Autor Tópico: Programa para captura de tela (vídeo)  (Lida 4979 vezes)

Offline alanalvesp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Programa para captura de tela (vídeo)
« Online: 09 de Agosto de 2012, 10:13 »
Bom dia!
Sou um usuário de mac e iniciante em linux...
Gostaria de saber se alguém sabe de um programa para ubuntu parecido com o Screeny do mac?
Esse Screeny faz captura da tela do computador e grava em formato de vídeo (além de figura), ele captura também áudio, vídeo da webcam, movimentação do mouse, etc.
Estou precisando de algo parecido pro ubuntu 12.04. Se alguém souber de algum programa compatível, por gentileza me avise.
Muito obrigado,
Alan

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Programa para captura de tela (vídeo)
« Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2012, 11:22 »
Ola

Se entendi o que quer, teste o recordMyDesktop.

[]'s

Offline alanalvesp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Programa para captura de tela (vídeo)
« Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2012, 13:56 »
Valeu Tota, é exatamente isso que estava procurando!!! Abraço

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Programa para captura de tela (vídeo)
« Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2012, 14:29 »
Seja gtk-RecordMyDesktop, Instanbul ou xVidCap. Esses foram os principais aplicativos para screencasting no Linux. No entanto, há um problema: Eles foram criados BEM antes do conceito de screencasting ter se popularizado, e então tentam cumprir as demandas de uma audiência que mudou drasticamente de uns tempos pra cá.

Todos eles foram desenvolvidos tendo como base velhos princípios, que simplesmente não se aplicam mais. Alguns ainda lidam com codecs de vídeo já tidos como obsoletos na atualidade. Outros são seletivos em relação ao modo gráfico (KDE ou GNOME), funcionando bem em uns mas mal em outros. Além disso, o usuário é literalmente "inundado" com opções e configurações, complicando um pouco para usuários comuns que precisam gravar vídeos rapidamente sem muita complicação.

Tendo isso em mente, surgiu um novo aplicativos bem similar ao recordMyDesktop, porém mais simples de gravar e com um melhor suporte a novas distribuições do Linux. Ele se chama Kazam Screencaster. Nos meus testes, ele é tão compacto quanto o recordMyDesktop no que diz respeito ao tamanho final dos vídeos gravados, não ocupando muito espaço em disco mesmo ao gravar vídeos bastante longos. Além disso, ele é bem estável em novos modos gráficos, como o Unity por exemplo, que o recordMyDesktop costuma dar algumas dores de cabeça (sobretudo com o Compiz ativo e em uso). Não sei se ele consegue, por exemplo, gravar simultaneamente a área de trabalho e a webcam (como o Camtasia faz no Windows), mas ele aparenta ser bastante promissor. A última atualização do recordMyDesktop já tem quase três anos (se não for mais). Já a do Kazam Screencaster foi em abril desse ano, e ele tem sido bastante ativo desde 2010 pra cá.

Se você usa o Ubuntu 12.04, você o encontra para baixar nos repositórios padrões do Ubuntu, bastando procurar pelo seu nome na Central de Programas. Caso use outra versão mais antiga, você pode instalar via PPA através do link: https://launchpad.net/kazam.

Mais informações sobre o Kazam:
http://whyareyoureadingthisurl.wordpress.com/category/software/kazam/
http://www.twm-kd.com/category/linux/kazam/
« Última modificação: 09 de Agosto de 2012, 14:37 por Solid One »

Offline alanalvesp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Programa para captura de tela (vídeo)
« Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2012, 15:46 »
Valeu Solid One, testei esse também! Me ajudou muito. Obrigado!

Offline DJTuga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Programa para captura de tela (vídeo)
« Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2012, 19:01 »
Na minha opinião o melhor de todos é o ffmpeg, grava em excelente qualudade e os ficheiros permanecem pequenos ... só demora um pouco a instalar, mas vale a pena.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: Programa para captura de tela (vídeo)
« Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2014, 18:38 »
Eu sempre achei muito ruins os aplicativos Kazam e Record My Desktop (e os demais aplicativos Linux dessa categoria de screencast eram ainda piores, portanto sequer vou mencioná-los). Por isto sempre preferi usar o ffmpeg mesmo (e posteriormente o avconv, que substituiu o ffmpeg), via linha de comandos (terminal do shell). Por exemplo, para capturar (sem áudio) a minha atividade no Desktop (e salvar o resultado dentro de um arquivo Matroska – MKV – dentro da minha pasta pessoal) eu geralmente usava este comando:

avconv -f x11grab -r 30 -s 1280×1024 -i :0.0 -vsync cfr -c:v libx264 -threads 0 ~/captura.mkv

Para finalizar a captura, bastava usar a combinação de teclas “Ctrl C” no terminal do shell. O resultado sempre era o arquivo “captura.mkv”, gravado dentro da minha pasta pessoal.

Mas hoje (20/08/2014) descobri um aplicativo beeeem melhor que qualquer uma dessas opções aí: chama-se SimpleScreenRecorder.

http://www.maartenbaert.be/simplescreenrecorder

Desenvolvido via Qt, o SimpleScreenRecorder é, até o momento, o melhor aplicativo de screencast (captura de vídeo, ou de áudio e vídeo) que já encontrei para GNU/Linux. E a licença dele é GPL3.
Yuri Sucupira ("Sampayu")