25971 vezes)

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?
« Online: 17 de Outubro de 2011, 16:19 »
O Windows XP sem dúvida , para os padrões Micro$oft, foi o melhor windows antes do Vista... O Ubuntu 10.04 LTS foi o melhor ubuntu antes do 11.10.

A MS quando lançou o Vista fez muita firula, muito barulho, muita "inovação", o resultado é que meia dúzia de users  aplaudiram e o resto odiou...

Com a Canonical estou percebendo a mesma coisa, o 10.04 LTS estava redondinho e todos esperavam uma grande inovação com o 11.04 / 11.10, que veio como um VISTA... tem media dúzia elogiando, mas a maioria está tendo muitos problemas, com travamentos, consumo de memória, lerdeza ao iniciar, ao tentar abrir programas e ao encerrar a sessão...

A M$ teve sorte ao lançar "do zero" o SEVEN que é o melhor Windows de todos os tempos, fico me perguntando se vamos ter essa mesma sorte com o Ubuntu, se o tal pangolim virá para acabar com essa imagem horrível que o 11.10 deixou... e que com certeza está fazendo muita gente buscar outras distros, e fazendo muita gente permanecer no seven mesmo...

Eu sou um tremendo divulgador do linux, do ubuntu em específico, já consegui fazer muita gente sair do Vista e do XP para o 10.04 e 10.10, mas ao mostra a 'grande novidade' que é o 11.10 o povo tira barato, torce o nariz, e com razão.... o Seven está muito mais rápido, mais bonito e funcional... o 11.10 está mais lerdo, "esquisito" e complicado de usar...


Sinceramente, vamos torcer para a Canonical perceber a besteira que fez e tentar arrumar isso

Offline carnisa5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2011, 16:21 »
Espera ai, vou instalar o ubuntu agora, eu instalo a 10.4 ou a 11.10?

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2011, 16:28 »
Espera ai, vou instalar o ubuntu agora, eu instalo a 10.4 ou a 11.10?


Depende! se vc quer algo confiável e leve vá de 10.04 LTS 3 sem dúvida nenhuma !
Agora se vc quiser um sistema travando, com lentidão, consumindo recursos injustificadamente vá de 11.10 !

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2011, 19:29 »
As versões regulares do Ubuntu recebem atualizações e correções durante um período de 18 meses, de forma que você acaba sendo obrigado a atualizar o sistema a cada três versões. Como uma opção para quem quer mais estabilidade e a opção de manter o sistema por mais tempo, existem as versões LTS (long term support), que recebem atualizações por um período de 3 anos (5 anos no caso dos servidores). Elas são as versões recomendáveis para estações de trabalho e para uso em empresas. As versões LTS são montadas dentro de um controle de qualidade mais estrito e passam por um período de testes mais longo, resultando em versões mais estáveis.
http://www.hardware.com.br/tutoriais/ubuntu/

No desktop de trabalho eu uso versões LTS, mas sempre deixo uma partição p/ instalar e testar novos lançementos e outras distros tbem.
Meu itautec tá rodando ubuntu11.10 numa boa e meu dell tá rodando kubuntu 11.10 tbem numa boa sem nehum travamento.
Se seu pc tem menos de 2gb/ram , tem placa video e processador frakinos é melhor usar LTS ou xubuntu.

Offline aniceto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 108
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2011, 20:20 »
Uso aqui o kubuntu, tanto o 11.04 quanto o 11.10, não apresenta nenhum problema. Portanto, carnisa5 vale a pena instalar o kubuntu do zero 11.10.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, 20:21 por aniceto »

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2011, 20:42 »
windows ≠ linux
o windows 7 teve varias melhorias em relação ao vista, assim como o 11.10 teve várias melhorias em relação ao 11.04, sendo a mais importante o gnome 3.
as grandes mudanças da versão 11.10 são o kernel 3 (uma mudança que esta acontecendo em todas as distros) e o gnome 3 (apesar do ubuntu usar o unity, por baixo roda o gnome 3), se não gostou do que viu, teste outros ambientes como o kde, xfce, lxde ou até mesmo o e17.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2011, 20:52 »
Chega a ser chato...

