Autor Tópico: Não atualizem o Xorg para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1!!! - Resolvido!!!  (Lida 14012 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Atenção!!!!   A Correção do problema já saiu!

Hoje (22/08/2006) saiu uma atualização do Xserver-xorg-core para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1! Essa versão está "quebrando" o X (incluindo a parte gráfica). Portanto, você ficará sem poder usar o Ubuntu graficamente! Não façam essa atualização!

Para os que realizaram essa atualização e tiveram o X quebrado, devem realizar os seguintes passos para corrigir o problema:

Código: [Selecionar]
wget -c http://people.ubuntu.com/~rodarvus/packages/dapper/xorg-server/xserver-xorg-core_1.0.2-0ubuntu10.4_i386.deb
E
Código: [Selecionar]
wget -c http://people.ubuntu.com/~rodarvus/packages/dapper/xorg-server/xserver-xorg-dev_1.0.2-0ubuntu10.4_i386.deb
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i xserver-xorg-core*.deb
Se tiver instalado os Drivers proprietários da ATI ou da Nvidia, terão que reinstalar os mesmos ou eles não funcionarão!


Usuários de sistemas 64Bits devem fazer o seguinte:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install xserver-xorg-core=1:1.0.2-0ubuntu10
Reinicie o seu computador.
Código: [Selecionar]
sudo reboot


Os desenvolvedores devem colocar a versão 10.4 nos servidores até amanhã, então, aguardem pela versão 10.4 ou realizem o procedimento descrito acima para atualizar o Xserver-Xorg!





****************   Editado    ***************************


A turma de desenvolvimento foi rápida, ao meio dia já tínhamos a correção para o problema relatado acima nos repositórios oficiais.

Podem atualizar para a versão 10.4 sem medo! Já atualizei o meu Ubuntu e Kubutu sem problemas, tenho o driver da Nvidia instalado, correu tudo sem problemas! 

Agora aqui vão duas dicas para vocês:

1) Todas as vezes em que houver atualizações críticas como a do Kernel ou do Xorg, é recomendado dar uma olhada no Fórum Oficial em Inglês (www.ubuntuforums.org) para saber se dererminada atualização causou problemas. É batata, toda vez que dá algum pau já tem cara reclamando lá. E essa não foi diferente, já estou escaldado desde do Ubuntu 4.10!  ;)

2) Essa é do Xterminator.  Se você não costuma apagar o seu arquivo de Cache do APT, você poderá simplesmente voltar para a versão sem Bugs. Assim:

cd /var/cache/apt/archives/
sudo dpkg -i xserver-xorg-core_versão_anterior_sem_bug.deb


Mas lembre-se, isto só funcionará se você mantiver todos os arquivos baixados pelo APT! Se você já limpou o cache já era! Terá que esperar a correção do problema!
« Última modificação: 22 de Agosto de 2006, 12:34 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

flaviofifa

  • Visitante
Re: Não atualizem o Xorg para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1!!!
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2006, 10:48 »
Obrigado Galactus!!! Tinha feito isso aqui nesta manhã, e precisei reiniciar a maquina quando de repente...!! Não funcionou mais... reinstalei e fiz a atualização de novo... só que dei uma passada aqui no forum e graças a você li esta noticia e já fiz os procedimentos.

Abraço!!

Flávio.
 ;)

Offline _Paulo_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Portal do Humor
Re: Não atualizem o Xorg para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1!!!
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2006, 10:48 »
Valeu pelo aviso.  ;) O que achei estranho é que, quando fui tentar atualizar, ele verificava por atualizações e não baixava a atualização.  ???

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Não atualizem o Xorg para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1!!!
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2006, 10:50 »
Nossa cara, por pouco eu faço essa atualização.
Tava em 90% do download dela quando eu li o tópico e cancelei.
Mancada da equipe do Ubuntu eim...

Offline Sergio_MT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Não atualizem o Xorg para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1!!!
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:08 »
Por muito pouco....

