Autor Tópico: Ubuntu em queda livre!  (Lida 29375 vezes)

pe_preto

  • Visitante
Ubuntu em queda livre!
« Online: 06 de Dezembro de 2011, 13:53 »
Valha-me deus. O que está acontecendo com o ubuntu.
O  Mark Shuttleworth depois de algumas modificações que fez na distro está jogando tudo por agua a baixo.
Não adiantaram esses anos e tudo está se perdendo. Será que não vai surgir alguém, um braço direito que pense melhor que o Mark Shuttleworth e comece a se agarrar em algo para , pelomenos, evitar a queda livre de usuários do ubuntu que está encolhendo cada vez mais no mundo?
Passar responsabilidades para alguém que não recupera o prestígio do ubuntu não adianta:

http://computerworld.uol.com.br/carreira/2009/12/17/criador-do-ubuntu-linux-deixa-comando-da-canonical/

Até o “LPI 117-199” certificação dos ubunteiros parece que foi travado pela autoridade internacional.
Não pude deixar de concordar com tópicos que tem surgido neste fórum e convenhamos, existe um fundo de verdade sobre o declínio do ubuntu.
Vou postar aqui os sites os quais passei e fiquei abismado com o que li. Vejam:

http://sejalivre.org/?p=3519
http://pt.wikinoticia.com/Tecnologia/Software/101686-linux-ubuntu-parece-estar-perdendo-popularidade-em-favor-da-casa-da-moeda
http://algoritmizando.com/software-livre/o-linux-mint-realmente-superou-o-ubuntu/

Mas também visitei este site que diz existir uma campanha para difama-lo então fico confuso. Em quem acreditar?
http://br-linux.org/2011/omgubuntu-nega-declinio-do-ubuntu/

Se julgarmos por quantidade, as pesquisas estão em peso afirmando perda de popularidade
http://athenna.com/pt/athenna_design/web_design/ubuntu-perde-o-posto-de-distro-mais-popular-no-distrowatch/web-design/2011/11/athenna-design
http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2011/11/ubuntu-esta-perdendo-a-popularidade/

Na minha concepção creio que o Mark Shuttleworth pisou na bola com esse unity e talvez outra coisa que alguém tenha percebido na distro.
Acho que realmente o ubuntu está em queda livre.
Sou paraquedista e sei que em  queda livre há pouco tempo para acionar o paraquedas ou mesmo puxar o reserva e garanto que para chegar ao chão não demora muito. Abraços a todos.

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Ubuntu em queda livre!
« Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2011, 14:20 »
Bom, acredito que todos conhecem a Coca-Cola, certo? Então vou citar um trecho da história dessa grande empresa:
"Mas o problema começou a ocorrer quando viram que a intenção da Coca-Cola era substituir a Coca-Cola antiga pela nova. Com a falta do produto tradicional nos pontos de venda, os americanos se revoltaram, protestos e cartas se multiplicaram na sede da empresa.

Três meses após o lançamento equivocado, a multinacional voltou atrás e relançou o produto original batizado de Coca-Cola Classic. A estratégia parece ter sido a mais sensata, talvez o novo sabor da Coca-Cola pudesse estar no mercado até hoje se ele tivesse sido lançado como uma extensão da marca, e não substituir o antigo e consolidado sabor."
Durante esse tempo a Pepsi se fortaleceu e se tornou a preferida, e a Coca entrou num estado de "queda livre", então ela retornou ao sabor antigo e voltou a ser a preferida...
Diferenças a parte, o conceito é o mesmo, talvez o vacilo da Canonical tenha sido substituir o antigo e consolidado visual, e com isso as outras distros (sendo a mais citada o Mint) saíram na frente, é de se concordar que a Canonical está pensando à frente das demais distros com essa atitude, mas é isso que os usuários querem? Todas as empresas já cometeram os seus erros, e o importante agora é agir para repor o que foi perdido, eu acredito no potencial do Ubuntu e sei que logo teremos ele firme e forte novamente ;)

Brodovisk

  • Visitante
Re: Ubuntu em queda livre!
« Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2011, 14:23 »
Bom , creio que se fossem parar já teriam cancelado a nova versão do 12.04 e acabou de lançar a 11.10 .
Sem comentários.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu em queda livre!
« Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2011, 15:19 »
Tá... mas e daí?

Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em queda livre!
« Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2011, 15:36 »
Vejam o depoimento de um usuário avançado em Windows:   http://www.hardware.com.br/comunidade/ubuntu-visto/1191993/
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2011, 15:42 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

pe_preto

  • Visitante
Re: Ubuntu em queda livre!
« Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2011, 18:42 »
Tá... mas e daí?

Calma amigo. Só quero a opinião de vocês. Não sei em quem acreditar. Estou pensando em instalar o ubuntu mas não sei se devo. Tenho usado windows a vida toda. Gostaria de saber se procede realmente as notícias que li nos links que postei. Por favor, tenham calma. Meu objetivo é exclarecimento. Abraços.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu em queda livre!
« Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2011, 18:49 »

Calma amigo. Só quero a opinião de vocês. Não sei em quem acreditar. Estou pensando em instalar o ubuntu mas não sei se devo. Tenho usado windows a vida toda. Gostaria de saber se procede realmente as notícias que li nos links que postei. Por favor, tenham calma. Meu objetivo é exclarecimento. Abraços.

eheheh... tá bom.  ::)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Ubuntu em queda livre!
« Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2011, 19:01 »
Citar
Gostaria de saber se procede realmente as notícias que li nos links que postei.
Isso descreve a opinião de quem testou e escreveu, e não a sua, instale, teste e então critique ou elogie, eu estou no momento usando o Ubuntu 11.10, mas se você estiver em busca de outra distro, eu recomendo uma que acabo de descobrir, testar e aprovar: Sabayon 7 *-*

