Autor Tópico: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto  (Lida 164259 vezes)

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #30 Online: 26 de Agosto de 2012, 13:49 »
Boas Rudregues

Realmente antes eu usava o verde + itálico, pois sempre gostei do itálico, porem tive algumas queixas de que dificultava a leitura, não apenas aqui neste fórum, então aboli o itálico e passei a usar a fonte normal, mantendo apenas o verde.

Agora aqui no fórum do Ubuntu vou abolir o verde também para evitar confrontos, embora eu ache a proibição realmente ditatorial, tomada sem uma consulta a todos os usuários.

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #31 Online: 26 de Agosto de 2012, 15:59 »
        Não acho que seja ditatorial, pois nada foi imposto diretamente pela vontade da moderação. Mas concordo que talvez não represente a vontade da maioria, pois a decisão foi tomada levando em consideração as opiniões de alguns poucos que se manifestaram sobre o tema. Acho que desse pessoal, só eu e você somos à favor da escolha da cor predominante num texto.
        Se mais gente se manifestar a favor isso será liberado e incluído nas regras, excluindo as cores de difícil visualização é claro. Mas duvido que isso aconteça, pois pouca gente passa aqui na seção "Anúncios Administrativos" e os que passam são os que já se manifestaram. De repente algo como uma enquete na seção de "Críticas e Sugestões" perguntando se o uso de algumas cores pode ser permitido ou não. Colocava então um hiperlink em seções de maior visualização do fórum apontando pra enquete.
        A experiência no fórum deve ser agradável pra todos, ter opções ajuda nesse quesito. Além disso, tem certas coisas que fazem parte da "identidade de um membro" do fórum. Eu num gostaria nem um pouco que os meus [ ]'s fossem proibidos ao final dos meus posts, que é algo que gosto e não atrapalha ninguém de compreender o texto escrito. E mais uma coisa, que bom que você não desistiu do fórum :)

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Willder

  • Visitante
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #32 Online: 26 de Agosto de 2012, 17:25 »
Na época antes dessa regra eu tentava em vão abrir o fórum pelo meu celular, desisti e quando a regra foi modificada eu já nem tentei mais, mas com certeza melhorou. Agora imaginem um texto assim em uma tela 320x240. Talvez eu esteja enganado, mas a regra Excesso de formatação se refere a isso, não a isso.

Como mostrou o rudregues mostrando todas as cores disponíveis, algumas cores são ruins de ver mesmo em monitores novos.

Em todo caso, aguardo a melhor forma de tentar entrar em um consenso, já que essa que foi usada não está agradando. Apenas reforço minha opinião que esse é um fórum de suporte, não uma conversa no "msn", onde abusam como querem da cor e tamanho do texto, e dos emoticons.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2012, 17:35 por Willder »

Willder

  • Visitante
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #33 Online: 26 de Agosto de 2012, 18:55 »
[...]De repente algo como uma enquete na seção de "Críticas e Sugestões" perguntando se o uso de algumas cores pode ser permitido ou não. Colocava então um hiperlink em seções de maior visualização do fórum apontando pra enquete.
[...]
  [ ]'s
Estava pensando agora, e acho que se for decidido por uma enquete, ela deveria ser feita em Café com Ubuntu e não em outras ou várias seções, ou mesmo na página principal (Índice), isso porque na minha opinião embora a seção Iniciantes seja a mais visitada, talvez isso pouco importe para os novos visitantes e usuários, eles querem mesmo é ter os problemas resolvidos, já o Café com Ubuntu em geral é visitado por usuários de longa data, ou novatos que gostam do fórum e vem acessando ele frequentemente. (Eu!)

Assim, acho irrelevante para um usuário/visitante novato perguntas do tipo: "O excesso de formatação estava incomodando alguns membros, o que você acha sobre isso?"

Creto

  • Visitante
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #34 Online: 27 de Agosto de 2012, 11:40 »

... embora eu ache a proibição realmente ditatorial, tomada sem uma consulta a todos os usuários.

abcs
abdo
Olá abdo a consulta foi feita, e eu, fui um dos que concordaram meu caro amigo pois tenho dificuldade na leitura das fontes em verdes como você postava, não sou daltônico, mas tenho problema de vista.

