Autor Tópico: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch  (Lida 38863 vezes)

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Online: 08 de Novembro de 2011, 12:30 »
Pela DistroWatch de hoje (08/11/2011, o Linux Mint 11 passou o Ubuntu 11.10. Vejam no link abaixo:

http://distrowatch.com/

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2011, 12:49 »
"Que vergonha, Ubuntu. Que vergonha!"

 :D

Deixando as brincadeiras de lado, acho que isso é temporário, logo o Ubuntu volta a posição padrão dele.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2011, 13:02 »
Estou p/ ver uma distro que chegue aos pés do Ubuntu. O mint até que é bonzinho, mas é muito mexido e tem umas inutilidades, e na hora do suporte e da documentação todo mundo vem mesmo é procurar no Ubuntu. Aqui nós temos uma Canonical, e lá eles tem uma 'comunidade' mantida por guru e seus aspones. Já andei vendo imagens do mint 12 c/ o gnome3 todo remexido pelo mint menu e não gostei.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2011, 13:18 »
Pudera né, durante muito tempo eu via um link para o distrowach bem na página de download do Mint, fora que deve haver algum incentivo para seus usuários acessarem a página. Que tal nós usuário do Ubuntu fazermos umas visitas lá também?

A propósito, existe um navegador específico que informa a distro usada? Pergunto porque em um site que informa o ip, navegador e SO, quando uso o firefox ele não exibe a distro, só diz que é "Linux", já quando entro pelo chromium, ele informa a distro "Ubuntu/11.10". Será que é assim também no site distrowath?

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2011, 13:28 »
Up, parabéns aos usuários reclamões e a todos que passaram a indigar o Mint ao invés do Ubuntu, mais uma divisão a vista...

O pessoal da Canonical se esforça para melhorar a esperiência dos USUÁRIOS FINAIS e é assim que são agradecidos:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/11/conheca-distribuicao-linux-que-superou-o-ubuntu.html

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2011, 13:59 »
empresa séria, por acaso vai poder usar distro de 'comunidade' de gurus e aspones? e aquelas que ficam em países onde a lei de patente é mais rígida que no Brasil.
sempre digo, p/ mim distribuição de linux são as de empresas e as que são de fundações
o resto eu dispenso
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2011, 14:01 »
E o mais curioso é que o Mint é baseado no próprio Ubuntu.

O Ubuntu passou o Debian, no qual é baseado. Aí vem o Mint é passa o Ubuntu, no qual é baseado.

Que loucura!  :o
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2011, 14:42 »
Bom, sim.... e daí?
Mudou alguma coisa no cálculo geral de linux em desktop?
Já superamos a barreira dos 5% de usuários no mundo? (estou falando de computador no sentido tradicional)
São novos usuários ou apenas uma realocação dos velhos?
Que bom para o Ubuntu que alguém o ultrapassou, isso provoca movimento, incômodo e o tira da posição de centro da vidraça.
Quem sabe as pedras tenham novo rumo.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2011, 15:34 »
Utilizo tanto o Mint quanto o Ubuntu, participo do forum de ambas as distros e não me surpreendo com essa reviravolta no distrowatch, aliás acredito que o Mint ainda têm uma grande margem de crescimento e, no curto e médio prazo, vai ampliar essa vantagem, ao contrário do que alguns colegas imaginam.

A resposta é o que foi dito pelo site da Globo:
"Ela se destaca em relação as suas versões originais pela facilidade de uso entre os usuários finais, com amplo suporte a hardware e bibliotecas para execução de multimídia."
"Na prática, o Linux Mint é um sistema totalmente pronto para uso, pois nele já foram adicionados drivers tidos como “proprietários”. Por conta disso, a distribuição é praticamente compatível com todos os modelos de computadores disponíveis no mercado."

Além disso possui uma Interface extremamente parecida com a do Windows e sua equipe de desenvolvimento evita ao máximo o risco de implantar novidades ainda não amadurecidas. A prova é que só vão implantar o Gnome-Shell na versão 12, a ser lançada este mês, e ainda assim haverá uma versão com o Gnome 2.

É só fazer um simples teste:
Apresentem ambas as distros a um usuário do Windows e perguntem a ele com qual se sentiu mais a vontade. Com o Unity e Gnome-shell do Ubuntu ou com o Gnome 2 do Mint? Qual seria a resposta?

Só não entendo a raiva e os ataques de alguns colegas a essa distro, afinal como um outro colega acabou de falar:
"O Ubuntu passou o Debian, no qual é baseado. Aí vem o Mint e passa o Ubuntu, no qual é baseado."

