Fórum Ubuntu Linux - PT
25 de Outubro de 2014, 21:31 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Atenção usuários de email com anti-spam (Uol e Bol).
 
   Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.5  (Lida 272 vezes)
jkmsjq
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 3.030


Ubuntu Member


Ver Perfil
« em: 15 de Fevereiro de 2012, 14:42 »

Berlim, 14 de Fevereiro de 2012 – A Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.5, o terceiro lançamento da “melhor suíte office livre”, que mostra aos usuários as melhorias decorrentes da estratégia de desenvolvimento adotada a partir de setembro de 2010.
O LibreOffice é o fruto de um esforço combinado de hackers de tempo integral – o maior grupo de de desenvolvedores com experiência no código do OpenOffice.org – e hackers voluntários, coordenados pelo Comitê Diretor de Engenharia.

Durante esses 18 meses, uma média mensal de 80 desenvolvedores produziu um total geral de trinta mil inserções no código, introduzindo novos e interessantes recursos:

Writer

    Melhorias nos recursos de tipografia, para documentos com aspecto profissional.
    Contador de palavras interativo, com atualização em tempo real
    Uma nova interface de usuário para cabeçalhos, rodapés e quebras de páginas.

Impress / Draw

    Melhorias significativas para importação de formas personalizadas e Smart Art dentro de arquivos PPT/PPTX
    Recurso para incorporar paletas e multimídia em documentos ODF
    Botão para alternar a console do apresentador
    Novas terminações de linhas para diagramas - Filtro de importação do Microsoft Visio

Calc

    Suporte até 10.000 planilhas
    Nova área de entrada de dados com várias linhas
    Novas funções do Calc, em conformidade com as especificações ODF OpenFormula
    Melhoria de performance na importação de arquivos de outras suítes office.
    Autofiltros com múltiplas seleções
    Número de regras de formatação condicional ilimitado

Base

    Novo driver nativo integrado para banco de dados PostgreSQL

Além disso, pela primeira vez na historia do LibreOffice, ativaremos o verificador de atualizações , que avisará os usuários quando uma nova versão da suíte estiver disponível para baixar. Herdamos um código com 15 anos de idade onde novos recursos foram ignorados e bugs mantidos sem solução para não criar novos problemas, e isso – com o tempo – foi a origem de um grande passivo técnico”, afirma Caolán McNamara, desenvolvedor sênior da RedHat, que também é fundador e diretor da TDF.

Tínhamos duas opções: uma estratégia conservadora, que agradaria imediatamente a todos os usuários, mantendo o código basicamente intocado, e um caminho mais agressivo de renovação do código e de desenvolvimento de novos recursos, que criou alguns problemas de estabilidade no curto prazo, mas que nos leva rapidamente a uma suíte office livre completamente nova e substancialmente melhorada: o LibreOffice 3.5, a melhor suíte office livre jamais feita. Em dezesseis meses, alcançamos resultados incríveis - comenta Michael Meeks, distinto desenvolvedor da SUSE, que também é fundador e diretor da TDF - com quase trezentos novos desenvolvedores no projeto, atraídos pela licença copyleft, a ausência de atribuição de copyright e um ambiente acolhedor.

Além dos recursos mais visíveis, eles traduziram dezenas de milhares de comentários do alemão para o inglês, e removeram milhares de linhas de código obsoletas ou sem utilização - até mesmo bibliotecas inteiras - e aumentaram muito o leque de testes automáticos.

Apesar de termos ainda um longo caminho pela frente, os usuários – que às vezes reclamavam da estabilidade do software por não conhecerem nosso passivo técnico com o qual trabalhavamos – podem agora se beneficiar de um LibreOffice 3.5 mais limpo e enxuto e com mais recursos”.

O LibreOffice 3.5 é o primeiro lançamento onde contribuições de comunidades locais e associações tais com a ALTA no Brasil, foram reconhecidas. Além do mais, a TDF buscou reconhecer esses voluntários – onde pudemos facilmente identificá-los – que colocaram tanto esforço no lançamento da versão 3.5, com um agradecimento especial.

A TDF deseja estimular o desenvolvimento de um ecossistema global, aberto e diversificado onde as companhias , associações, comunidades e voluntários compartilhem de um objetivo comum de desenvolver a melhor suíte office livre jamais feita.

A Document Foundation convida os usuários avançados a instalar já o LibreOffice 3.5, e os mais conservadores a permanecerem por enquanto com o ramo LibreOffice 3.4.

Usuários corporativos e os mais conservadores devem preferencialmente instalar o LibreOffice amparados por empresas de suporte profissional, capazes de prestar assistência para com a migração, treinamento de usuários, suporte e manutenção. The Document Foundation fornecerá em breve uma lista das organizações provedoras de serviços profissionais.

O LibreOfice 3.5 está disponível em http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja-o-libreoffice-em-portugues-do-brasil/ .

As novidades e melhorias no código estão descritas na página http://tinyurl.com/77rbra3

FONTE: http://libreofficebrasil.blogspot.com/2012/02/document-foundation-anuncia-o.html
Registrado

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Tema desenvolvido por FaBMak e n3t0
Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines
© 2014 Canonical Ltd. Ubuntu e Canonical são marcas registradas da Canonical Ltd.
XHTML 1.0 válido! CSS válido!