Autor Tópico: Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat  (Lida 4192 vezes)

Offline Brenno Machado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
    • C'est la Vie
Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat
« Online: 12 de Outubro de 2010, 13:41 »
Olá pessoal,

Fui fazer a atualização do sistema (pq inventei de fazer isso?) do 10.04 para 10.10 pela internet e ocorreu um erro. Quando estava instalando apareceu a mensagem perguntando se eu gostaria de substituir o headers e então selecionei "substituir" e a tela ficou "piscando", o gdm parecia que era fechado e depois voltava do jeito que tava, mas isso loucamente...., ficou nisso por  quase 30 min, então reiniciei e puff, o sistema não entra mais, quando seleciono a partição onde estava o Ubuntu 10.04 fica uma tela preta, demora um pouco, e o pc reinicia.

Não gostaria ter que formatar a partição por causa das minhas configurações e etc. Tem alguma maneira de recuperá-la pelo cd/dvd do 10.10 ou mesmo do 10.04?

Offline Matruskan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat
« Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2010, 16:02 »
Isso aconteceu comigo ontem. Você pode tentar fazer o seguinte:

1. Quando ligar o computador, segure SHIFT para acessar o menu do Grub (onde você escolhe o SO que quer usar);

2. Selecione o segundo ítem, ou seja, a última versão do linux só que em modo de recuperação ("Recovery Mode");

3. No menu que aparecer, aperte para baixo até o último item, para entrar no "root prompt".

4. Digite:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg --configure -a
O upgrade do Ubuntu deve continuar =D

Offline Brenno Machado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
    • C'est la Vie
Re: Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat
« Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2010, 07:22 »
Obrigado, funcionou perfeitamente!

Eu só tive problemas depois com  xorg, pois ele não reconhece minha 'placa de vídeo' SiS pois o driver do 10.04 não funciona nele, e também com algumas repositórios. Mas consegui resolver sem muita dificuldade.

 

Offline shiguetolima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat
« Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2010, 14:06 »
olá senhores! tive problemas também, pedi para atualizar para o 10.10 mas minha conexão 3g estava muito instavel, caindo várias vezes. Por fim, travou e reiniciei e quando ligo o notebook, aparece onde era ubuntu com aquelas luzinhas na tela inicial, aparece 10.o4  ???
logo em seguida, trava teclado, mouse, touchpad....fica na tela inicial do meu programa "gueting things gnome", que inicializa com o so.
fiz o que o colega sugeriu, mas não consigo dar o passo 3, onde seria o menu com a opção rootsudo.

outra coisa: para acessar a net, particionei o hd e instalei o 10.04 a parte e estou nele agora. não tenho  o w instalado.
aceito sugestôes, gostaria de tentar continuar a instalação do 10.10 e talvez deixa-lo em dual com o 10.04, para ir comparando e melhorando.
obrigado.

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat
« Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2010, 16:06 »
olá senhores! tive problemas também, pedi para atualizar para o 10.10 mas minha conexão 3g estava muito instavel, caindo várias vezes. Por fim, travou e reiniciei e quando ligo o notebook, aparece onde era ubuntu com aquelas luzinhas na tela inicial, aparece 10.o4  ???
logo em seguida, trava teclado, mouse, touchpad....fica na tela inicial do meu programa "gueting things gnome", que inicializa com o so.
fiz o que o colega sugeriu, mas não consigo dar o passo 3, onde seria o menu com a opção rootsudo.

outra coisa: para acessar a net, particionei o hd e instalei o 10.04 a parte e estou nele agora. não tenho  o w instalado.
aceito sugestôes, gostaria de tentar continuar a instalação do 10.10 e talvez deixa-lo em dual com o 10.04, para ir comparando e melhorando.
obrigado.
Sugestão: no lançamento da versão é normal ter alguns bugs principalmente esta que ficou apenas uma semana como Release Candidate, então coloque a pasta home em partição separada e caso de problema no sistema não perderá seus dados pessoais.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26972.0.html

Caso prefira instale de novo a versão 10.10 e durante a instalação escolha instalação manual onde você pode modificar as partições e montar a pasta home em partição separada.

Abraços

Offline shiguetolima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat
« Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2010, 14:51 »
olá amigo!! obrigado pela atenção e desculpe a demora na resposta. Meu caso foi o seguinte: o 10.10 (que eu mandei fazer o up), travou e não tenho acesso a ele, nem via terminal (que não domino ainda). Então fiz o seguinte, instalei novamente o 10.04 em uma partição separada, passei manualmente meus arquivos para o hd do 10.04 (copiei e colei) e estou com a maquina em condições de uso, inclusive internet e tals. Já peguei a dica da pasta, farei sim. Mas a minha dúvida agora é a seguinte: o que fazer com o 10.10? adoraria deixá-lo em condições de uso para testa-lo, mas não consigo acesso a ele, nem via recovery mode.

Muito obrigado!!

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat
« Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2010, 15:28 »
olá amigo!! obrigado pela atenção e desculpe a demora na resposta. Meu caso foi o seguinte: o 10.10 (que eu mandei fazer o up), travou e não tenho acesso a ele, nem via terminal (que não domino ainda). Então fiz o seguinte, instalei novamente o 10.04 em uma partição separada, passei manualmente meus arquivos para o hd do 10.04 (copiei e colei) e estou com a maquina em condições de uso, inclusive internet e tals. Já peguei a dica da pasta, farei sim. Mas a minha dúvida agora é a seguinte: o que fazer com o 10.10? adoraria deixá-lo em condições de uso para testa-lo, mas não consigo acesso a ele, nem via recovery mode.

