Autor Tópico: Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?  (Lida 4764 vezes)

Offline gabriel_marcio89

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?
« Online: 21 de Fevereiro de 2012, 21:55 »
Boa noite a todos! Desde 2007 venho acompanhando o Ubuntu, testando os Live-CD's, usando em dual-boot com Windows e percebo que nas últimas versões está cada vez mais fácil deixar o Windows para trás e fazer do Ubuntu meu SO principal.

No momento possuo quatro máquinas que pretendo fazer a migração para o Ubuntu 11.10 e futuramente o 12.04 LTS:
- Um PC mais modesto: Pentium Dual-Core E2160/ASUS P5LD2-X/4GB DDR2/HD 80GB Maxtor/ATI HD5570 1GB
Mais informações sobre a placa-mãe: http://br.asus.com/Motherboards/Intel_Socket_775/P5LD2X/#specifications

- Um notebook HP DV4-2012BR: http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01923268&lc=pt&cc=br&destPage=document&dlc=pt&jumpid=reg_r1002_brpt
- Um netbook HP 210-1040BR: http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c02080865&cc=br&dlc=pt&lc=pt&product=4126078&tmp_track_link=ot_search

Nos testes que fiz no notebook não tive problemas, só o Catalyst 12.1 que tive que instalar pelo terminal seguindo esse tutorial: http://www.upubuntu.com/2012/01/how-to-install-ati-amd-catalyst-121.html
Notei uma lentidão no sistema após a instalação do Catalyst, só resolvi pesquisando mais no Google e mechendo no Compiz. Isso acontece mesmo com os drivers da AMD? Faltou algum passo nesse tutorial que resolveria esse problema sem mexer no Compiz?
No netbook tive problemas com o touchpad, parece que ele não é reconhecido corretamente. Não consigo clicar e arrastar janelas, ele funciona parcialmente bem.

- Minha máquina principal que montei em 2011: AMD Phenom II X2 565 BE com core-unlocker Phenom II X4 B65 3.4GHZ/ASUS M4A78LT-M LE/6GB RAM DDR3 1333/2x1TB SAMSUNG Spinpoint F3 em RAID 0/ATI Vapor-X 5770
Mais informações sobre as especificações da placa-mãe: http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3/M4A78LTM_LE/#specifications

Nessa máquina não consegui instalar o Ubuntu 11.10 usando RAID 0, sempre dava um erro na instalação do GRUB no final da instalação do sistema. Por fim desfiz o RAID e em AHCI consegui completar a instalação sem problemas e deixei meu outro HD de 1TB para Backup. Fora isso tive o mesmo problema de lentidão no sistema após instalar a versão mais atual do Catalyst.

Só existem alguns pontos que ainda levo em consideração antes de migrar:
- Estou terminando meu curso de Publicidade e Propaganda e dependo do Corel Draw X5, da suíte de aplicativos da Adobe CS3, Sony Vegas... É satisfatório virtualizar o Windows XP SP3 usando o VirtualBox para usar essas aplicações ou a perda de desempenho é gritante?
- Toco guitarra a mais de 10 anos e faço gravações casuais pela saída USB da minha ZOOM G7, ainda não fiz o teste de gravação usando o Audacity no Ubuntu. Posso ter problemas?
- Curto jogar de vez em quando no PC, isso acho que terei mesmo que abrir mão ou então mantenho o dual-boot com Windows 7 Professional na máquina principal...

Dúvida final, já estamos praticamente em março, mantenho a versão 11.10 do Ubuntu nas minhas máquinas ou já vou logo pra 12.04 LTS e espero pelas atualizações? É possível passar da versão Alpha 2 pra final somente instalando atualizações?

