Autor Tópico: Migração de aplicativos  (Lida 5975 vezes)

Offline radsjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Migração de aplicativos
« Online: 11 de Novembro de 2007, 22:52 »
   Oi amigos,  tenho uma Assistência Técnica e estou migrando tudo pra Linux na empresa estou usando O Ubuntu 6.10 e 7.04 não venho encontrando muitos  problemas pois o Open Office e Firefox tem suprido as maiorias das necessidades, porém dois micros ainda rodam Windows pois uso um sistema de controle de O.S, venho procurado um sistema equivalente pra controle de assistência técnica  ainda não vi nada a respeito, o que poderia fazer pra rodar o sistema que eu uso for Windows no Ubuntu? 

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Migração de aplicativos
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2007, 23:13 »
Eu acho que vc vai encontrar resposta mais fácil no google.
Enquanto não respondem vc pode fazer umas buscas nele

Abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline radsjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Migração de aplicativos
« Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2007, 22:32 »
Bom, pelo google já passei amigo obrigado! Alquem que tiver algo mais interessante pra sugerir será interessante pra todo forum .

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Migração de aplicativos
« Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2007, 22:39 »
Olá radsjr,

Talvez eu tenha me expressado mal, não tive a intenção de "mandar você procurar ajuda em outro canto"  :D
É que pela especificidade de sua necessidade e como você não disse qual programa usa (talvez fosse mais fácil procurar tendo alguma base) achei que ia ser difícil encontrar uma resposta aqui, mesmo sabendo que este fórum é onde encontro pessoas mais prestativas dos que participo.
Não me entenda mal ok ?
Vou até colocar sua questão em outros fóruns que participo e qualquer coisa dou um retorno.

Abs
« Última modificação: 15 de Novembro de 2007, 22:40 por coyoterj »
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Migração de aplicativos
« Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2007, 22:41 »
Experimentou rodar estas aplicações com o wine?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Migração de aplicativos
« Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2007, 22:56 »
Experimentou rodar estas aplicações com o wine?

Tá vendo, já apareceu uma luz...  :D
Tinha me esquecido disso, uma boa opção também que já usei no mesmo caso (programas que só rodavam no win e eu queria migrar de vez para o linux) é o VirtualBox. É excelente, você pode instalar qualquer SO numa máquina virtual que ele gerencia, e funcional igualzinho ao win.
Eu tenho uma impressora USB da canon que não tem suporte para o linux e era a única forma que consegui rodar. O voip do Uol também foi um caso. O VBox é bem leve, fácil de configurar e pode ser criado um disco dinâmico, que cresce conforme o win for necessitando. Assim vc não precisa ter uma partição só para o win.
Se interessar, é só dar uma busca aqui no fórum que tem muito material.
Abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline radsjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Migração de aplicativos
« Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2007, 23:28 »
Blz amigo, não quis ser indelicado, porém em alguns locais é difícil informação, sempre dizem procura no Google ou colocam um link de um WIKI em Inglês ou leiam o manual e assim por diante.
Acho que para o Sistema Livre no Brasil da certo precisa de empenho e informação e dicas correndo solto, eu mesmo sou técnico de informática aqui em Recife-PE  e estou tentando migrar completamente para pode repassar para meus cliente com segurança.
Primeiro estou tentando migrar minha assistência técnica para depois seguir adiante, Escolhi o Ubuntu pelo tipo do sistema que é virado para consumidor final ,  e conto com a ajuda de todos aqui do fórum.   

Offline radsjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Migração de aplicativos
« Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2007, 23:33 »
Já pensei no WINE porém pra rodar o windows dentro do wine o sistema tem que ser original não é verdade? pois se bater a fiscalização vou está errado que qualquer jeito.
Pensei em rodar o Windows 98se sem registro dentro do wine só pra rodar o sistema da assitencia pois o windows98se está descontinuado será que é ilegal ?   

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Migração de aplicativos
« Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2007, 23:50 »
Blz amigo, não quis ser indelicado, porém em alguns locais é difícil informação, sempre dizem procura no Google ou colocam um link de um WIKI em Inglês ou leiam o manual e assim por diante.
Acho que para o Sistema Livre no Brasil da certo precisa de empenho e informação e dicas correndo solto, eu mesmo sou técnico de informática aqui em Recife-PE  e estou tentando migrar completamente para pode repassar para meus cliente com segurança.
Primeiro estou tentando migrar minha assistência técnica para depois seguir adiante, Escolhi o Ubuntu pelo tipo do sistema que é virado para consumidor final ,  e conto com a ajuda de todos aqui do fórum.   

radsjr este fórum aqui é o melhor que já participei, e claro que mandamos procurar aqui no fórum, e também no google, mas fazemos isto quando você faz uma pergunta já discutida muitas vezes.