Muito obrigado!!
Não sei se entendi bem sua situação mas sugiro que você salve seus arquivos pessoais num DVD e baixe o CD do Ubuntu 10.10 e reinstale reconfigurando as partições deixando 15G para o sistema e o resto para a pasta /home. Durante a instalação escolha a instalação manual onde você pode redimensionar ou criar novas partições inclusive especificando seu ponto de montagem. Dá uma lida nessa página:

http://ubuntulinuxbr.blogspot.com/2010/02/instalacao-do-ubuntu-com-home-em.html

Tem umas páginas com orientação sobre todo o processo de instalação do Ubuntu:

http://ubuntued.info/como-instalar-ubuntu-karmic-koala-9-10
http://andregondim.eti.br/?p=1127

Provavelmete o problema foi algum erro na atualização, desta forma é melhor instalar pelo CD. Depois copia os arquivos pessoais que estão no DVD para a sua pasta no PC. Não é preciso ter as duas versões instaladas.

Abraços

Offline shiguetolima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat
« Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2010, 00:26 »
Sim, foi um erro na atualização, com certeza. Como disse, com essa atualização para o 10.10, travou tudo e não tinha acesso a nada. Como precisava usar o pc, instalei novamente o ubuntu em outra partição e estou usando essa segunda normalmente, mas a primeira, atualizada para o 10.10, nem sequer abre.
Tem como eu acessa-la? Tinha alguns contatos salvos no evolution que não queria perde-los, além do desafio de vê-lo rodando...hehehe....

muito obrigado novamente pela atenção!!!!!

ps.: as dicas de sites foram de grande proveito, prova de que trocar o W por linux foi uma das decisões mais acertadas da minha vida!!

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat
« Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2010, 11:13 »
Sim, foi um erro na atualização, com certeza. Como disse, com essa atualização para o 10.10, travou tudo e não tinha acesso a nada. Como precisava usar o pc, instalei novamente o ubuntu em outra partição e estou usando essa segunda normalmente, mas a primeira, atualizada para o 10.10, nem sequer abre.
Tem como eu acessa-la? Tinha alguns contatos salvos no evolution que não queria perde-los, além do desafio de vê-lo rodando...hehehe....

muito obrigado novamente pela atenção!!!!!

ps.: as dicas de sites foram de grande proveito, prova de que trocar o W por linux foi uma das decisões mais acertadas da minha vida!!
Amigo tente dar boot pelo Live CD para ver se recupera os arquivos.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline shiguetolima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat
« Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2010, 11:21 »
então, já fiz isso, inclusive instalei novamente só que em outra partição, então já tenho acesso ao hd. Mas onde encontro (em que pasta) os meus contatos de e-mail do evolution?

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat
« Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2010, 11:26 »
então, já fiz isso, inclusive instalei novamente só que em outra partição, então já tenho acesso ao hd. Mas onde encontro (em que pasta) os meus contatos de e-mail do evolution?
Ah me desculpe amigo entendi errado sua pergunta.

Na sua /home deve ter um diretório oculto do Evoluition.
Use :
Código: [Selecionar]
ls -aE tente achá-lo. Acho que os contatos devem estar dentro deste diretório.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Brenno Machado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
    • C'est la Vie
Re: Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat
« Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2010, 12:12 »
então, já fiz isso, inclusive instalei novamente só que em outra partição, então já tenho acesso ao hd. Mas onde encontro (em que pasta) os meus contatos de e-mail do evolution?

shiguetolima, você disse que não é muito familiarizado com o terminal. Então ao invés do "ls -a", abra a partição pelo nautilus normalmente e no local da sua pasta pessoal pressione "CTRL +H" aí apareceram as pastas ocultas, seus contatos devem estar dentro da pasta .evolution

Se por algum motivo não conseguir copiar (o que eu acho difícil), tente abrir o nautilus como adm, vá no terminal e digite "sudo nautilus" e faça a mesma coisa na pasta pessoal.

Outra coisa, que funciona comigo. Como sempre ando testando distribuições diferentes tenho uma partição separada para isso. Nela eu testei o Ubuntu 10.10 (alpha, beta... etc) antes de usar como padrão aqui. E outra..., em caso de emergência essa partição com algum SO sempre ajuda bastante.

Offline shiguetolima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat
« Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2010, 16:52 »
olá de novo!

encontrei as pastas ocultas e a pasta .evolution...

mas por acaso vcs sabem exatamente onde ficam os contatos de e-mail???

vasculhei, mas não encontrei!!!



(desculpem o abuso!!)

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat
« Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2010, 18:21 »
olá de novo!

encontrei as pastas ocultas e a pasta .evolution...

mas por acaso vcs sabem exatamente onde ficam os contatos de e-mail???

vasculhei, mas não encontrei!!!



(desculpem o abuso!!)
Toda configuração pessoal do Evolution ficam nesta pasta inclusive seus contatos. Após reinstalar/formatar o Ubuntu copie esta pasta para sua pasta pessoal (não renomeie a paste nem tire o ponto que vem antes do nome). Ao abrir o Evolution suas configurações, contatos e e-mails estarão identicos.

Offline shiguetolima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Erro no Upgrade para Ubuntu 10.10 Maverick Meercat
« Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2010, 20:05 »
Valeu parceiro, mas acho que então perdi os contatos mesmo, vasculhei toda a pasta e nada......
Eu me lembro que quando particionei e instalei o 10.04 a parte do 10.10 que deu pau, ele me pediu durante a instalação se eu queria sincronizar o evolution, acho que nessa de tentar puxar do sistema que estava corrompido, perdeu-se o boi com a corda.....
mas obrigado pela ajuda, agora é esperar receber e-mail dos contatos e salvá-los novamente...
Abraços!!!