Bora la! Tenho 5 pcs (contando com o da familia rsrs):
meus:
1) Note Dell Latitude C600 - Pentium III 850MHz, 256MB, 10GB IDE HD, CDROM, 14.1" LCD - Ubuntu 9.04 - 100%
para conseguir 1024x768 precisei pegar um xorg.conf no site vivaolinux.com.br . Este é meu note de todo dia, carrego ele no carro, rodo muito openoffice, firefox e amsn.
2) Note HP Pavilion ze2000 - Celeron 1.4GHz, 1.5GB, 60GB IDE HD, DVD-ROM/CDRW, 15.4" LCD - Ubuntu 8.10 - 100%
funcionou direto da caixa, sem ajuste. Este boota dual com XP (tava original, mantive...)
3) Note Amazon 104L (Compal alguma coisa 01) - Core 2 Duo 2.0GHz, 4GB, 320GB SATA HD, DVD-RW, 14.1" WIDESCREEN - Ubuntu 8.10 - 100%
- para conseguir 1280x768 precisei acrescentar linhas de taxa de atualizacao no xorg.conf, nao lembro quais agora...
- o teclado é muito chato, pois o "/" é feito com AltGr+Q e o "?" com AltGr+W, mas isso é "defeito/caracteristica" do HW.
- Acho que não aparece toda memória e ainda não tive tempo de futricar o SMP o leriado todo... para aproveitar o Core 2. Quase não usei este note ainda, pois o recebi por dívida.
- a webcam embutida funcionou de primeira no amsn, sem precisar mexer em nada. nao testei em outros aplicativos
4) Desk Aiko - Celeron 2.26GHz, 384MB, 40+40GB IDE HD, CD-RW, 15" LCD - Ubuntu 8.10 - 100%
funcionou direto da caixa, sem ajuste. É meu computador principal. To usando ele agora.
- Uso uma webcam Logitech Quickcam. Para configurar, deixei um script no vivaolinux.com.br tambem. é preciso baixar o qc-usb, aplicar uns patches e instalar
5) Desk FDQ (Fundo De Quintal, eu que montei) - Athlon +2400 2.0GHz, 784MB, 40GB IDE HD, DVD-ROM/CDRW - 100%
funciona direto da caixa. Dual com XP, pois minha mãe não dá conta de usar o Ubuntu (ainda!!!, pois já convenci a irmã rsrs)
Além disso, conecto com o modem Huawei da Claro (branquim), tenho um Bluetooth adapter (funciona de prima sem ajuste), uma série de pendrives... incluindo um monstrinho de 7 cabeças, que boota 4 distros, sendo elas Ubuntu 8.10 (fat), Puppy (ext2), SliTaz (ext2) e Kurumin 7 (ext2) via grub, e um HD SATA 160GB (ext3) externo em um case Multilaser, no qual faço backups.
Escrevi um script para configurar o modem Huawei, caso interesse a alguem... esta no site do vivaolinux.com.br
Os monitores não diferem muito o desempenho (= tudo funciona, nao to comparando!!!), uso um LCD AOC e tenho algumas tranqueiras CRT de 14" que ainda estão em uso.
O último "lixo" que eu instalei Ubuntu 8.10 foi um Duron 1.2GHz, com 384MB, 3GB de HD, 2 USB, tudo onboard, que doei para um rapaz da minha igreja. Ficou apertado pra caramba, mas consegui espremer e sobrou uns 600MB pra ele guardar os trem dele... (sim, criei partição de swap...rsrs)
Cheguei a instalar o 8.10 também num note Compaq Presario 1200 500MHz, 256MB, 4.3GB HD, mas o desgraçado resolveu morrer dois dias depois... Funcionava... lento que só, mas ia...
PS. Quem tiver hardware encostado e estiver na grande São Paulo: vamos montar maquinas para distribuir entre o povo carente!!! Vamos fazer isso juntos pela inclusão social e disseminação do nosso sistema livre preferido.