Autor Tópico: A descoberta do mundo LIVRE  (Lida 2949 vezes)

Offline Sérgio Rabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
  • Kubuntu 13.10 - 64bit
    • Ver perfil
A descoberta do mundo LIVRE
« Online: 12 de Janeiro de 2012, 09:08 »
Bom esse é o meu depoimento:
Bom desde os 7 eu já fuçava no computador da minha tia, que tinha o windows 98, e pra mim aquilo era o máximo, quando eu tinha 12 anos isso é em 2003 eu ganhei meu primeiro computador, um computador tão ruim que eu nem lembro a configuração, nele rodava o windows 98 também, porque eu só tinha 256 de RAM eu acho, e nele não tinha internet mas mesmo assim eu passava o dia fuçando nele e mudando as cores das janelas, criando temas, jogando paciência, e age of empires trial, o jogo vinha no cd do windows 98, bom dai com um tempo depois eu ganhei peças "melhores" pro meu computador, um "pentium 2 de 333 Mhz" uma memória de 512M e um HD de 30 Gb o de antes era de 5Gb, dai instalei o XP, ele até era mais bonito que o 98 porem eu não podia modificar tema coisa nenhuma, dai um dia na cada do meu tio ele me mostrou um sistema LINUX, se eu não me engano era o Kurumin, eu não imaginava que existia outros sistemas operacionais, achei ele muito bonito, mas dai passou-se um tempo em 2006 eu tive internet pela primeira vez no meu computador e passava o dia tentando modificar a derma do windos xp em vão, sempre bugando e eu tendo que formatar, em 2008 eu entrei pro curso técnico de desenvolvimento de sistemas comerciais, na federal daqui de Cubatão, eu entrei no curso sem ter idéia do que significava isso, bom a maioria dos alunos não sabiam dai descobrimos que sobre a criação de programas para computadores, e nesse mesmo ano meu primo me mostrou instalado no PC o Ubuntu 8.04 “Hardy Heron”, que meu outro primo que hoje é Analista de Sistemas, avia instalado pra ele, e eu achei lindo, ele me mostrava os efeitos do compiz, os temas personalizados... e eu vi que esse sistema estava a frente do rwindows, ele me disse que era de graça e que eu poderia pedir um CD pela internet e eles mandariam para mim, bom eu não acreditei, pensava "porque alguém mandaria um CD lá do exterior de graça pra mim só porque eu pedi?", então la fui eu, e pedi o CD do ubuntu, recebi três ou duas semanas depois e não acreditei quando chegou, fui correndo e formatei o pc, pra instalar o Ubuntu, sem nunca ter o usado antes, bom foi legal, mas ai eu não sabia como conectar a internet nele, não era nada igual ao windows, e como eu não conseguia entrar na internet tive que por o windows de volta, dai procurei tutoriais, mas naquela época não era tão fácil assim, eram poucos os tutoriais que eu achava, e quando achava um imprimia e formatava e não conseguia de novo e fiquei nesse ciclo... ate conseguir um dia, dai comecei a customizar o Ubuntu, pedi o cd do 9, e fui em diante, usava o Ubuntu só para ficar fusando, tenha que ter o windows instalado para usar os programas do curso, em 2009 eu comecei a ter as minha primeiras aulas de JAVA, dai eu via meu professor falando de software livre, e aquele ideal ficou gravado na minha cabeça, desde então eu peguei gosto pelo JAVA e  apanhei muito pra aprende-lo era meu primeiro contato com uma linguagem orientada a objeto, e o melhor de tudo, eu podia programar no Ubuntu, fui correndo e digitei "sudo apt-get install netbeans" e foi como mágica, sem nenhuma complicação do windows, eu fiquei no ubuntu ate o final de 2010, no meu estagio o Analista que era meu chefe me mostrou o Kubuntu eu achei o kubuntu muito bonito, porem ao tentar usa-lo eu quebrei a minha cabeça muito, pq os programas do gnome travam no kde e as vezes bugavam, eu gostei na época mas não consegui usa-lo, até ano passado, quando veio o Unity e a incompatibilidade com a minha placa gráfica, dai eu não pensei duas vezes e migrei pro KDE, la os drivers rodavam a 100%, como eu ja citei aqui no forum, o ubuntu no live cd roda 3 vezes mais rápido do que quando eu instalo minha placa de vídeo, e  sem ela eu não posso ver filmes em Full Hd, e estou no KDE até hoje, e sempre aprendendo cada vez mais, hoje estudo Analise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC e de vez em quando me pego tentando ler os códigos do ubuntu :)

Desculpa se eu escrevi mal, sou pessimismo em português, e estou no trabalho tbm :p.