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em queda livre!
« Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2011, 19:52 »
apesar da repercussão de que o mint estaria tomando a liderança que foi do ubuntu por anos como linux mais usado, começo a acreditar que o tiro da canonical foi mais do que certeiro. todas as distros com exceção do ubuntu mantem um discurso de que não querem ser a mais popular, e sim atender a um publico especifico, o ubuntu não, tenta ser simples para os mais leigos e com opções avançadas para os mais exigentes. dois meses após seu lançamento (11.10) o unity e sua aparência diferenciada ainda esta gerando muita repercussão. achei o unity mais amigável que o shell, junto com o globalmenu o sistema ficou bem diferente do que já vi em outras distros.
minha opinião: para iniciantes e pessoas que querem um sistema fácil de se trabalhar o ubuntu continua sendo a melhor opção.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu em queda livre!
« Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2011, 20:05 »
Esse aqui é o tipo de tópico que eu nem leio mais - aliás, li sim, mas só pra responder isso.
Esse assunto já foi debatido até enjoar.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em queda livre!
« Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2011, 20:21 »
Esse aqui é o tipo de tópico que eu nem leio mais - aliás, li sim, mas só pra responder isso.
Esse assunto já foi debatido até enjoar.

+1
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2011, 20:22 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em queda livre!
« Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2011, 20:30 »
Esse aqui é o tipo de tópico que eu nem leio mais - aliás, li sim, mas só pra responder isso.
Esse assunto já foi debatido até enjoar.

+1

+3

pe_preto

  • Visitante
Re: Ubuntu em queda livre!
« Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2011, 23:36 »
Bom. Vou aguardar respostas técnicas e lógicas como a do amigo niquelnausea. Agradeço por sua sugestão.
Quanto aos demais, sinto que estão meio raivosos. Isso não é problema meu. Postei o que está na internet e só queria confirmação ou não ou até mesmo ter respostas como a do amigo citado acima que acato de bom coração.
Vejo que em outros tópicos os autores reclamantes tinham razão em dizer que realmente não convém tirar dúvidas de ubuntu aqui.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em queda livre!
« Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2011, 07:40 »
Bom. Vou aguardar respostas técnicas e lógicas como a do amigo niquelnausea. Agradeço por sua sugestão.
Quanto aos demais, sinto que estão meio raivosos. Isso não é problema meu. Postei o que está na internet e só queria confirmação ou não ou até mesmo ter respostas como a do amigo citado acima que acato de bom coração.
Vejo que em outros tópicos os autores reclamantes tinham razão em dizer que realmente não convém tirar dúvidas de ubuntu aqui.
Colega, vc não sabe o que nós, mais antigos no uso do Ubuntu, já sofremos com essa ladainha , houve uma época em que  os botões foram para a esquerda e tome reclamações, depois foi o Unity, desde o 11.04, gnome 3 com o 11.10, isto é abril deste ano, já tinha passado um pouco , aí vem vc reavivar tudo, tenha dó de nossas almas .
Vc instala o Ubuntu, logo depois, dê o comando : sudo apt-get install gnome-shell  , aí vc escolhe dentre as três interfaces qual prefere.
Boa sorte e tudo de bom !
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2011, 10:17 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em queda livre!
« Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2011, 12:56 »
Bom. Vou aguardar respostas técnicas e lógicas...

Ola,

A meu ver existem dois quesitos a serem observados:

1) O que é uma distribuição

2) O software Livre

Uma distribuição nada mais é que uma coletânea de pacotes agregados em um conjunto que no caso do GNU/Linux Ubuntu utiliza software livre e partes de software proprietário ou restrito.

O Ubuntu não é diferente de nenhuma outra distribuição, é e sempre será GNU/Linux.

Desta forma, se algo não agrada numa distro qualquer (Ubuntu incluso), basta o usuario alterar o que não lhe agrada.

Para falar só de ambiente gráfico, eu uso o gnome-shell com as extensões do Mint no meu Ubuntu Oneiric. Ou seja, se outra distro faz algo bacana e a minha distro não tem, vou lá e porto para o meu sistema.

O Ubuntu usa o ureadahead para iniciar o sistema, e se eu não estiver satisfeito com isto, posso alterar sem trocar de distro.

Já existiram outras distros em primeiro, segundo, etc.. lugares, mas isto de nada importa para mim já que tudo continua sendo GNU/Linux.

Importante é o fato de a Canonical, Apple, HP, XConsortium e outras empresas desenvolverem o GNU/Linux para a sociedade, ao contrário de distros que nada fazem para melhorar o projeto do sistema. No caso particular da Canonical, esta é sua verdadeira contribuição.

Se é Debian, Mandriva, SUSE, Ubuntu, isto a mim não interessa. Estou no Ubuntu hoje, já testei outros, frequento este forum e apenas este, mas no dia em que encontrar outra comunidade melhor que esta, ou uma distro que sirva melhor a minhas necessidades, podem ter certeza que eu migrarei, pois o GNU/Linux permite isto.

Em minha ótica, firulas como ambiente gráfico, extensões, plugins, bibliotecas, planos de fundo, icones, etc, estarem ou não presentes são questões menores e interessantes aos novatos no sistema, pois da diversidade vem o conhecimento e a experiência em se aperfeiçoar no GNU/Linux. Com isto a comunidade cresce, pois novos usuários se tornando usuarios avançados com certeza irão adotar o GNU/Linux como padrão e isto é o que realmente importa.


[]'s