Depois de seis tentativas fracassadas, finalmente consegui instalar o Ubuntu no HD Externo da Samsung de 500 gb.
Frank, tu me ensinarias passo a passo, sou iniciante, o processo de instalação do ubuntu 12 no hd samsung 500 gb? Tenho um igual e estou tentando como meu pouco conhecimento há dias e nada. Tenho um notebook acer aspire 4332. Obrigado!
O grande truque mesmo está no programa de instalação. Se você souber um pouco de inglês, onde estiver escrito "Device for boot load installation", leia-se "onde você quer enfiar o Grub", geralmente ele aponta para o disco sda, quando o melhor é o disco sdb. Se você colocar o Grub no disco sda, isso pressupõe que você nunca vai tirar o HD externo do notebook; e colocando o Grub no sdb, ou seja, no HD externo, você pode executar o Ubuntu em qualquer micro, é claro, se a placa mãe der suporte a boot em dispositivos móveis.
Ele já respondeu sua questão de antemão. A instalação em HD externo é parecido com o q vc faz na instalação comum, só se atentar onde vc vai instalar a raiz (/), swap e a /home, e principalmente onde vai ficar instalado o Grub. Já consegui também instalar Linux em HD externo, só prestar bastante atenção na hora de particionar o disco e instalar o sistema. Recomendo usar o Gparted antes, e particionar o HD externo. Eu por exemplo, tenho um HD da Seagate, e particionei da seguinte maneira:
sdb1 --> 250 GB, em NTFS, partição criada para que eu possa acessar o HD externo em outros computadores, o windows não reconhece as partições seguintes. Útil para passar um filme, músicas, jogos e outras coisas de um computador para outro.
sdb2 --> o resto do HD, é uma partição extendida, que serve de recipiente para outras partições:
sdb5 --> 16 GB, em EXT4, backup da raiz do Ubuntu 10.04 que tenho instalado em meu note
sdb6 --> 16 GB, em EXT4, backup da raiz do Ubuntu 12.04 que tenho instalado em meu note
sdb7 --> 16 GB, em EXT4, instalado o Linux Mint Cinnamon
sdb8 --> 165 GB, em EXT4, é a home do Linux Mint e serve também para eu fazer backup de meus dados pessoais.
sdb9--> 2 GB, em linux-swap, é a memória virtual do Linux Mint, e eventualmente dos Ubuntus, se eu precisar rodá-los.
Ahh, e depois q eu instalei o Linux Mint, o grub acabou reconhecendo também os Linux q tenho instalado em meu note, então se eu ligar o note com o HD conectado, posso escolher se vou acessar os sistemas do note ou do HD externo.
Importante: o meu sdb2 está marcado com a flag
boot. É possível alterar as flags no Gparted, durante a instalação do Ubuntu eu não lembro se dá.