Agradeço a quem puder me ajudar, é um prazer fazer parte deste fórum!
Obrigado!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 23:14 »
vc tem que analisar sobre esse corel, que tipo de arquivo você precisa usar no curso: .cdr, .ai ou .svg, se for os 2 últimos o inkscape dá conta do recado, sobre o photoshop, idem, mas evolução do gimp é muito grande.
eu faço diagramação nas horas vagas, e tudo no linux usando software livre, desde de 2008 não uso mais windows em casa.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline gabriel_marcio89

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 00:41 »
Infelizmente preciso mais do .cdr, é o formato padrão que algumas disciplinas pedem nos trabalhos. Já ouvi falar e li sobre o Inkscape, ainda não tive a oportunidade de usar ele mais a fundo, mas realmente parece dar conta do recado, digo o mesmo do Gimp.

Parece que existe algum tipo de "preconceito" com software livre, o laboratório de informática do meu curso prefere apostar no antigo Windows XP SP2 + Corel X3 (sem Photoshop ???) do que incentivar o uso de software livre... Uma pena. A única vez que eu vi usarem Linux lá foi o Mandriva, que usaram quando o MEC foi avaliar o curso, aí sim tinha Inkscape, Gimp, Scribus. Mas posso afirmar que ninguém teve curiosidade de abrir e usar algum desses programas, porque da mesma forma que acham que Windows é mais fácil e portanto melhor (mesmo sendo uma versão pirata, muitas vezes desatualizadas e sujeita a vírus, malwares...) acham que o melhor também é o Corel, Photoshop, Premiere. As agências da região (e acho que todas rs) não exigem que você faça edição de imagem, vídeo e etc. exigem que você domine programas: Corel Draw, Adobe Photoshop e Premiere. Por isso tenho quase certeza que pelo menos na minha máquina principal e no meu note vou ter que manter o Windows 7 em dual-boot rodando nada além do que esses programas. Quem sabe o VirtualBox ou até o Wine não evoluam daqui a alguns anos tornando possível rodar esses programas no Ubuntu ou em outra distro. Alguém sabe dizer se no VMware pra Linux eu consigo uma performance maior da máquina virtual do que no VirtualBox? :-\

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 02:00 »
@gabriel_marcio89

O inkscape salva em formato .cdr sim ((:

para instalar,abra a central de programas do Ubuntu,pesquise Inkscape e faça o download  :D

na hora de salvar o arquivo,só alterar a extensão para .cdr

e o Photoshop pode rodar a partir do Wine nesse tutorial : http://www.ubuntubrsc.com/instalando-photoshop-cs2-no-ubuntu-via-wine.html#.T0Rnid5SStY

abrass  :)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?
« Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 07:42 »
gabriel_marcio89, infelizmente esse câncer, chamado corel se tornou popular no Brasil o ideal seria o Adobe Illustrator ter sido o mais popular dos programas de desenho vetorial ou o extinto Freehand, felizmente o Inkscape segui a linha desses dois últimos, o padrão de salvamento dele é o arquivo .svg - leia sobre no link abaixo:
http://pprjbgbo.wordpress.com/2011/04/29/svg-vs-flash/
e depois veja esse vídeo sobre o inkscape e formatos .svg:
mas no teu caso, infelizmente, você precisa usar essa bomba do coreu, mas apesar do colega Rafa Henrique ter lembrado da possibilidade do Inkscape trabalha com arquivos .cdr, seria bom você fazer um testes de compatibilidade, pois vindo do corel a gente pode esperar tudo de ruim. Arquivos .svg feitos no Adobe Illustrator e Inkscape são 100% compatíveis.
sobre a sugestão de rodar programas emulados e/ou em máquinas virtuais são contra, porque perdem performance, e no caso de emuladores pode haver problemas. fora isso, acho que se o usuário quer usar linux, ele tem que se esforçar para usar software livre. não me agrada nem um pouco ver certos portais de software livre, difundindo um tutorial desse tipo, incentivando o uso de programa proprietário e sabe-se lá se original ou não. como similares ao photoshop, temos o gimp, o krita - para kde e que trabalha nativamente com cmyk. dá uma olhada nesse wiki: http://wiki.ubuntu-br.org/DTPnoUbuntu
sobre o Adobe Premiere, só sei que a edição de vídeo tem melhorado em softwares livres para Linux, mas não sei se está num patamar de competição com ele.
a sim, o velho papo de que o windows é melhor. hehehe o linux e seus aplicativos, deram um salto enorme nos últimos anos e quem não abrir a mente, vai ter problemas futuros de colocação no mercado.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?
« Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 09:04 »
Minha sugestão: Considere rodar o Ubuntu em dual-boot (ou em máquina virtual, se assim preferir) com o Windows até terminar o curso. Depois disso pode instalar o Ubuntu sozinho no seu HD e ser feliz.  :)

