Autor Tópico: Qual regra do fórum eu desrrespeitei? [Esclarecido]  (Lida 9121 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Qual regra do fórum eu desrrespeitei? [Esclarecido]
« Online: 24 de Abril de 2008, 16:05 »
Qual regra do fórum eu desrrespeitei para ter este tópico trancado?

Eu pensei que o tópico Versão de testes Hardy Heron 8.04 RELEASE CANDIDATE era somente para a versão te destes (Alpha e Beta) do Ubuntu Hardy Heron, por isso postei, não tive absolutamente nenhuma intenção de infrigir nenhuma regra, até por que não sei qual ???

Citar
Alcatraz
Aqui ficarão os tópicos trancados por desrespeitarem as regras de conduta do Forum Ubuntu-PT.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,11629.0.html

Citar
"Mensagens consideradas irregulares receberão o seguinte tratamento:
1 - O tópico será trancado impedindo que a discussão continue
2 - O moderador irá adicionar uma resposta ao post explicando o porquê do fechamento e colocará uma citação da regra desrespeitada
3 - O tópico será movido para esta seção, servindo de prova a todos de quais problemas cada usuário causou no forum, tornando público o problema. Não serão mais removidos tópicos, exceto aqueles casos realmente sem sentido, como usuários robôs que entram e postam spam.
4 - Um novo tópico (que ainda será criado) irá listar os usuários que receberam algum tipo de advertência (que chamaremos de "Cartão Amarelo" em caso de advertência simples e "Cartão Vermelho" em caso de advertência grave em que seja necessário o banimento) de forma direta, objetiva e organizada. Portanto à partir de hoje, as advertências serão também públicas. Em caso de desrespeito através de MPs (coisa que já estava se tornando comum), a mensagem enviada pelo usuário advertido também será postada neste local, tornando público seu ato."

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,22077.0.html
Citar
REGRAS DE UTILIZAÇÃO PARA O FÓRUM UBUNTU-PT

1 - O uso deste fórum – visitação, leitura, escrita, registro, cópia e referência (link) – implica na aceitação integral destas regras.

2 - Este fórum foi criado com o objetivo de ser uma comunidade de utilizadores do Ubuntu que falam a língua portuguesa. Por isso, todas as mensagens deverão ser postadas em português, independente das variantes lusófonas, sob pena de serem apagadas sem aviso prévio. São proibidas abreviações e formas escritas de texto que não sejam do uso comum da comunidade de língua portuguesa.

3 - Todas as mensagens publicadas no fórum estão sob a licença Creative Commons "by-sa" 2.5 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5/deed.pt).

4 - O uso de material intelectual alheio deve ser feito com a indicação da fonte e/ou dos devidos créditos. A licença adotada pelo site não se aplica a materiais citados de fontes externas, a menos que estejam junto com uma especificação do próprio autor.

5 - O conteúdo das postagens, mensagens privadas e a conduta dos usuários devem estar de acordo com a legislação da República Federativa do Brasil.
      5.1 - Somente os autores das postagens e mensagens privadas são responsáveis judicialmente por seu conteúdo. A administração do fórum não endossa qualquer prática criminosa realizada em seu sistema e se compromete em colaborar com as autoridades no fornecimento de dados de usuários sob solicitação oficial.

6 - Todo o conteúdo do fórum é meramente didático, com o objetivo de instruir, esclarecer, ajudar, divulgar o conhecimento e combater a ignorância. Nenhum utilizador do Fórum ou membro da equipe têm a obrigação de saber resolver qualquer problema ou sanar qualquer dúvida.

7 - Devem ser evitadas mensagens dizendo apenas "Legal!", "Valeu" (e suas derivações onomatopaicas atuais), "Comigo funciona..." e similares. Mensagens desse tipo incham os tópicos e atrapalham quem está procurando solução para algum problema. Mensagens com título de "SOCORRO", "URGENTE", "ME AJUDEM" (ou seja, todo em maiúsculas e/ou sem explicitação do conteúdo da mensagem) e similares serão imediatamente apagadas.

8 - Para zelar pela harmonia no fórum, postagens, mensagens, assinaturas e avatares de cunho publicitário, palavrões ou expressões chulas, esportivas,  pregação religiosa (vide anexo A) e propaganda política (vide anexo B) não serão permitidos.
     8.1 - Não serão aceitas também mensagens com ofensa pessoal, insinuação maldosa, calúnia, difamação ou qualquer outro ataque pessoal a usuários deste ou de outro fórum. A infração será punida conforme item 14.

