Fórum Ubuntu Linux - PT
21 de Maio de 2013, 09:40 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Informações da última versão: Ubuntu Linux 13.04 -Raring Ringtail
 
   Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Interface Gráfica do Ubuntu travando  (Lida 1334 vezes)
guripreto
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 18


Ver Perfil
« em: 13 de Fevereiro de 2012, 16:16 »

Olá Pessoal,

Sou relativamente novo no Ubuntu, e antes de reinstalar o ubuntu em meu laptop Acer Aspire 5920 resolvi postar o problema por aqui. Pesquisei pela net, mas não encontrei ajuda que seja mais específica ao meu problema.
Faz algum tempo que meu Ubuntu com Gnome está travando (quando trava, trava geral). Fui tentando solucionar com coisas simples, como remover pacotes relacionados ao KDE, entre outras coisas, mas o problema persistiu. Reinstalei a versão que estava usando (10.04), só que mantendo o /home intacto. Como ele continua travando, pensei que o problema talvez esteja em alguma configuração mal feita por mim. O travamento não tem regra, as vezes demora horas, as vezes segundos. Achei que era a conexão wireless, mas mesmo sem ligá-la ele tá travando. Resolvi configurar um pendrive para iniciar o Ubuntu por ele, mas mesmo assim travou em alguns segundos de uso. Para conseguir fazer backup dos meus arquivos (no caso de uma reinstalação completa) estou usando o comando CTRL ALT F1 e me mantenho no console, as vezes alternando para a interface gráfica e assim estou agora, nesse vai e vem para não precisar desligar/ligar o computador. Realmente não acho que seja algo complexo, mas estou esgotado no meu muito limitado conhecimento de linux.

Alguém do fórum tem alguma dica para este problema?
« Última modificação: 11 de Abril de 2012, 20:36 por guripreto » Registrado
Dionnatan
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 240

Liberdade de Conhecimento.


Ver Perfil WWW
« Responder #1 em: 13 de Fevereiro de 2012, 16:40 »

Olá, também tenho um acer mas modelo 5250, bem, o meu tambem travava seguidamente, e tambem sem parametro nenhum, e estava desistindo de usar o ubuntu nele quando descobri, que o problema era a placa de rede, fiz assim, no setup coloquei ele pra dar boot pela placa de rede, resolveu, nao travou nunca mais, o porque eu nao sei, mas funcionou, teste ai e mande o resultado.
Registrado
guripreto
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 18


Ver Perfil
« Responder #2 em: 13 de Fevereiro de 2012, 17:02 »

oi, desculpe a falta de experiência, mas como se faz essa alteração? O setup que vc se refere é aquele da tela "acer" quando ligamos o laptop, e temos que apertar F2 para alterar o boot?
Registrado
Dionnatan
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 240

Liberdade de Conhecimento.


Ver Perfil WWW
« Responder #3 em: 13 de Fevereiro de 2012, 17:14 »

Isso, o setup é onde se configura a bios do computador, vc só tem que mudar a ordem de boot do computador colocando em vez de driver de dvd por exemplo, o interface de rede ( placa de rede) o nome varia de acordo com o modelo, para mim funcionou.
Registrado
guripreto
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 18


Ver Perfil
« Responder #4 em: 13 de Fevereiro de 2012, 17:26 »

oi, consegui alterar a ordem de boot, coloquei a placa de rede em primeiro mas mesmo assim travou, infelizmente essa dica comigo não resolveu...

Alguma outra dica?
Registrado
Dionnatan
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 240

Liberdade de Conhecimento.


Ver Perfil WWW
« Responder #5 em: 13 de Fevereiro de 2012, 17:34 »

Voce está usando qual kernel  agora?
Registrado
guripreto
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 18


Ver Perfil
« Responder #6 em: 13 de Fevereiro de 2012, 18:07 »

Kernel que estou utilizando:

2.6.32-28-generic

(de acordo com o comando "uname -r")

* - Mais uma informacao: mesmo no console ele esta travando, nao e so na interface grafica...
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2012, 18:23 por guripreto » Registrado
Dionnatan
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 240

Liberdade de Conhecimento.


Ver Perfil WWW
« Responder #7 em: 13 de Fevereiro de 2012, 18:46 »

Experimente  instalar o novo kernel, juntamente com o novo Ubuntu 11.10

http://diolinux.blogspot.com/2012/01/como-instalar-o-novo-kernel-32-no.html

ele terá um melhor suporte e funcionamento, e assegure-se de ter realmente colocado o placa de rede para dar boot primeiro, tudo o que vc descreveu até agora se encaixa no que eu estava passando e essa foi a solução.
vamos ver o que acontece.
Registrado
guripreto
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 18


Ver Perfil
« Responder #8 em: 15 de Fevereiro de 2012, 17:52 »

Ola,

a coisa ta ficando bem dificil, o que me aponta para um problema de hardware mesmo. A travacao esta tao intensa que ja nao consigo mais fazer nada, nem alterar kernel, nem reinstalar o ubuntu. Mesmo usando um pendrive de instalacao do ubuntu o notebook trava, o que esta inviabilizando qualquer procedimento por software.
Acho que a saida e mesmo verificar hd, superaquecimento, estas coisas...

obrigado pelas dicas,

inte
marcelo
Registrado
guripreto
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 18


Ver Perfil
« Responder #9 em: 12 de Março de 2012, 11:52 »

Olá Pessoal,

só agora retomo esse tópico, pois tive que mandar o laptop para a manutenção. Fizeram teste de memória e de disco, e não detectaram nada, a não ser um tanto de sujeira que poderia estar causando superaquecimento. Ok, foi feita a limpeza interna, trouxe pra casa e tentei instalar o ubuntu 10.04. Nada, durante a instalação (seja pelo pen drive, seja pelo CD) ele travava. Aí gravei um cd do ubuntu 11.10 e coloquei na máquina para instalá-lo. Surpreendentemente ele não travou durante a instalação, só foi travar quando estava usando o sistema.
Agora, entrei pelo modo de segurança (opção que o grub me deu), e já faz 1 hora que estou trabalhando e não travou.
Mas durante a manhã fui utilizando o sistema, até que mesmo pelo modo de segurança o computador está travando, congela a tela onde parou, não move nada, mouse, teclado, nada.

será que alguém tem alguma dica do que tá rolando? placa de vídeo?

abraços,
marcelo
« Última modificação: 12 de Março de 2012, 13:13 por guripreto » Registrado
guripreto
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 18


Ver Perfil
« Responder #10 em: 11 de Abril de 2012, 20:35 »

Pessoal,

O problema não foi resolvido, mas não por conta de software, o técnico fez vários testes na máquina e deu o veredito: pau na placa mãe... ou seja, notebook condenado  Indeciso

valeu pela ajuda!

abraço e inté
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Tema desenvolvido por FaBMak e n3t0
Powered by SMF 1.1.18 | SMF © 2006-2009, Simple Machines
© 2013 Canonical Ltd. Ubuntu e Canonical são marcas registradas da Canonical Ltd.
XHTML 1.0 válido! CSS válido!