Atenciosamente,
Paulo "Creto"

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #35 Online: 27 de Agosto de 2012, 13:39 »
Meu querido Paulo Creto

Permita-me discordar de você quando você diz...

... embora eu ache a proibição realmente ditatorial, tomada sem uma consulta a todos os usuários.
abcs
abdo
Olá abdo a consulta foi feita, e eu, fui um dos que concordaram meu caro amigo pois tenho dificuldade na leitura das fontes em verdes como você postava, não sou daltônico, mas tenho problema de vista.
Atenciosamente,
Paulo "Creto"

A consulta a qual você se refere limitou-se a um tópico cujo titulo é: Qual a diferença?

Este tópico foi criado em 14 de julho e até hoje obteve 23 respostas e antes mesmo de atingidas 20 respostas temos o post do agente100gelo publicado no dia 16 julho, com pouco mais de 48hs depois de aberto o tópico...
Citar
Pronto, regra modificada para evitar o excesso e desnecessária formatação de textos.
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=97823.new#new

Como disse antes respeito tua opinião, mas discordo de você, não houve uma consulta, não foi uma decisão tomada pela coletividade dos usuários, não houve realmente uma discussão sobre o assunto ou sobre se a regra deveria ou não ser alterada.
Foi sim uma decisão arbitrária e sem respaldo em nenhuma regra pré existente conforme atesta o post do Ioca no mesmo tópico e no mesmo dia...
Citar
Pelas regras não é possível trancar esses tópicos, como bem explicado acima, existe maneira e maneria de se utilizar as fontes, quanto ao tamanho e cor.Esperamos que nossos colegas, da "família Buntu", possam colaborar no sentido de não "poluir" o visual, como também lembrar, que nossas páginas são acessadas por smartphones, em que se acentua essa diferença.

Mas não se preocupe não, estou postando, e assim continuarei, com fontes em preto, só espero que decisões deste tipo no futuro venham a ser tomadas após consulta explicita a todos os usuários.

abcs
abdo


Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #36 Online: 27 de Agosto de 2012, 14:14 »
Foi sim uma decisão arbitrária e sem respaldo em nenhuma regra pré existente conforme atesta o post do Ioca no mesmo tópico e no mesmo dia...

Das regras aceitas por todos nós:

Citar
Da ação dos administradores e moderadores

12. Cabe aos administradores e moderadores zelarem pelos princípios acima expostos.... Este conjunto de regras tenta ser o mais abrangente possível de forma a prever as situações mais comuns. No entanto, é impossível antecipar o imprevisível pelo que a administração e moderação do fórum serão soberanas sobre todas as medidas a tomar com vista ao bom funcionamento do fórum.

Da modificação das regras

13. As regras podem ser modificadas e, caso sejam, será publicado tópico na seção de anúncios para conhecimento dos usuários. Assim feito, as novas regras passarão a valer imediatamente.

Quanto a fonte do forum ela é citada aqui:

Citar
9.2. O espaço da assinatura é de 3 linhas em fonte padrão podendo ser utilizadas imagens ocupando o mesmo espaço, contando que não ocupem mais do que 15 Kb total.

Como temos usuarios que ficam por longo tempo sem acessar o forum, uma espera por manifestações seria impossivel.

Não vejo arbitrariedades aqui, e sim autoridade, a mesma que nos foi imposta ao sermos escolhidos para administrar o forum.

[]'s

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #37 Online: 28 de Agosto de 2012, 11:36 »
Boas Tota

Não sou contra as mudanças, elas podem acontecer.
Fui contra o modo como esta mudança foi efetuada.

Acho sim que não houve consulta, houve um tópico curto sobre o tema, com um título que não indicava tratar se de uma consulta.

Concordo com você que nem todos os usuários iriam se manifestar em um consulta, estes teriam que se submeter ao resultado apontado pela maioria que se manifestasse, porem uma consulta para modificar as regras do fórum não poderia estar no site por apenas 2 dias, o ideal seria no mínimo 10 dias de modo abranger 2 finais de semana.