9 - Nenhuma postagem poderá conter informações, instruções ou procedimentos que causem, disseminem ou fomentem danos à computadores, invasões, quebra de privacidade, ataques de rede e similares. Também não serão permitidas postagens relacionadas direta ou indiretamente a conteúdos pornográficos, nudez explícita (vide anexo C) ou qualquer material destinado a maiores (de 18 anos), que incitem, divulguem, estimulem ou defendam pedofilia, racismo, violência, uso ou porte de drogas, xenofobia, terrorismo ou qualquer tipo de crime previsto na lei.
    9.1 - Aplica-se também a qualquer tópico que sugira, inspire, divulgue, dissemine ou recomende qualquer tipo de pirataria de propriedade intelectual (programas, livros, músicas, filmes, etc.).
    9.2 - Nenhuma mensagem/assinatura poderá conter publicidade direta (salvo de projeto pessoais) ou links para programa de afiliados que remunerem por clique, ação de compra, cadastro, e similares.

10 - Os utilizadores são responsáveis pelo uso que fazem da informação que recolhem no fórum. Aos moderadores e aos administradores não será imputada qualquer responsabilidade pelo uso que os usuários fizerem das informações nem pela procedência das mesmas. O Fórum Ubuntu-PT, bem como seus administradores e moderadores, isenta-se de qualquer responsabilidade por possíveis infrações decorrentes do envio, por parte dos usuários, de informações ilegais indicadas por terceiros.

11 - O tamanho máximo para avatares (imagens de exibição) é de 110x110 (110 pixels de largura por 110 pixels de altura) e 15 KBs. Cada usuário poderá utilizar o espaço de até 350x60 (350 pixels de largura por 60 pixels de altura) em sua assinatura, onde será permitido colocar o que quiser, desde que compatível com todas as demais regras. O tamanho em KBs total da assinatura, sem considerar textos (que também fazem parte da área), não deve ultrapassar os 15KBs. Qualquer conteúdo publicitário é passível de moderação. Assinaturas maiores que o permitido estarão sujeitas a remoção sem qualquer aviso prévio.
    11.1 - Barras de assinaturas são permitidas até o limite de duas desde de que, em conjunto, não ultrapassem os limites estipulados neste item.

12 - As mensagens deverão ser postadas nas seções corretas, de acordo com o assunto que mais condiz com seu conteúdo. Mensagens consideradas em locais impróprios estão passíveis de moderação sob penitência de serem movidas ou até mesmo apagadas sem qualquer tipo de aviso prévio.

13 - A administração do forum não se responsabiliza por interrupções na disponibilização do serviço nem com a continuidade do mesmo.

14 - Não são permitidas atitudes com o intuito de manipular a visibilidade das mensagens no fórum.  Dessa forma, são proibidas mensagens com o intuito apenas de levar o tópico para o topo e mensagens duplicadas. Mensagens duplicadas serão apagadas, mesmo que tenham respostas. O usuário que fizer uso destas práticas será advertido.

15 - Cabe aos moderadores e administradores do fórum deliberarem sobre a aplicabilidade destas regras sobre as postagens, mensagens e conduta dos usuários e as devidas medidas administrativas quando julgarem necessário.
     15.1 - As medidas administrativas são: advertência, moderação e expulsão.

16 - Estas regras poderão ser alteradas pela administração sempre visando a garantir o pleno e tranqüilo funcionamento do fórum.

ANEXO:

A) Serão  consideradas pregações religiosas mensagens que, de forma imperativa, anunciem, divulguem ou exaltem um credo, líder ou preceito. Também serão inclusas nessa categoria as mensagens que desmereçam a crença de outros indivíduos ou o ateísmo.

B) Serão consideradas propagandas políticas mensagens que enalteçam ou desmereçam políticos, candidatos, partidos ou filosofias (ex: socialismo, anarquismo etc). Durante o período de propaganda política gratuita no rádio e na TV, não será permitido a menção de nomes de candidatos, números ou legendas. Fora desse período, a menção só será permitida quando relacionada ao escopo do fórum.

C) Nudez explícita: imagem onde seja capaz de se identificar, mesmo que sob opacidade variável ou desenho estilizado, a existência de mamilos, genitália ou pelo menos 50% da área dos glúteos.

D) Serão somente aceitas imagens (screenshots, fotos, etc...) com tamanho maximo de 40k.

Eu não sabia que a notícia do lançamento do Ubuntu deveria ser postada no mesmo tópico que falava da versão beta. Erro meu de não perguntar a moderação. Porém poderiam ter pedido por MP que eu apagaria o tópico, achei injusto ter o tópico trancado por uma regra que não desrrespeitei e não existe.
Preferiria ter sido notificado que eu apagaria o tópico sem nenhum problema.

Eu não quero causar transtornos, mas gostaria de ter um explicação mais clara.
Meu intuito neste post é somente enteder o ocorrido.
« Última modificação: 24 de Abril de 2008, 16:45 por kErNeL_sCrIpT »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Qual regra do fórum eu desrrespeitei?
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2008, 16:15 »
Pois é, tem vezes que eu acho que os moderadores primam demais pela ordem, é a "democracia ditatorial" ou a "ditadura democrática"; desde que funcione, a gente vai levando na boa, hehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Qual regra do fórum eu desrrespeitei?
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2008, 16:17 »
É, realmente o kErNeL_sCrIpT tem razão de ficar confuso. O tópico denominado "Versão de testes Hardy Heron 8.04 RELEASE CANDIDATE" está qualificado  como versão de testes, já o tópico que ele postou versa sobre a versão final.

Se a informação é redundante então o título do tópico inicial deveria ser alterado para algo como "Ciclo de versões do Hardy Heron 8.04: Tribes/RC/Final"
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Qual regra do fórum eu desrrespeitei?
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2008, 16:19 »
Olá Kernel,

O fato da existência da seção Alcatraz é justamente para deixar disponíveis os tópicos para discussão. Não há demérito em ter uma mensagem lá. É uma questão de transparência, inclusive nos casos de erros dos moderadores, o que permitiria que a mensangem voltasse à ativa.

A princípio, seu tópico não vai em contrário a nenhuma regra, entretanto, nós verificamos nesta versão que haviam várias tópicos sobre a mesma versão (alfa 1, alfa2, alfa 3,... ) criando uma confusão para os usuários. A intenção é de organização:

Citar
15 - Cabe aos moderadores e administradores do fórum deliberarem sobre a aplicabilidade destas regras sobre as postagens, mensagens e conduta dos usuários e as devidas medidas administrativas quando julgarem necessário.

Seria necessário a criação de uma regra "Nos lançamentos de versões todos os textos serão concentrados em um único tópico" que, acredito que entenda, apenas inflaria as regras.

Repetindo, não há desmerecimento em ter um tópico em Alcatraz. Você é um dos usuários mais participativos do fórum e tem um boa conduta com todos. Foi uma decisão administrativa para organizar a informação.

A propósito: tópico movido para "Dúvidas e sugestões".
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Qual regra do fórum eu desrrespeitei?
« Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2008, 16:42 »
Olá Kernel,

O fato da existência da seção Alcatraz é justamente para deixar disponíveis os tópicos para discussão. Não há demérito em ter uma mensagem lá. É uma questão de transparência, inclusive nos casos de erros dos moderadores, o que permitiria que a mensangem voltasse à ativa.

A princípio, seu tópico não vai em contrário a nenhuma regra, entretanto, nós verificamos nesta versão que haviam várias tópicos sobre a mesma versão (alfa 1, alfa2, alfa 3,... ) criando uma confusão para os usuários. A intenção é de organização:

Citar
15 - Cabe aos moderadores e administradores do fórum deliberarem sobre a aplicabilidade destas regras sobre as postagens, mensagens e conduta dos usuários e as devidas medidas administrativas quando julgarem necessário.

Seria necessário a criação de uma regra "Nos lançamentos de versões todos os textos serão concentrados em um único tópico" que, acredito que entenda, apenas inflaria as regras.

Repetindo, não há desmerecimento em ter um tópico em Alcatraz. Você é um dos usuários mais participativos do fórum e tem um boa conduta com todos. Foi uma decisão administrativa para organizar a informação.

A propósito: tópico movido para "Dúvidas e sugestões".

Obrigado pelo esclarecimento agente100gelo.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Qual regra do fórum eu desrrespeitei? [Esclarecido]
« Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2008, 20:15 »
Interessante, notei uma coisa nesse tópico a que se refere o kernel_script e também o do igormol - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,34403.msg204837.html#msg204837

Ambos estão atualizados p/ a versão final do Ubuntu 8.04, enquanto o tópico oficial do Ubuntu 8.04 - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31237.msg184193.html#msg184193 ainda ñ está, pelo manos às 20h15 do dia 24/4/2008.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Qual regra do fórum eu desrrespeitei? [Esclarecido]
« Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2008, 11:45 »
Como já expliquei no tópico da versão, eu tive problemas profissionais na quinta-feira que me impediram de atualizar o tópico.

Não entendi bem a confusão, já que todos viram que o tópico vinha sendo atualizado de acordo com os lançamentos (embora com atrasos).

Mas eu entendo se quiserem que prevaleça a primeira mensagem postada, que como pude perceber agora, é a do Kernel Script. Inclusive é minha sugestão para evitar que esse assunto se estenda.

Mais uma vez eu gostaria de pedir desculpas pelo atraso e por toda a situação que foi criada. Principalmente aos administradores e moderadores, estes sim, devem ter ficado confusos.