Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - nomade

Páginas: [1] 2 3 ... 101
1
Tente os comandos:

sudo apt update

depois:

sudo apt full-upgrade -y

Veja se continua dando o mesmo problema com dependências

diferença entre usar apt-get e apenas apt:

Desde 2014 o apt substituiu o apt-get como padrão no gerenciamento de pacotes das distros Debian like.

Tanto o apt quanto o apt-get lidam com a resolução de dependências. No entanto, o apt determina cadeias de dependência complexas, instala pacotes sempre na ordem correta e recomenda pacotes sugeridos para instalação evitando conflitos.

Por padrão, o comando apt upgrade remove versões antigas de pacotes instalados ou atualizáveis no sistema que não são mais necessários durante a atualização.

O comando apt-get upgrade não.

Resumindo, vários conflitos de dependências que tenho visto se devem ao fato dos usuários insistirem em usar apt-get em vez do apt, achando que é a mesma coisa e não é. O empacotamento desde 2014 é feito para funcionar com as funcionalidades extras do apt. Muitas vezes não precisa usar e o usuário não vê problemas acontecerem, mas quando precisa acaba dando erro. Desde quando o apt surgiu eu nunca mais tive conflitos de dependências como acontecia antes com o apt-get.

Outra possibilidade é você estar usando alguma PPA que cause isso, mas ainda assim muito provável ter sido pelo uso do apt-get em vez de apt.

2
Instalação e Atualização / Re:Formataçao do Ubuntu 22.04.3
« Online: 10 de Fevereiro de 2024, 10:24 »
Bro!

Beleza?

Antes de mais nada, verifique se a chave do Wifi está ligada. Alguns notebooks tem uma chave de ligar e desligar, outros é pela tecla FN + alguma tecla de Função entre F1 e F12 é só olhar a que tem o símbolo do wifi que é anteninha. Pode ser pelo setup da Bios/UEFI também. Verifica aí. Se estiver com o wifi aceso e não estiver funcionando aí siga as instruções abaixo e nos mande o resultado pra que a gente possa te ajudar.

Abre o terminal Ctrl+T

Dê o seguinte comando e poste aqui o resultado:

lsusb


Dê o seguinte comando e poste aqui o resultado:

lspci


Obs.: no terminal copiar e colar usa-se o Shift junto, fica

copiar = ctrl+shift+c
colar = ctrl+shift+v

Beleza? Aguardando sua resposta

3
Sistema / Re:Pedindo autenticação de usuário inexistente
« Online: 23 de Dezembro de 2023, 10:10 »
Olá camarada!

Você está com login automático ativado? Se estiver desabilite, veja se resolve.

4
Fala camarada, beleza?
Desculpe demorar a dar um feedback, é que nesse final de ano está muito corrido pra mim, nem tenho acessado o forum quase, mas vamos lá:

Faz bastante tempo que não uso Gnome, migrei pro KDE já tem uns 7 anos, justamente porque prefiro as facilidades de personalização do KDE. É mais fácil deixar um KDE bonito (além de atualmente ele consumir tanta ram quanto o XFCE). O Gnome se tornou um pé no saco de personalizar já tem uns 10 anos, rsrsrs

Eu uso o Ubuntu Studio que vem com KDE, porque preciso ter um Kernel de baixa latência bem integrado com o sistema. Agora, recomendo que experimente o Kubuntu, ou até mesmo o KDE Neon (que é um excelente derivado do Ubuntu). São distribuições ótimas. Se deseja personalização sem aborrecimento, recomendo considerar a mudança de ambiente. Não perca tempo com software gambiarra, como o Gnome Tweak, se posso pretender dar um conselho. É desperdício de energia. Chamo mesmo de gambiarra, porque se quisessem que o usuário mexesse nessas configurações de aparência, não teria necessidade de um projeto desses separado, que um usuário iniciante nem conheceria. Estaria nas configurações por padrão. Se não está é porque o objetivo é limitar isso. Apenas a constatação de um fato.

Enfim, boa sorte aí, bom final de ano e... fica a dica!  ;) 

5
A opção Applications do Gnome-Tweaks não aparece pra mim
Só consigo setar o shell theme, as aplicações estão usando o tema padrão do ubuntu 23.10. Todas as extensões estão funcionando e ativadas, OU ESSA OPÇÃO FOI DESATIVADA NO UBUNTU MAIS NOVOS?
[img width:720]https://diolinux.com.br/wp-content/uploads/2023/01/gnome-tweak-tool-aparencia-1024x718.jpg[/img]

Creio que para aparecer applications precisará instalar o gnome-extensions-app

Teste aí

Código: [Selecionar]
sudo apt install gnome-extensions-app
Diga se funcionou

6
Hardware e Periféricos / Re:Como estão indo os drivers AMD no Ubuntu?
« Online: 30 de Outubro de 2023, 14:53 »
Boa tarde.

Tentei instalar uma placa amd rx 5500 tx através do AMDGPU.
Depois de instalar o Ubuntu deu erro. Inicia a abre a tela branca de erro. Alguém sabe como desinstalar este driver??

Cara...  com essa GPU não precisa fazer nada.  O driver open é melhor na maioria dos casos do que o AMDGPU Pro.

se quer remover o módulo amdgpu pro,  basta iniciar pelas opções avançadas no menu do grub,  ir para o terminal como root e rodar

Código: [Selecionar]
amdgpu-pro-uninstall

7
Depoimentos / Re: Minha experiência com Ubuntu
« Online: 14 de Maio de 2022, 20:40 »
Sou iniciante em sistema linux, migrei totalmente para o Ubuntu 14.04 à 2 dias, e esse e-mail será uma analise sobre o que eu já passei nesses 2 dias de imersão total em um sistema operacional que eu nunca havia mexido.
...