Ou seja, ambas as distros são baseadas no mesmo núcleo e o mais importante, ambas são LINUX, nunca esqueçam disso.

Resumindo, IMO ambas as distros são excelentes opções, porém direcionadas a usuários distintos. O Mint foca no usuário recém saído do Windows, enquanto o Ubuntu, com o Unity e o Gnome-Shell vem focando no mundo dos tablets e dispositivos portáteis. É isso.

Acho que no médio e longo prazo o Ubuntu, com sua enorme comunidade e excelente suporte, deve recuperar a liderança, principalmente se conseguir adentrar forte no mundo dos tablets e portáteis.

Enfim, estou muito feliz por ter duas opções tão boas, no mundo do Software Livre, a nossa disposição.




"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2011, 21:26 »
Engraçado, que meu irmão que usa Ubuntu, estava instalando o Mint, aí dei uma olhada e gostei, achei bonito, mas prefiro o Ubuntu que parece com Mac, hehehe.
Concordo com o colega acima que ficou feliz , eu também , o bom do Linux são as opções.Sorte a todas as distros.
Usuário Linux- 449417

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #10 Online: 09 de Novembro de 2011, 07:23 »
O interessante deste rank que se observarmos a evolução dos ultimos 12 meses, fica mais facil de entender essa subida do Mint, parece que a galera não gostou nadinha do Unity. Vejam no link abaixo:

http://distrowatch.com/stats.php?section=popularity

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #11 Online: 09 de Novembro de 2011, 12:30 »
O interessante deste rank que se observarmos a evolução dos ultimos 12 meses, fica mais facil de entender essa subida do Mint, parece que a galera não gostou nadinha do Unity. Vejam no link abaixo:

http://distrowatch.com/stats.php?section=popularity

Não me leve a mau, mas conforme suas palavras a impressão que fica é que você quer levar usuários do Ubuntu a mudar para o Mint, através desses argumentos. Uma vez que já sabemos que o Mint está "no topo", mas ainda sim você vem para reafirmar isso e argumenta com "a galera não gostou nadinha do Unity".

Não acho isso legal. Apesar de ter sido postado na area correta, o conteúdo se mostra tendencioso.

Mais um vez, não me leve a mau, mas foi a impressão que tive ao ler isso. Não tenho nada contra o Mint, mas acho que cada um deve entender que "o que é bom para mim, pode não ser bom para o outro". Logo, essa insatisfação com o Unity não é compartilhada por todos, muitos gostaram, muitos não gostaram, é isso. Também, se fosse no fórum do Mint, tudo bem, mas não é.

Coloco isso porque tenho notado uma certa raiva de alguns contra o Ubuntu, enquanto engrandecem uma distro que é uma modificação do mesmo. Quando aparece um bug, a culpa é de quem? do Ubuntu, claro!


Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2011, 12:44 »
Em minha máquina, tenho instalado o Ubuntu 10.04.3 LTS, em dual boot com o Oneiric Ocelot 11.10, se voce observar a evolução de 12 meses até 1 mes, veras o que estou informando. Uso ainda Virtualbox, instalado o Debian 6.0.3, alem do Ubuntu 11.10 em 64b bits, não estou querendo ser tendencioso, mas não uso nada alem do Ubuntu, e ponto final. Não uso como muitos o Windows XP, Seven etc... em dual boot com o Ubuntu apenas gosto muito de saber das coisas. No momento estou baixando o Fedora 16 apenas para testar em Virtualbox.

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2011, 12:55 »
Em minha máquina, tenho instalado o Ubuntu 10.04.3 LTS, em dual boot com o Oneiric Ocelot 11.10, se voce observar a evolução de 12 meses até 1 mes, veras o que estou informando. Uso ainda Virtualbox, instalado o Debian 6.0.3, alem do Ubuntu 11.10 em 64b bits, não estou querendo ser tendencioso, mas não uso nada alem do Ubuntu, e ponto final. Não uso como muitos o Windows XP, Seven etc... em dual boot com o Ubuntu apenas gosto muito de saber das coisas. No momento estou baixando o Fedora 16 apenas para testar em Virtualbox.

Certo, desculpa então, acho que levei ao pé da letra. Falou.

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: Ranking das Distros Linux segundo a DistroWatch
« Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2011, 13:01 »
Desculpas aceitas e ainda lhe digo mais, tenho 70 anos e aposentado, tenho todo meu tempo para navegar na Internet e tentar compensar o que não tive em minha infancia.
Abraços,