Autor Tópico: [RESOLVIDO] Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10  (Lida 8657 vezes)

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #15 Online: 16 de MAR?O de 2008, 16:57 »
Olá. Estou mandando esta mensagem agora pois apesar de alguns meses no ubuntu, ainda sou m uito iniciante em certos casos (a gente ganha experiência passando pelos erros, e superando-os, certo ?).

Estou um tanto desesperado, pois liguei meu ubuntu depois de uma madrugada inteira baixando algumas coisas (Gnome Art Themes, para incrementar o visual dele, embora não ache que isso tenha a ver com o problema), e ficou lento, quanto mais eu tentava sair forçado, mais não respondia, e  embora o sistema estivesse funcionando, não abria nem a janela que vc clica para ver os gráficos de cpu, memória e conexão de rede... aí reiniciei e surpresa...

A barra do ubuntu no loading parava a uns 20 % e aí ia pra tela preta de terminal  em modo texto. Dizia que houve uma falha em lib/share (não lembro mesmo se era este  o caminho, depois corrijo), e  dizia que o fsck  tinha falhado automaticamente e deveria ser feito manualmente com manutenção, e modo     root read-only. Depois aparecia lá dizendo que o shell de maintenance tava ativado, que eu devia entrar com a senha do root, mas aí eu já n ão sei como fazer pro fsck funcionar manualmente, tentei usar man e info com fsck mas o texto dizia que as variáveis de am biente não estavam n o PATH, não podia acessar...

Bom, e agora, o que fazer ? Há mesmo razão para pân ico, ou posso ficar sossegado porque isso teria solução simples ? (Qual ?)

Obriga do desde já...
(perdoem meu teclado, a barra de espaço está  meio ruim .)

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #16 Online: 16 de MAR?O de 2008, 18:28 »
Eu acabei de testar o Kubuntu Alpha 6 e nele a checagem tem a opção de pular. Embora tenha demorado muito mais que o normal. Não reparei ainda se no Ubuntu Hardy também tem essa opção.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #17 Online: 16 de MAR?O de 2008, 18:31 »
Vc desativa o fsck automático (a cada 30 boots) no fstab.
Mas, faço coro ao camarada VB5 e Vinícios.

Ei, celsounicamp (  :) ),  qual filesystem seria ideal para seus dados?
Alguma observação por não querer usar o fat32?


Valeu.
7355

Uma das desvantagens que eu conferi no fat32 é o fato de tal sistema não suportar arquivos maiores que 4 gigas (pode paracer exagero, mas qual o tamanho padrão de um DVD? - gere uma iso dele... heheh).

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #18 Online: 16 de MAR?O de 2008, 22:49 »
Bom, minha dificuldade é que:

tanto no recovery quanto no normal mode, a mensagem em modo texto que aparece n o display é a mesma, que houve falha e tal... e já como root, não sei se o comando é apenas digitar fsck, ou se tem que escrever alguma outra coisa...

desconfio que seja bem mais sério... o windows tava extremamente lento, e piorou depois que tentei reverter o win dows via ponto de restauração... demorou muito pra fazer logoff e para aplicar novas configurações, parecia até que tinha trav ado... aí desliguei, e mais tarde liguei no win dows de novo, aí acusou erro  no arquivo de configuração windows/system por aí... como meu windows já veio instalado, o máximo que posso fazer é ten tar corrigir o problema com outro cd que tenho do winXP.

A questão toda é: Será que ainda tem como eu conseguir fazer b ackup "consertando"/resolvendo o problema do linux ??
Ou não tem jeito, vou perder tudo (o que acontece se meu linux funcion ar e m eu win dows não? Um não enxega mais o outro ?)

E finalm en te, no pior caso, teria que realm ente formatar tudo m esm o...
Como fazer uma nova instalação com windows, ubuntu, swap, e a tal partição home para casos de backup ? (Meu hd é de 80 gb)

Bom, a esperança é pelo menos recuperar meu ubuntu  com o tal APToncd, pois vai dar muito trabalho conseguir tudo de novo (minha net é discada...)