Eu sou um adepto disto, pois, mais importante que te dar uma solução é ensinar-lhe a achar ela sozinho, dando assim liberdade e autonomia as pessoas que precisam. Mas se a pessoa é interessada, já pesquisou, e tem boa vontade não tem lugar melhor para aprender.

Sobre o wine, eu fiz testes com ele rodando aplicações complexas aqui onde trabalho e funcionou bem.

Espero que ele te atenda.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline radsjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Migração de aplicativos
« Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2007, 23:59 »
Obrigado amigo Cristiano ! Mas o que gostaria de saber se posso usar o windows 98se no wine pois o sistema já está descontinuado pela Microsoft .


Roberto Ataíde !

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Migração de aplicativos
« Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2007, 00:03 »
O wine emula o windows 98. Abri a tela de configuração dele aqui e na lista tem de windows 2.0 (isto mesmo 2.0, antes do 3.1, 3.11) até o windows vista.

Mas se você quer todo o sistema o virtual box e o vmware são as melhores opções.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Migração de aplicativos
« Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2007, 00:19 »

Mas se você quer todo o sistema o virtual box e o vmware são as melhores opções.

[]'s

Cristiano.

Sendo que o VBox é grátis !  :D

Clcampos, a dúvida do radsjr é com relação ao uso do win sem licença, que mesmo no wine, Vbox ou outro qualquer, é ilegal.

radsjr, nesse caso o wine, vbox ou outro qualquer não atenderá, a não ser no caso que vc cita, do w98 descontinuado. Isso eu já não sei se é possível...

Abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

boi

  • Visitante
Re: Migração de aplicativos
« Resposta #12 Online: 16 de Novembro de 2007, 00:27 »
Esse negócio de precisar de licença do Windows para o Wine não tem nada a ver. O Wine não é máquina virtual.
No caso de uma máquina virtual, sim, você precisará da licença para rodar um sistema dentro dela, como precisaria para rodar o sistema numa máquina real.

Offline kadu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Migração de aplicativos
« Resposta #13 Online: 16 de Novembro de 2007, 00:47 »
oi gente, queria aproveitar o tópico aqui, dizendo que já li algumas coisas, porém tenho as seguinte dúvidas:

- é garantido que eu posso rodar qualquer programas windows no ubuntu? preciso e muito da suite cs3, pois ela facilita e muito meu trabalho tanto com design gráfico como web. Eu achei um link ( http://firewind.wordpress.com/2007/11/10/instalando-fireworks-e-dreamweaver-8-no-ubuntu/) que mostra a possível instalação do fw, dw e fl no ubuntu, queria saber se é garantido que ela irá funcionar?

- outra coisa, tenho meus backups do Firefox e do thunderbird, feitos pelo mozbackup, eles irão ser reestruturados normalmente no ubuntu?

- onde eu posos encontrar drivers para o linux?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Migração de aplicativos
« Resposta #14 Online: 16 de Novembro de 2007, 00:53 »
oi gente, queria aproveitar o tópico aqui, dizendo que já li algumas coisas, porém tenho as seguinte dúvidas:

- é garantido que eu posso rodar qualquer programas windows no ubuntu? preciso e muito da suite cs3, pois ela facilita e muito meu trabalho tanto com design gráfico como web. Eu achei um link ( http://firewind.wordpress.com/2007/11/10/instalando-fireworks-e-dreamweaver-8-no-ubuntu/) que mostra a possível instalação do fw, dw e fl no ubuntu, queria saber se é garantido que ela irá funcionar?

Não é garantido.

Citar
- outra coisa, tenho meus backups do Firefox e do thunderbird, feitos pelo mozbackup, eles irão ser reestruturados normalmente no ubuntu?

Não sei se volta seu backup feito exatamente assim, mas sei que copiar mensagens do thunderbird para o linux, e também os dados do firefox são facilmente possíveis.

Citar
- onde eu posos encontrar drivers para o linux?

Normalmente não precisa se preocupar o drives, o Ubuntu costuma encontrar tudo sozinho. Em caso de problemas pesquise aqui no fórum, e no google que encontra como configurar o hardware problemático.

[]'s

Cristiano.
[/quote]
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!