Não sei se fiz o certo. Sou muito novato em Linux!
Li este aviso depois de ter instalado a atualização e antes de dar um novo boot fiz o sugerido pelo galactus. Me enchi de coragem e reiniciei minha máquina.
E ela esta funcionando legalzinha com meu ubuntu!

Valeu!
User Ubuntu: 5377

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Não atualizem o Xorg para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1!!!
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:09 »
Nó! Ainda bem que li isso aqui a tempo! Já ia desligar o micro quando vi isso. Eu atualizei hoje de manhã. Mas já descarreguei esta atualização aí e passei pra ela. Agora, pessoal do Ubuntu: não faz isso não minha gente! Microsoft que é mestre em fazer essas coisas eu fico zoando pra caramba. Agora com isso me faz queimar a língua. Mancada hein! Não repete isso não!
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline iGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
    • Guia Ubuntu PT
Re: Não atualizem o Xorg para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1!!!
« Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:35 »
nos repositórios pt.archive.ubuntu.com já esta atualizado para o novo pacote :

Get:3 ftp://pt.archive.ubuntu.com dapper-updates/main xserver-xorg-core 1:1.0.2-0ubuntu10.4 [3531kB]

 ;D

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Não atualizem o Xorg para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1!!!
« Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:49 »
o repositorio ja tem o 1:1.0.2-0ubuntu10.4, mas ainda nao vou fazer o update desse, pois se der pau ...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Não atualizem o Xorg para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1!!!
« Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:00 »
É por essas e por outras que eu gosto do Ubuntu, e até por isso ele já foi declarado a distribuição com as correções mais rápidas a serem disponibilizadas!

Já saiu a versão 10.4 nos servidores oficiais! Mancadas todos podem fazer, mas quero ver a Microsoft ser tão rápida em resolver essas mancadas! Vou fazer a atualização aqui e já digo se o X continua com problema.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Não atualizem o Xorg para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1!!!
« Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:03 »
Oi amigo galactus, levando em consideração que foi um atualização e o indivíduo não costuma apagar os pacotes do cache, ele poderia simplesmente

cd /var/cache/apt/archives/
sudo dpkg -i xserver-xorg-core_versão_anterior_sem_bug.deb

Pouparia o tempo de baixar o pacote, ahaha digo porquê eu só apago pacotes do cache após testar o novo se está realmente bom, e uso o recurso do histórico no synaptic quando tenho problemas para saber as últimas alterações de pacotes que fiz, assim consigo solucionar mais rápido.
Bom fica aí a dica pra quem não costuma apagar pacotes.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Não atualizem o Xorg para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1!!!
« Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:09 »
Ei, _Luks, acabei de fazer a atualização do Xorg, já estou com a versão mais nova instalada, porém, não tenho coragem de reiniciar a máquina (risos).  ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Não atualizem o Xorg para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1!!!
« Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:17 »
Positivo e Operante!   ;D

Problema resolvido! Pois é Xterminator, eu sou um dos que não apaga tão cedo a pasta de arquivos do Cache do apt.

Vou colocar essa dica lá em cima.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Não atualizem o Xorg para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1!!!
« Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:42 »
galactus meu fio.. tu me salvo a pele hoje com essa correção.. ja ia reinstalar o sistema todo se o pericope não me manda-se esse link.. vlw fio.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Não atualizem o Xorg para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1!!! - Resolvido!!!
« Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2006, 13:06 »
Aqui deu crash no X.

Os repositórios BR ainda tem a versão 10.3... precisei alterar para PT para baixar o novo xorg-core
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Não atualizem o Xorg para a versão 1:1.0.2-ubuntu10.1!!! - Resolvido!!!
« Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2006, 13:11 »
Ei, membros, já fiz atualização do Xorg em meu sistema operacional e não tive problemas, mesmo depois de reiniciar o computador com o Ubuntu Linux. Já estou com a versão xserver-xorg-core 1:1.0.2-0ubuntu10.4.