Fórum Ubuntu Linux - PT
21 de Setembro de 2014, 05:05 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Informações da última versão: Ubuntu Linux 14.04 - Trusty Tahr
 
   Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fedora 17 inicia migração de binários para /usr/  (Lida 459 vezes)
jkmsjq
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 2.993


Ubuntu Member


Ver Perfil
« em: 03 de Fevereiro de 2012, 09:16 »

Os desenvolvedores do Fedora estão trabalhando para implementar a mudança sugerida de mover todos os arquivos da distribuição Linux armazenados nos diretórios /bin/, /sbin/, /lib/ e /lib64/ para subdiretórios equivalentes sob /usr/. Links simbólicos vão garantir a compatibilidade com scripts e softwares que eventualmente forem pegos desprevinidos pela mudança. A reestruturação foi sugerida pela primeira vez no ano passado, antes de ter sua inclusão determinada no Fedora 17. A equipe de desenvolvimento descartou desde então a ideia de mover todos os arquivos armazenados sob os diretórios /sbin/ e /usr/sbin/ para o /usr/bin/ e deletar os diretórios sbin.

As atualizações de pacotes que vão implementar a reestruturação estão sendo preparados em uma seção dedicada do sistema de compilação e serão transferidos para a árvore de desenvolvimento do Fedora Rawhide "em breve". O Rawhide é atualizado diariamente com as últimas compilações dos pacotes para o Fedora 17, que tem seu lançamento programado para maio desse ano. Um initramfs especial vai mover os arquivos relevantes para sua nova localização nos sistemas dos usuários do Rawhide. Esse método também estará disponível para aqueles que usarem o Yum para atualizar seus sistemas para o Fedora 17 de uma das versões correntes da distribuição. Apesar de não ser oficialmente suportado, muitos usuários experientes do Fedora podem realizar atualizações usando essa opção. Caso a atualização seja realizada tanto por uma mídia de instalação completa ou pelo PreUpgrade, o instalador vai realizar as mudanças necessárias.

Os desenvolvedores por trás da reestruturação vem relatando seu progresso na realização dessas mudanças em uma página wiki, que também elucida todo o plano, oferecendo explicações e os antecedentes dessa decisão. Lennart Poettering, que não está diretamente envolvido no projeto, recentemente postou um sumário de argumentos em favor dessa migração dos arquivos no wiki do systemd, mas ressaltou que o systemd também trabalhará com distribuições que optarem por continuar com a localização tradicional dos arquivos do sistema.

Nenhuma outra grande distribuição de Linux anunciou qualquer plano ou intenção de seguir o exemplo do Fedora, apesar dessa possibilidade ter sido discutida no OpenSUSE. Alguns usuários foram vocais em seu criticismo contra a mudança, por exemplos nos comentários ao artigo do site LWN.net sobre a ideia de Poettering. Alguns dos críticos desse novo conceito consideraram a mudança supérflua, outros argumentaram que a organização atual torna possível ter um pequeno sistema de base localizado na partição root que então pode montar o resto do sistema armazenado sob o diretório /usr/ em um segundo disco ou através da rede. Embora isso seja verdade, há divergências quanto à praticidade ou significância dessa possibilidade. O sistema Solaris, por exemplo, abandonou essa possibilidade.

FONTE: http://www.linuxmagazine.com.br/lm/noticia/fedora_17_migra_o_sistema_para_usr
Registrado

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz
Kriptolix
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 302



Ver Perfil WWW
« Responder #1 em: 03 de Fevereiro de 2012, 10:17 »

Parabens ao time do fedora, finalmente alguem com coragem de mexer nesses canonis de quase 20 anos, apesar da minha opniao nao ter expressao no mundo linux, eu sou do partido de que deveria haver uma restruturaçao dos diretorios, muita coisa mudou e eu acredito que a forma como eles sao despostos ja nao atende mais ao que se pretendia, primeira mostra disso foi a criaçao do /run.

Por mais windows que isso seja, sempre achei que a aglutinaçao dos diretorios nao deveria se dar totalmente por categoria de conteudo (como é) e sim parte por isso e parte por agregaçao de conteudo (no estilo mac/windows que poe tudo de uma aplicaçao num diretorio so). Mas enfim, parabens ao time do fedora.
Registrado

Ubuntu Linux 10.10
irtigor
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
*****
Deslogado Deslogado

Mensagens: 3.828


Delete, delete, delete!


Ver Perfil
« Responder #2 em: 03 de Fevereiro de 2012, 12:00 »

O MacOS tem os mesmos diretórios (na verdade muito mais, porque existe a "duplicata bonita"). Essa mesma tática foi adotada pelo gobolinux.
Se alguém se interessou, essa é a origem: http://www.osnews.com/story/25556/Understanding_the_bin_sbin_usr_bin_usr_sbin_Split

----
Links:
https://developer.apple.com/library/mac/#documentation/FileManagement/Conceptual/FileSystemProgrammingGUide/FileSystemOverview/FileSystemOverview.html#//apple_ref/doc/uid/TP40010672-CH2-SW7
http://www.gobolinux.org/index.php?page=at_a_glance
http://wiki.gobolinux.org/index.php?title=The_GoboLinux_Filesystem_Hierarchy
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2012, 12:52 por irtigor » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Tema desenvolvido por FaBMak e n3t0
Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines
© 2014 Canonical Ltd. Ubuntu e Canonical são marcas registradas da Canonical Ltd.
XHTML 1.0 válido! CSS válido!