Autor Tópico: Aplicações essenciais do Xubuntu  (Lida 14041 vezes)

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Aplicações essenciais do Xubuntu
« Online: 28 de Agosto de 2006, 12:41 »
Olá. Converti-me completamente do Ubuntu para o Xubuntu. Espero que mais pessoas que o fizeram também contribuam para deixar esse forum mais agitado!

Encontrei no blog do Xubuntu um artigo (em inglês, mas dá pra seguir) que enumera os aplicativos essenciais para se utilizar plenamente o XFCE. Ele inclusive te indica quais necessitam de bibliotecas Gnome ou KDE, para que você saiba exatamente o que está instalando. Lembre-se que o que o mantém rápido é a inexistência dessas bibliotecas, então, use com moderação...

Aí vai o link: http://linux.gotfoo.org/xubuntu-essential-applications/

Gostaria de ouvir (ler) de vocês o que acharam dos aplicativos propostos.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Aplicações essenciais do Xubuntu
« Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2006, 21:56 »
Minha nossa, isso aí não são aplicações essenciais, é uma filial do Kubuntu!!!

Vai tirar a leveza do Xubuntu.

Olha, não tem jeito, se você quiser o sistema o mais leve e enxuto possível, não dá para instalar isso tudo aí que ele fala.

Posso falar por testes próprios, tenho o Gnome, KDE e XFCE instalados numa mesma instalação. Depois instalei só o Kubuntu, e depois só o Xubuntu em outro HD. A diferença de desempenho é evidente. O Xubuntu puro não vem com essa "tralha" toda. Mas é tudo questão de gosto, e se o usuário tem máquina para isso, no fim das contas não vai achar ruim.  Mas para o usuário que procurou o Xubuntu já por conta da leveza e por não consumir recursos do sistema, aí já era!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Aplicações essenciais do Xubuntu
« Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2006, 22:55 »
galactus, você tem sugestões para alternativas a esses aplicativos? Não instalei nenhum deles ainda, justamente pelo fato de usarem bibliotecas demais do KDE e do Gnome.
Quero no mínimo um bom tocador de MP3. Encontrei esse aqui: http://musik.berlios.de/
será que é uma boa opção?
« Última modificação: 29 de Agosto de 2006, 12:10 por mrbin »
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Aplicações essenciais do Xubuntu
« Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2006, 13:55 »
mrbin, é aí onde a porca torce o rabo!

Que aplicativos usar? Você fica entre a cruz e a espada. Os aplicativos que você gosta, usam bibliotecas GTK ou QT, daí acaba perdendo parte da leveza do XFCE.

E as  funcionalidades a que você está acostumado, muitas vezes  só existem num determinado aplicativo. Eu mesmo quando instalo o Xubuntu sozinho, acabo instalando programas de bibliotecas GTK. Procuro evitar ao máximo as QT. Para não ficar tudo bagunçado como fiz na minha instalação principal.

Vai da escolha de cada um, mas esse cara faz coisas que só fazem sentido se você tiver uma máquina com recursos. Para um usuário com máquina desmemoriada, inntalar o XFCE e depois Amarok, K3b e OpenOffice não faz o menor sentido!

Não conhecia esse programa, estou baixando e vou testar.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
Re: Aplicações essenciais do Xubuntu
« Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2006, 15:49 »
Não tem muito a ver com aplicações, mas até que tem.

Utilizei o Xubuntu há uns dois meses e gostava dele. Era em um Pemtium 200 MMX com uns 128 mb de Ram.

Era lento. Bem lento.

Mas dava para navegar com o Opera (muito melhor que o Firefox em termos gerais e em termos de leveza para o sistema), portanto eis a minha primeira aplicação essencial para o Xubuntu.

Utilizava um monte o AbiWord para digitar textos. Que ferramenta incrível! Tem até corretor ortográfico em português!

A única coisa que eu sentia realmente falta era de um bom navegador de pastas na rede e um compartilhador de arquivos para a rede. Enfim, um suporte à rede local!

Isso o Xubuntu ficou me devendo, bem como não ser tão leve quanto prometido, pois creio que o Windows98SE era mais leve naquele sistema.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Aplicações essenciais do Xubuntu
« Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2006, 18:08 »
Esse programa wxMusik está parado desde de 2005. Tem uma quantidade enorme de dependências a serem compiladas só para poder compilar o wxMusik. Sem chance!

Prefiro ficar nos players do Gnome.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Aplicações essenciais do Xubuntu
« Resposta #6 Online: 31 de Agosto de 2006, 00:04 »
É... valeu pela ajuda. Vou ficar com o Xfmedia que ele já está de bom tamanho!

O listen usa muitas bibliotecas do Gnome, né?

E, pô, um suporte à rede local seria EXCELENTE... configurei o samba aqui, compartilhei pastas, mas não sei como ver o restante da rede. Tentei instalar o linneighborhood que é legalzinho, mas ele fica com dependências quebradas... Galactus, você tem alguma sugestão nesse caso?
« Última modificação: 31 de Agosto de 2006, 09:36 por mrbin »
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Aplicações essenciais do Xubuntu
« Resposta #7 Online: 31 de Agosto de 2006, 09:42 »
Infelizmente não posso te sugerir nada quanto a isso, só tenho um PC que não compartilha rede.

O listen é uma boa, mas precisa de muitas bibliotecas GTK. Veja os requerimentos:

Citar
This application requires GTK+ version 2.8.x. Other dependencies include:
pygst 0.10 python > 2.4 pygtk > 2.0 pyogg gstreamer 0.8 pygst python-gnome python-gnome-extras libgpod with python binding for ipod support serpentine to burn audio CD
« Última modificação: 31 de Agosto de 2006, 09:46 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Aplicações essenciais do Xubuntu
« Resposta #8 Online: 31 de Agosto de 2006, 14:16 »
Olá. Converti-me completamente do Ubuntu para o Xubuntu. Espero que mais pessoas que o fizeram também contribuam para deixar esse forum mais agitado!

Encontrei no blog do Xubuntu um artigo (em inglês, mas dá pra seguir) que enumera os aplicativos essenciais para se utilizar plenamente o XFCE. Ele inclusive te indica quais necessitam de bibliotecas Gnome ou KDE, para que você saiba exatamente o que está instalando. Lembre-se que o que o mantém rápido é a inexistência dessas bibliotecas, então, use com moderação...

Aí vai o link: http://linux.gotfoo.org/xubuntu-essential-applications/

Gostaria de ouvir (ler) de vocês o que acharam dos aplicativos propostos.

Recomendo um outro link (este realmente com programas essenciais e mais leves): https://wiki.ubuntu.com/Xubuntu/ProposedPackages?action=show&redirect=XubuntuProposedPackages
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Aplicações essenciais do Xubuntu
« Resposta #9 Online: 31 de Agosto de 2006, 17:23 »
Esse link eu já tinha visto. Eu tava procurando alternativas leves/legais a esses aí mesmo.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004