Mas que ficasse claro tratar-se de uma consulta para modificar as regras do fórum, partindo desde o Título do post.

Não sendo assim não foi autoridade e sim autoritarismo

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline itamaratento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
    • http://www.omgubuntu.co.uk/
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #38 Online: 28 de Agosto de 2012, 13:43 »
eu sou a favor d usar a cor que vc quizer Azul,Vermelho,amarelo,Rosa...pq gosto do Carnaval!!!! rsrsrd
mas,
também concordo que as regras existem para ser cumpridas!!!!
se naum seria uma baguça e falta de respeito com os colegas, como por exemplo usar letra Alta etc...

att;
Itamar

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #39 Online: 28 de Agosto de 2012, 13:55 »
boas Itamarento

Eu tambem sou a favor de que se use a cor de texto que se queira, e a regra quanto a isso era omissa.
Aliás a regra continua omissa, apenas diz agora que é proibido o excesso de formatação
Citar
II - Em caixa-alta (maiúsculas) e/ou com excesso de formatação de texto fora do padrão do forum
Mas a regra não explicita o que é excesso de formatação.

E da forma como está até se uma palavra estiver grafada errada, ou uma frase não estiver usando a concordância correta poderá ser causa de quarentena, por "excesso de formatação" bastando para isso que o humor (ou o mau humor) do moderador do turno assim o decida.

O que fui contra, e continuo contra, é a forma de como essa mudança (proibição) foi efetuada

abcs
abdo
« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, 14:00 por abdo »
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #40 Online: 28 de Agosto de 2012, 16:30 »
Citar
E da forma como está até se uma palavra estiver grafada errada, ou uma frase não estiver usando a concordância correta poderá ser causa de quarentena, por "excesso de formatação" bastando para isso que o humor (ou o mau humor) do moderador do turno assim o decida.

Essa regra não poderia ser aplicada assim, basta ver o significado de formatar/formatação: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx?pal=formatação

De qualquer forma, já existia

Citar
Da língua

4. Este é um fórum em língua portuguesa. Todos os textos devem ser escritos de forma clara, logo, não são permitidas gírias e abreviações que atrapalhem a leitura dos demais.

E nenhum usuário teve o tópico trancado e movido para a quarentena, por acidentalmente escrever errado.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #41 Online: 28 de Agosto de 2012, 16:52 »
Post "arco-íris" não pelo amor de deus, deixa monocromático mesmo tudo "preto no branco". Mais agradavel aos olhos.

O fórum tem 66000 mil usuários, apenas 2 ou 3 usuários usam tópicos em cores irritantes, azulão, verde limão ou vermelhão.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, 16:54 por clockworklinux »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #42 Online: 29 de Agosto de 2012, 16:32 »
Eu  também  sou  totalmente  favorável  a  que  se  use  a  cor  que  quiser. Nunca  vi  problema  algum  em  ler  um  texto  em  verde,  azul  ou  vermelho.
Não  sou  contra  que  se  mude  regras  ou  que  se  faça  alterações  nas  regras,  mas  estou  concorde  com  o  Abdo.  Poderia  ter  sido  feita  de  maneira  bem  mais  democrática, e  não  se  baseando  em  apenas  numa  discussão  de  um  curto  espaço  de  tempo.  Poderia  como  sugerido  pelo  Abdo  ter  sido  permitido  uma   maior  discussão  sobre  o  assunto  por  uns  10  dias  ou  no  máximo  14  dias,  e  a  partir  daí  tomar  a  decisão.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #43 Online: 29 de Agosto de 2012, 17:55 »
O que poderia ser feito é o seguinte :

- Colocar uma enquete global com prazo de 30 dias, com as opções sim ou não e apurar os votos.

Isto seria democracia tranquilo.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #44 Online: 29 de Agosto de 2012, 19:00 »
O que poderia ser feito é o seguinte :

- Colocar uma enquete global com prazo de 30 dias, com as opções sim ou não e apurar os votos.

Isto seria democracia tranquilo.
Estou  totalmente  de  acordo.  E  sou  totalmente  favorável  a  tal  idéia.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html