Bom, esse é meu problema. Acho que agora consegui explicá-lo um  pouco melhor.

E então ? O que eu poderia fazer ?

Ob riga do, desde já.

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #19 Online: 17 de MAR?O de 2008, 20:45 »
Olá. Apesar de ter tentado, ainda não consegui resolver o problema...

Será que alguém tem alguma idéia/ ajuda para esse caso ??

Obrigado.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #20 Online: 17 de MAR?O de 2008, 22:23 »
Citar
tanto no recovery quanto no normal mode, a mensagem em modo texto que aparece n o display é a mesma, que houve falha e tal... e já como root, não sei se o comando é apenas digitar fsck, ou se tem que escrever alguma outra coisa...

Você digita "fsck /dev/nome_do_seu_hd" (sem as aspas). Por exemplo, essa semana a minha memória queimou e o crash foi tão grande que zoou o meu sistema, não entrava no X. Depois de trocar o pente, passei o fsck com o comando "fsck /dev/hda1", porque a partição do meu hd com o / é hda1, e tudo voltou ao normal, sem precisar de formatação.

Citar
desconfio que seja bem mais sério... o windows tava extremamente lento, e piorou depois que tentei reverter o win dows via ponto de restauração... demorou muito pra fazer logoff e para aplicar novas configurações, parecia até que tinha trav ado... aí desliguei, e mais tarde liguei no win dows de novo, aí acusou erro  no arquivo de configuração windows/system por aí... como meu windows já veio instalado, o máximo que posso fazer é ten tar corrigir o problema com outro cd que tenho do winXP.

Cara, aí o buraco é mais embaixo. Nunca consegui resolver problemas desse tipo no windows que não fosse por formatação. Mas você ainda pode tentar fóruns pra Windows...

Citar
A questão toda é: Será que ainda tem como eu conseguir fazer b ackup "consertando"/resolvendo o problema do linux ??
Ou não tem jeito, vou perder tudo (o que acontece se meu linux funcion ar e m eu win dows não? Um não enxega mais o outro ?)

Consegue sim. Se der certo com o Linux, você poderá fazer backup de tudo o que você tem e formatar o Windows, se for o caso. Também é verdade que você pode perder o grub reinstalando o Windows, mas isso é contornável. Faça uma pesquisa aqui mesmo no fórum que você achará a solução para isso.

Espero ter ajudado!

Boa sorte!

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #21 Online: 19 de MAR?O de 2008, 00:08 »
Valeu, cara. Vou tentar isso, e depois posto aqui se deu certo...

(Sobre o windows, vou tentar depois substituir o arquivo system com outro cd do winXP que tenho, embora n em saib a se isso vá fun cionar, mas enfim...)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #22 Online: 19 de MAR?O de 2008, 00:40 »
Esta verificação so acontece em partições ex3.
EX: eu tenho minha home em ex3 80GB e isso acontece.
Quando eu usava a partição / em ex3 e minha home em reiserfs essa verificação ñ acontecia.
Ae vai a dica.

valeus pela dica. prefiro correr o risco do que ficar o sistema fazendo algo que nao quero. nao gosto de quase nd automatico. a pessoa que usa determinada coisa tem que ter autonomia sobre o objeto. Quando o objeto quer ser o dono da situacao é maior pe no saco. Vou ver como mudar isso!

Embora você tenha dado o tópico como resolvido, resolvi postar só para indicar uma alternativa a essa verificação forçada (dei essa mesma dica num outro tópico semelhante a esse): Autofsck. Ele lhe dá a possibilidade de desativar ou até programar a verificação para o desligamento do micro. Dá uma olhada aqui: https://wiki.ubuntu.com/AutoFsck

Boa sorte.