Autor Tópico: Linguagem GO?... Análise atual.  (Lida 3481 vezes)

Offline edjin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Linguagem GO?... Análise atual.
« Online: 10 de Janeiro de 2012, 17:10 »
Como a grande maioria dos menbros-ubuntu sabem, o Google lançou em 2009 a linguagem de programação go?, e na época os rumores andavam por lá dizendo que Google iria se tornar a "nova microsoft" do mercado, mesmo sendo linguagem open sourse. E hoje, a que pé anda essa interessante linguagem? Quais projetos aderiram a essa nova empreitada? Você como programador, o que diz sobre o código go, seus compiladores e portabilidade?

Site do projeto --> http://golang.org/.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2012, 13:11 por edjin »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Linguagem GO?... Análise atual.
« Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2012, 18:11 »
Ola

O que isto tem relacionado ao Ubuntu para ter sido postado na sessão de programação e scripts do Ubuntu?

Não seria melhor respondido se postado aqui? => http://blog.golang.org/2011/12/getting-to-know-go-community.html

[]'s
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2012, 18:13 por Tota »

Offline edjin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Linguagem GO?... Análise atual.
« Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2012, 23:29 »
Ohhh, me desculpe rsrsrs achei que estava no tópico referente a programação e scripts... Abraço a todos.

Offline fpissarra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 246
    • Ver perfil
    • Lost in the e-Jungle
Re: Linguagem GO?... Análise atual.
« Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2012, 11:37 »
Ola

O que isto tem relacionado ao Ubuntu para ter sido postado na sessão de programação e scripts do Ubuntu?

Não seria melhor respondido se postado aqui? => http://blog.golang.org/2011/12/getting-to-know-go-community.html

[]'s

Isso é meio radical, não?
Da mesma maneira, dúvidas sobre o GCC deveriam ser direcionadas ao projeto gcc.gnu.com. Dúvidas sobre Java, para a oracle, dúvidas sobre bibliotecas para seus respectivos sites. Sobre Tomcat, para o site da Apache etc.

Contanto que o assunto esteja relacionado à programação (que possa ser feita no ambiente do Ubuntu), não vejo problemas...

[]s
Fred

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Linguagem GO?... Análise atual.
« Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2012, 12:58 »
Ola a todos,

O problema seria apenas em relação à sessão postada. Vejam
Citar
Programação e Scripts
Problemas com programação e envio de scripts de tua autoria.

Ou seja, minha colocação restringe-se à sessão.

O colega edjin traz apenas comentários, não dúvidas, e minha pergunta se baseou apenas nisto.

[]'s

Offline fpissarra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 246
    • Ver perfil
    • Lost in the e-Jungle
Re: Linguagem GO?... Análise atual.
« Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2012, 17:16 »
Ola a todos,

O problema seria apenas em relação à sessão postada. Vejam
Citar
Programação e Scripts
Problemas com programação e envio de scripts de tua autoria.

Ou seja, minha colocação restringe-se à sessão.

O colega edjin traz apenas comentários, não dúvidas, e minha pergunta se baseou apenas nisto.

Desculpe ser chato... mas as duas perguntas no post original me soam como 'dúvidas':

Citar
... E hoje, a que pé anda essa interessante linguagem? Quais projetos aderiram a essa nova empreitada? Você como programador, o que diz sobre o código go, seus compiladores e portabilidade?

[]s
Fred

Offline edjin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Linguagem GO?... Análise atual.
« Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2012, 15:09 »
No mais gostaria de agradecer, em especial ao amigo Fred (fpissara) que abriu o leque de possibilidades, analisando o sentido da pergunta no caso, e não o contexto em que essa se encontra. E também ao amigo Tota que mesmo dando maior importância ao contexto, acrescentou o link do projeto. Estarei postando as mensagens de erro da compilação do gccgo para Ubuntu 10.10 assim que organizar o projeto.
Muito obrigado a todos.
Abraços.

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: Linguagem GO?... Análise atual.
« Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2012, 08:36 »
Segundo o índice Tiobe (http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html), a linguagem Go é a 26ª mais popular.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline edjin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Linguagem GO?... Análise atual.
« Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2012, 16:27 »
Estou tendo muitos problemas para compilar o gccgo por estar usando o ubuntu 10.10 (falta de biblioteca entre outros) continuo a estudar C, e deixo esse projeto para depois. Muito obrigado a todos ;) ;)

Offline C Man

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Linguagem GO?... Análise atual.
« Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 19:17 »
Bom,não seria minha escolha para um projeto como C, C++, C#, D ou Java.

Instável,lenta,poucos recursos. Bom,eu me recuso a dizer que ela é de uso geral,foi uma linguagem escrita para os engenheiros de software da google,seu foco é a criação de servidores para empresa, suas bibliotecas,funções são basicamentes para tratar esses dados. A google lançou em 2007,uma linguagem chamada simple que também não foi para frente,acredio que Dart(lançado em 2001) também não dê tantos frutos,não pela linguagem em sí, ela é interessante,mas por causa so seu ambiente de execução.


Compilador

Tive minhas experiência com uma versão para windows(não desenvolvida pela google,a empresa decidiu simplesmente,não dá suporte ao mesmo,o que eu achei simplesmente absurdo!) que um simples servidor,compilado para .exe gera quase 3MB! isso porque no windows,normalmente,um executável é menor que no linux.. eu fiquei me perguntando que tanto binário é este..?

IDE/Editor
Usei e recomendo, é a little. Simples,leve,objetiva. Você pode editar,dupurar,compilar facilmente,suporta LUA também.

Perfomance

Nada bom,alguns testes compravaram que GO é 20x mais lenta que C em muitos casos.

Um projeto que,na minha opnião,vale a pena olhar é a linguagem D, que veio para 'matar' C++ (sabemos que não será fácil ou rápido) é realmente interessante,foi escrita por Walter Bright,da digital mars (criador de compiladores para C e C++) ela é muito ampla funções,métodos,classes suporte nativamente expressões regulares, curl entre muitas outras coisas; e o ponto talvez principal: melhor perfomance sobre C e C++.