Ah, eu esperaria pelo 12.04 final (só pra garantir tranquilidade e estabilidade). Até lá usaria a versão 11.10 normalmente.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, 09:06 por garfo »
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?
« Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 10:02 »
Complementando as palavras do garfo , instale em dual boot e faça uma transição, usando um pouco de cada sistema e se ajustando ao Ubuntu
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?
« Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 11:18 »
Diagramação gráfica no mundo GNU/Linux-Ubuntu segui uma linha de raciocínio muito semelhante à utilizada na Adobe: cada macaco no seu galho, ou seja, edição de imagens bitmaps é feita no GIMP, ilustração vetorial no Inkscape, textos no Writer e o fechamento no Scribus.

Quanto a utilizado dos softwares proprietários citados, você pode utilizá-los via Play on Linux que pode ser instalado pela Central de Programas, Synaptic ou pelo terminal sudo apt-get install playonlinix. Qual a vantagem dele frente ao Wine? Ele instala todas as dependências previamente e depois faz a instalação do aplicativo necessário. Os pacotes da Adobe funcionam muito bem até a versão CS4, quanto a CS5 não sei dizer. O Corel Draw é uma incógnita agora para mim, porque não estou no meu PC que tem Ubuntu, mas acredito que possa ser instalado uma versão não tão atual, como por exemplo a X3.

Resumindo a missa, você pode utilizar praticamente qualquer pacote proprietario no Ubuntu via o Play on Linux, exceto o Adobe Flash que é nativo no Windows e não roda no Play on Linux, o resto funciona perfeitamente.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

clodoaldops

  • Visitante
Re: Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?
« Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 11:23 »
Eu recomendo que vc use dual-boot (win2 + ubuntu) pq:
1-vc gosta de jogar
2-vc precisa de programas proprietarios do windows

Offline gabriel_marcio89

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?
« Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 12:52 »
Rafa Henrique: Não sabia que o Inkscape salvava em .cdr, que bom então!
Será que o Photoshop roda 100% sem erros? No momento só tenho disponível o CS3.
Obrigado pelas dicas! Abraço!

rjbgbo: Nunca usei o Illustrator justamente por ter sido "obrigado" a usar o Corel Draw desde o 1º período na faculdade (era o único programa de desenho vetorial disponível nos PC's), do pouco que já ouvi falar dele parece ser bem melhor que o Corel. Vou fazer o possível para começar a usar o Inkscape mesmo que esporadicamente. Parece ser uma ótima alternativa! Vou ler os links, assistir o vídeo e fazer uns testes de compatibilidade, realmente vindo do Corel pode esperar tudo de ruim rsrs. Quanto ao lance de emular programas do Windows no Linux concordo com o que você falou, acho mais fácil trabalhar com uma máquina virtual. E o Premiere como você mesmo disse ainda é o mais completo, vamos ver se daqui a alguns anos a coisa muda...

garfo e asghan: Vou de Ubuntu 11.10 x64 e Windows XP SP3 no VirtualBox, se começar a ter problemas maiores de performance apelo pro dual-boot mais uma vez. O 12.04 LTS só usaria por enquanto no netbook, que é uma máquina que uso bem menos, só pra acesso a internet, edição de textos e etc. Estou curioso com essa nova versão, mesmo ainda sendo Alpha 2! Vlw!

jkmsjq: O Play on Linux nunca tentei usar. Posso testar com o CS3 e tentar conseguir o Corel X3 e fazer alguns testes pra ver como fica a estabilidade, raramente vejo programas rodando 100% bem nesses emuladores. Vlw pelas dicas!

clodoaldops: Realmente, pelo menos na minha máquina principal vou manter o dual-boot com Windows 7 pra jogar.




Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?
« Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 15:52 »
Rafa Henrique: Será que o Photoshop roda 100% sem erros? No momento só tenho disponível o CS3.

Aqui o photoshop cs2 roda 99,9 %,ele acaba tendo uns errinhos bobos,mas dá pra usar tranquilo ;)

Offline peper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?
« Resposta #11 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 17:13 »
Cara, acho que sevoce precisa rodar programas windows, uma solução seria voce usar o dual-boot ubuntu e win2

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?
« Resposta #12 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 17:36 »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline gabriel_marcio89

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?
« Resposta #13 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 11:27 »
Rafa Henrique: Vou tentar conseguir o CS2 pra testar junto com o Corel X3 no Play on Linux. Tentei instalar Skyrim (já imaginava que ia ser mais complicado de rodar rs), Office 2003 e 2007 (pedem CD de instalação e eu tenho os arquivos de instalação dentro de uma pasta no HD externo).

peper: O único chato é ter que reiniciar a máquina, mais to pensando nisso também. Sempre que monto uma máquina virtual com o Windows 7 no VirtualBox mesmo no Aero Basic o sistema fica lento, to pensando em usar o XP SP3 pra isso, é bem mais leve, talvez resolva essa lentidão.

jkmsjq: Ainda não instalei os programas que estão no link, mas vlw pelas dicas!


Offline gabriel_marcio89

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Migrar "totalmente" pro Ubuntu ou não?
« Resposta #14 Online: 18 de MAR?O de 2012, 02:09 »
Boa noite a todos! Faz tempo que não dou uma reposta sobre a minha tentativa de migração para o Ubuntu 11.10, então lá vai.

A instalação do DVD da versão 11.10 x64 foi tranquila em todas as máquinas, comecei a usar o sistema e instalar as coisas normalmente. Só que depois de um tempo começaram a acontecer uns bugs bem chatos de lidar. Chrome fechando sozinho com todas as minhas abas abertas, problemas com Unity e Gnome Shell, erros ao usar o Compiz, problemas ao usar dois monitores e por aí vai... Sei que provavelmente deve ser culpa do Catalyst, que deixou o sistema bem mais lento após a instalação, só melhorando quando desativei o "Vblank" no Compiz.

Seria uma ideia melhor fazer um downgrade para versão 10.04.4 LTS? Estou baixando o DVD da versão x64 e pretendo usar essa versão até a 12.04 ser lançada oficialmente em abril. Outra coisa que me deixou na dúvida foi o vídeo do meu netbook, achei que o Ubuntu já reconhecia a Intel GMA 3150 sem ter que instalar nada, mais mesmo depois de atualizar o sistema o vídeo continua como desconhecido. Nem mesmo ao buscar drivers usando a ferramenta de drivers do Ubuntu eu consigo achar. Existe uma maneira prática de instalar esse driver de vídeo na versão 10.04.4 LTS x64?

Pretendo continuar usando o Ubuntu 10.04 LTS que todos dizem ser mais estável que o 11.10. Continuo usando dual-boot com Windows 7 no desktop por causa dos jogos, Corel e Adobe CS3. No meu note vou manter uma máquina virtual com XP SP3 para alguns programas (Corel, Adobe, Office 2007 pra digitar/formatar meu TCC) e o netbook e minha máquina antiga vão ficar só com o Ubuntu mesmo.