Autor Tópico: Linuxconf e ./  (Lida 6563 vezes)

Offline xinna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Linuxconf e ./
« Online: 08 de Agosto de 2006, 21:03 »
São duas Duvidas ignorantes, porem eu preciso perguntar....

No conectiva 10, eu tinha que usar ./ pra executar os programas, e algumas configurações muitos uteis eu obtinha atraves do linuxconf, alguem sabe me dizer o porque eu não tenho esses dois "comandos"  no ubuntu. e se tem alguma coisa que substitui o linuxconf, eu sei que o conectiva veio de uma distribuição diferente do ubuntu, mas só isso não basta, seria muito bom ter a opção de usar o linuxconf novamente.

Valeu.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Linuxconf e ./
« Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2006, 21:36 »
Que estranho, no conectiva 10 o linuxconf já era um pacote obsoletado já que foi adotado o webmin integrado a kclcontrol do KDE para tarefas administrativas como pode ser visto no screenshot do link...
http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/comunidade/1084562644.webmin.png
o ./ nada mais é que o diretório de trabalho atual não é um comando propriamente.
o webmin é uma boa ferramenta de administração "que pode ser utilizada em várias distros", não creio que tenha uma ferramenta parecida que supra todas suas necessidades, o linuxconf era praticamente mantido pela conectiva mas depois de um certo tempo foi abandonado porque o webmin era mais prático justamente por ser mais universal.
acho que você ficou viciado nos curingas que o CL trazia por exemplo:
cds <--isto era um alias  parecido com alias cds="cd /etc/init.d" que você também pode criar, isto simplesmente o leva ao diretório init.d por isto o ./ antes de executar o comando pois você estaria no diretório atual ;-)
./network restart

no debian/ubuntu o equivalente seria

cd /etc/init.d
./network restart

ou diretamente
/etc/init.d/network start|stop|restart
os famosos curingas do CL nada mais são que aliases "apelidos para comandos" uma forma mais fácil de lidar com o sistema o problema é que cria vícios.
experimente jogar no terminal

Código: [Selecionar]
alias cds="cd /etc/init.d"e em seguida execute
Código: [Selecionar]
cds
./network restart
verá que tem o mesmo efeito.
você pode colocar aliases em /etc/aliases caso queira ter um comportamento parecido.
após setar este alias do cds o conteúdo do meu ficou assim:

Código: [Selecionar]
edson@Zumbi:/etc/init.d$ alias
alias cds='cd /etc/init.d'
alias ls='ls --color=auto'

Caso não tenha sido muito preciso na resposta é só dizer, no que puder ajudá-lo na migração pode contar comigo.
« Última modificação: 16 de Julho de 2008, 13:26 por Xterminator »

Offline xinna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Linuxconf e ./
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2006, 23:49 »
Muito Obrido...
Foi esclarecedor, era exatamente isso que eu queria saber, estou adorando o ubuntu, e penso ainda, em algum dia rodar ele como servidor, estou facinado.
Eu uso o linux pra distribuir internet na meu trampo a quase 2 anos, porem ele nunca deu pau, e quando cheguei la, ele já estava configurado, então quase nunca tive a oportunidade de aprende muito sobre, agora que eu estou usando o ubuntu como estação em casa, estou pegando um pouco mais de jeito...
Obrigado pela ajuda.