A cada lançamento de distribuição, nas primeiras semanas, sempre lemos esse tipo de comentário. As pessoas não compreendem que organizar a distribuição com atualizações de kernel, ambiente gráfico e aplicativos é uma tarefa complicada. Antes do lançamento ficam desesperados aguardando e quando sai, naturalmente, tem problemas.

mkleber
A tendência da Canonical e do ubuntu é justamente o contrário do que você perguntou. Isso porque, pensando no crescimento dos tablets e mesmo no mercado para celulares, o 11.10 já conta com suporte a tela touchscreen, com teclado virtual para esse tipo de tela. Já existe um encaminhamento para suporte aos processadores ARM, que são usados nesses aparelhos.

É preciso lembrar que a versão atualizou o Gnome para o 3.0 e o unity roda sobre ele. Como é muita novidade, dependo do hardware de vídeo, por haver problemas.... os famosos bugs, que acabam sendo corrigidos depois de uns dois meses.

Então, a solução óbvia é usar as versões LTS, para não ter dor de cabeça
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2011, 21:23 »
xluisfernando, concordo contigo tanto que criei este topico no cafe com ubuntu
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,88427.0.html

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?
« Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2011, 21:41 »
Bem se chega a ser o Vista eu não sei, só sei que tendo apenas 2G de memória ram com placa de vídeo onboard da Intel e usando o Unity 3D está consumindo 17% de memória ram e 0% de swap.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?
« Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2011, 18:52 »
Infelizmente, nem com as atualizações a coisa mudou.... Para os milhares de desiludidos a solução é voltar para uma versão mais estável enquanto não vier a 12.04 LTS

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?
« Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2011, 19:07 »
Aqui com 2Gb de Ram DDR3 e "placa de vídeo" onboard Ati HD 3000 o Ubuntu 11.10 ficou muito ruim, lento e travando, Agora o Kubuntu 11.10 ficou redondinho, ta excelente leve sem travamentos.

Abraços.

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?
« Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2011, 19:25 »
O pessoal está tendo bastante problema pois muita gente atualizou ele pelo gerenciador de atualizações, como teve muita mudança, principalmente no Gnome, que passou para a versão 3, teve muito sistema corrompido ou houve lentidão. Eu instalei do zero aqui e ele está bem leve, rápido e pouquissimos bugs.
Lembro da chiadeira que foi no lançamento do Ubuntu 11.04, dizendo que ele era muito instável, pesado e bla bla bla, agora já vi em muitos tópicos falando que iriam ficar no 11.04 e não atualizariam para o 11.10 que ele é pesado, instável, estou até vendo daqui alguns meses quando os bugs forem corrigidos os elogios vindo.
Se quer estabilidade vá de LTS, se quer novidades vá de versões regulares.
Até Breve... :D


eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?
« Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2011, 19:39 »
Comparar Ubuntu com Windows Vista é o mesmo que comparar carro com moto. São coisas muito diferentes, embora sejam para o mesmo propósito.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?
« Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2011, 19:50 »
O Oneiric esta muito legal aqui, claro que ainda vai melhorar,  por exemplo, tenho um problema com os módulos de drivers da Nvidia, que às vezes não são encontrados no kernel e o  boot  pára, atualmente, voltei para o gdm e parece que ficou bom.
Usuário Linux- 449417

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 é o Vista da Canonical?
« Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2011, 20:15 »
Não chega a ser uma regra (muito longe disso, aliás...), mas as dicas são:
1) Na instalação, particionar o disco dentro de um planejamento, com a /home separada. Se for instalar apenas o ubuntu, divida em três partições (/, swap e /home). Se for fazer dual boot, divida em quatro (windows, / swap e /home)

2)Procure sempre fazer uma nova instalação em vez de atualizar. Com a /home separada isso é muito simples, pois basta acessar a partição pela sessão live-cd da nova instalação, apagar as pastas ocultas de configuração existentes e definir a partição como a /home da nova instalação, com o mesmo sistema de arquivos anteriormente usado e sem formatar. Com isso, se usar o mesmo nome de usuário, a instalação ficaria idêntica a atualização, mas sem os bugs decorrentes das configurações do sistema anterior;

3) A proposta de lançamento de nova versão a cada seis meses visa o desenvolvimento do sistema e não a estabilidade para o usuário. Se precisa de algo confiável, procure sempre a versão LTS.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS