Obs: dicas testadas em um Notebook Itautec W7635 com chipset VIA VN896 e com Linux Mint 5 Elyssa (R1), que devem funcionar perfeitamente no Ubuntu 8.04.
Soluções para ajustes manual e AUTOMÁTICO do brilho do LCD após instalação do Ubuntu 8.04 Hardy Heron e/ou Linux Mint 5 Elyssa em Notebooks1 - Solução simples – ajuste manual:
Adicionar o "Miniaplicativo de Brilho" em uma das barras (painéis) do Gnome: clique com o botão direito do mouse sobre a barra superior ou inferior, e depois em "Adicionar ao Painel". Posicione adequadamente o controle no painel, de acordo com sua preferência. O funcionamento do controle de ajuste do brilho é semelhante ao do controle de volume.
Esta solução é parcial, pois toda vez que você ligar o Notebook será preciso ajustar o controle. Para uma solução mais eficaz, siga também a dica abaixo.2 – Solução avançada –
ajuste automático:
No Terminal (Consola), digite (ou copie e cole) o comando abaixo:
$cat /proc/acpi/video/VGA/LCD/brightness
Será mostrado um resultado semelhante a este:
levels: 7 0 0 1 2 3 4 5 6 7
current: 0
O item “levels” mostra os níveis de brilho para ajuste do LCD (no meu caso, de 0 até 7, sendo 0 para o mais escuro e 7 para o mais claro). O item “current” mostra o nível atual de brilho do LCD (atualmente 0, escuro...).
Com os dados acima podemos configurar o brilho do LCD automaticamente ao iniciar uma sessão no Ubuntu (ou no Mint), alterando o arquivo “brightness” através de um script.
==> É importante observar que só funciona se o arquivo /proc/acpi/video/VGA/LCD/brightness existir e se o valor passado pelo script estiver dentro dos níveis pré-definidos para o dispositivo (que é mostrado em “levels”).No exemplo abaixo, irei passar o valor
5 (utilize um valor de sua preferência, de acordo com o seu dispositivo, conforme mostrado em “levels”).
No Terminal, use o comando:
$sudo gedit /etc/rc.local
No final do arquivo,
MAS ANTES DE “exit 0”, adicione a linha:
echo -n 5 > /proc/acpi/video/VGA/LCD/brightness
No meu caso, o arquivo ficou assim:
#!/bin/sh -e
#
# rc.local
#
# This script is executed at the end of each multiuser runlevel.
# Make sure that the script will "exit 0" on success or any other
# value on error.
#
# In order to enable or disable this script just change the execution
# bits.
#
# By default this script does nothing.
echo -n 5 > /proc/acpi/video/VGA/LCD/brightness
exit 0
Salve e feche o Gedit. Pronto! Agora, ao ligar o Notebook, o brilho será ajustado para o valor passado pelo script. E também será possível fazer um “ajuste fino” pelo “Miniaplicativo de Brilho”.
==> Obs: O Miniaplicativo de Brilho inicia com nível mínimo (é que ele não acompanha o ajuste passado pelo script). Isso não afeta o brilho configurado pelo script. Mas fica com cara de gambiarra braba...
Será que alguém aqui sabe um jeito de corrigir este detalhe?