Autor Tópico: servidor linux samba  (Lida 4350 vezes)

Offline bugaloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
servidor linux samba
« Online: 22 de Fevereiro de 2012, 17:21 »
então galera acho q aqui alguem pode me ajudar , trabalho em uma empresa com 14 maquinas ao todo sendo uma o servidor , q ainda esta instalado o windows xp nesse meu servidor , porém aconteceram alguns problemas de acesso a esse servidor a um tempo e andei pesquisando e descobri q o xp não tem suporte para server acima de 10 maquinas e q o linux me daria esse suporte , portanto não estou conseguindo fazer a configuração da rede com o samba e conectar as minhas maquinas windows no server linux , preciso configurar um servidor de aplicativo , arquivos e internet apenas , sera q alguem ai pode me ajudar com algum tipo de tuto ou qual quer coisa q possa me ajudar , me indiquem algum livro revista q fale disso q me ensine a trabalhar com linux , minhas versão do linux é ubuntu 11.10 . obrigado desde ja
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, 17:37 por bugaloko »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor linux samba
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 19:54 »
Citar
porém aconteceram alguns problemas de acesso a esse servidor a um tempo e andei pesquisando e descobri q o xp não tem suporte para server acima de 10 maquinas

Correto. As versões professional limitam a 10 conexões de cliente, as versões home limitam a 3 conexões de cliente.

Citar
me indiquem algum livro revista q fale disso q me ensine a trabalhar com linux

http://www.hardware.com.br/livros/linux-redes/configurando-servidor-samba.html
http://www.hardware.com.br/guias/configurando-samba/
http://www.hardware.com.br/artigos/servidor-rede-local/

Se quiser mais resultados:
https://www.google.com/search?hl=pt-BR&site=&Ir=&btnG=Pesquisar&q=configurando+um+servidor+samba
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bugaloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: servidor linux samba
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 17:35 »
ola galera estou aqui novamente , com a graça de Deus e ajuda do famoso google consegui configurar meu samba de uma forma simples e util , porem estou com alguns probleminhas ainda , espero que possam me ajudar ,

1º esse aqui eu consegui resolver .... mais ainda preciso acertar o outro para pode trokar o meu servidor aqui auhauhauh .

2º eu irei mapear o meu servidor em todas estações da minha rede porem qdo faço isso e reinicio o servidor e/ou as maquinas as mesmas não reconhece automaticamente o servidor me obrigado a  fazer novamente o mapeamento , queria saber como deixo o mapeamento fixo sem ter q mapear todas as vezes q as minhas maquinas tanto da estação qto o meu servidor forem reiniciados .
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2012, 12:07 por bugaloko »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor linux samba
« Resposta #3 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 19:40 »
Tente observar se após reiniciar os dois processos do Samba iniciam: smbd e nmbd.

Às vezes o segundo processo não fica programado pra iniciar automaticamente e acaba dando problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bugaloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: servidor linux samba
« Resposta #4 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 23:29 »
então cara cheguei pela manhã aqui e continua com o mesmo problema ... essa é a minha config do smb.conf ...


[global]
    netbios name = servidor
    workgroup = servidor
    server string = Samba/Server
    guest ok = yes
    public = yes
    map to guest = bad user
    security = share
    usershare owner only = false

[empresas]
    path = /home/empresas
    comment = compartilhamento publico
    read only = yes
    browseable = yes
    writable = yes
    guest ok = yes
    public = yes

[Phoenix]
    path = /home/Phoenix
    comment = compartilhamento publico
    read only = yes
    browseable = yes
    writable = yes
    guest ok = yes
    public = yes
 .... antes de perguntar ou dizer q esse tipo de segurança é para wins 98 e 2000 , eu optei por esse tipo , pois aqui é empresa de familia e todos podem ter acesso a tudo ... e sem qual quer tipo de restrição de usuario ... espero q posaam me ajudar ... estou agora com o pequeno problema fazer o mapeamento corretamento do meu servidor em uma estação windows xp e qdo reinicio a estação esse mapeamento volta só q desconectado , me obrigando fazer o mapeamento novamente .
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2012, 10:00 por bugaloko »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor linux samba
« Resposta #5 Online: 01 de MAR?O de 2012, 10:57 »
Citar
.... antes de perguntar ou dizer q esse tipo de segurança é para wins 98 e 2000 , eu optei por esse tipo , pois aqui é empresa de familia e todos podem ter acesso a tudo ... e sem qual quer tipo de restrição de usuario
Mas é obsoleto. Eu também uso em casa e uso "security=user", e funciona perfeitamente.
Citar
espero q posaam me ajudar
Daí eu pergunto: se a gente chegar à conclusão de que o seu problema é o "security=share", você vai mudar?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bugaloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: servidor linux samba
« Resposta #6 Online: 01 de MAR?O de 2012, 16:17 »
olha cara tentei alterar la , porém não resolveu meu problema , olha só tentei fazer um smb.conf como PDC ...
usei essa configuração ....

[global]
    netbios name = M5 CONTABIL
    workgroup = M5 CONTABIL
    server string = Samba/Server

    add machine script = /usr/sbin/useradd -s /bin/false -d /var/lib/nobody %u

    Domain master = yes
    preferred master = yes
    local master = yes
    domain logons = yes
    logon script = yes

    security = user
    encrypt passwords = yes
    os level = 100

[netlogon]
    path = /var/samba/netlogon
    guest ok = yes
    browseable = yes

[homes]
    valid users = %s
    guest ok = yes
    browseable = yes

...
.
.
porém qdo tento entrar no dominio M5 CONTABIL ... aperece uma msg de erro dizendo que
erro ao ser validado o nome "m5 contabil"
o nome DNS contem um caractere invalido ... saberia me dizer pq acontece isso ...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor linux samba
« Resposta #7 Online: 01 de MAR?O de 2012, 17:32 »
Deve ser o espaço. Não use espaços no nome do domínio ou do "netbios name".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bugaloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: servidor linux samba
« Resposta #8 Online: 03 de MAR?O de 2012, 11:45 »
então galera seguinte ... consegui faz a configuração de dominiu e taus ... consigo acessar esse dominio e acessar o servidor , porem o problema de mapeamento continua , qdo faço o mapeamento do meu servidor ao reiniciar ele some , e mais uma coisa q esta acontecendo , esse meu servidor seria necessariamente pra poder rodar um programa de contabilidade chamado phoenix q na verdade seria um grupo de programas necessarios aqui na empresa , esses programas devem ser instalados e rodados através do servidor pois todos aqui trabalhamos com eles , ou seja todos lançamentos q fazemos nesses programas vão todos para a pasta principal dele q tem q fikar no servidor .
Ai esta a questão não estou conseguindo instalar esses programas na estação q consegui colocar dentro do dominio ... no momento estou aenas fazendo testes com apenas 2 maquinas a minha q é onde tem o servidor e 1 estação para qdo tiver tudo certo eu possa colocar pra rodar toda a rede ... espero q possam me ajudar ... com mais esse problema ...