Gostaria de por exemplo colocar como imap server o imap.meudominio.com.br e o smtp smtp.meudominio.com.br. Para sem sincero não sei nem exatamente como fazer isso. E depois de configurar isso, como eu testo se ele funciona? E se eu quisesse colocar varios dominios no meu mail server, como isso seria possivel?
Nesse problema eu posso ajudar. Pra que isso aconteça, vc precisa configurar um servidor DNS pra oferecer o seu domínio. Aliás, a configuração de um servidor de correio eletrônico começa exatamente na configuração do DNS. O DNS tem que estar
muito bem configurado para que o correio eletrônico funcione.
O meu segundo passo é configurar um webmail, não precisa ser nem um roundcube da vida, pode ser um mais simples, tipo SquirrelMail.
http://www.hardware.com.br/tutoriais/servidor-emails/Eu sei que existem inúmeros TUTORIAIS na internet, eu mesmo aprendi muita coisa com tutoriais. Mas os que tem hoje de mail servers é muito antigo e não funcionam legal, pelo menos no meu ubuntu server 11.10. Sempre tem algo que não bate ou não funciona.
Sabe pq? Pq ninguém mais cria servidor de correio eletrônico em empresa pequena. Todo mundo parte pra google account, que te dá toda a estrutura pronta, 50 contas de usuário e 10GB de caixa postal, sem custos.
E as empresas grandes usam soluções completas, tipo Microsoft Exchange, Novell Groupwise, Lotus Domino ou o que seja --- até mesmo google accounts, também.