Caro EduardoMussk,

Apaguei seu link relacionado a criptomoedas, pois ele em nossa comunidade é classificado como um SPAM.

O seu texto foi mantido, pois é o relato de sua experiência. Entretanto, preciso ressaltar que o Ubuntu 14.04 teve suporte encerrado em 2019.
Logo, realmente ela não recebe mais atualizações e encontrará problemas em instalar programas e módulos de placas de vídeo.
Experimente usar o Ubuntu 22.04 LTS que é a versão corrente de suporte longo. Garanto que terá uma experiência muito mais satisfatória.

Grande abraço

8
Então...
Bom dia a todos

Eu hoje uso Debian 11 com KDE no meu notebook no trabalho e KDE Neon no meu PC (até 1 mês atrás usava Ubuntu Studio e já vinha usando ele a 6 anos, desde quando estava vindo com ambiente XFCE por padrão). Migrei pro KDE em definitivo junto com o Ubuntu Studio. Agora tô usando o Neon por causa do KDE mais atualizado por padrão.

Eu discordo de algumas questões do vídeo. Parei uns 3 minutos pra pensar onde seria o começo da minha crítica sem que fosse ofensivo, ou desanimasse o camarada criador de conteúdo. Porém, já que está no ar pra ser visto, também o está para ser criticado, correto? Se compartilhou, quer visualização e opinião. Penso que aqui a crítica será mais discreta do que no youtube diretamente.
Vamos lá.

A primeira e a maior questão do vídeo, ou a mais longa foi sobre desenvolvimento Unity ter sido descontinuado.

A Canonical não pensou que o Unity era um ambiente apenas para dispositivos móveis. Ela criou o Unity com a intenção de permear e crescer no campo dos dispositivos móveis, entregando ao usuário uma DE única.

O Unity tem esse nome justamente por isso. Ele era um Desktop Environment único pra qualquer dispositivo. E, dito isto, é importante observar que a Canonical não conseguiu fechar parcerias o suficiente (nenhuma na verdade) no mercado de hardware disposta a exclusividade, o que dificultou o alicerceamento para o Ubuntu mobile se sustentar. Simplesmente não foi a frente. Deu ruim. Era Cilada Bino. Sacou? Logo eles desistiram do projeto.
Não existe mais a divisão Mobile, a não ser pra prestar algum suporte a quem por acaso comprou um celular com Ubuntu e não trocou pelo android ainda, que é coisa que eu nem sei se existe. Visto que tem poucos APPs pra ele e não é um campo de desenvolvimento mais a um bom tempo.
Como era algo que demandava um gasto e não estava dando retorno, até porque apenas o Ubuntu usava o Unity, mesmo sendo possível instalar ele no Mint, ou outra derivada.

Eu gostava do Unity? Sim... bastante.
Só que ele era apenas um Gnome 3 modificado. Sim, ele era apenas um Gnome 3 muito modificado, um fork por assim dizer. Tanto que se você instalasse o Gnome Tweak nele, conseguia personalizar o ambiente. Ou seja... só isso mesmo. Nem precisava de verdade ter mudado de nome, mas era um apelo de marketing.

Nem de longe a Canonical deixou o desenvolvimento de ferramentas de lado. Continua lançando novidade. Se existe um erro, é que eles deixaram um pouco de lado o usuário padrão e focaram no usuário empresarial. E em tornar o mundo Linux mais acessível, mesmo a usuários Windows, fazendo essa parceria com a Microsoft que muitos torcem o nariz, mas que no final funciona bem para que o desenvolvimento de aplicativos seja multiplataforma. De forma que se um desenvolvedor que só fazia softwares pra Windows, pode no próprio Windows codar pra Linux, ele vai fazer e tentar ganhar dos dois lados, apostando na fatia estável que o Linux é.

Por exemplo no final do ano passado a Canonical lançou uma ferramenta que possibilita instalar o Ubuntu em Macs com M1.
Em 2020 Anbox Cloud, Android escalável com tecnologia Ubuntu na nuvem.
São ferramentas que demandam uma equipe, que ajudam a trazer parcerias.

Sobre a segunda questão apresentada. Ferramentas que facilitem a vida do usuário final:
Aparentemente a Canonical tem sido conservadora no sentido de investir em desenvolver ferramentas que facilitem a vida do chamado usuário final. Sim, mas é importante observar que o Ubuntu é uma das distribuições que mais tem derivadas. Há derivada do Ubuntu pra todo lado. Como derivadas entenda que são distros que usam repositórios do Ubuntu na sua sources list. A estabilidade deles é fundamental pra toda a comunidade. O Ubuntu creio que tem mais derivadas que o próprio Debian. Por mais que o Debian seja a distro mãe, o Ubuntu é a referência máxima em repositórios. Dito isto, noto que a Canonical está trabalhando mais em formar parcerias e oferecer serviços no momento. Se irá retomar em algum momento o foco no usuário final, eu não sei. Creio que não seja mais o interesse principal da empresa atrair novos usuários ao mundo Linux. Tem muita gente fazendo esse trabalho e não há sentido em competir nisso. Creio também que a grande função histórica do Ubuntu foi estimular esse caminho. Adubar e regar o jardim do frendly user no Linux, que antes do Ubuntu era um terreno árido. Hoje esse ecossistema não precisa mais do Ubuntu.

Entretanto o Ubuntu segue sendo uma plataforma estável e amigável ao usuário no geral. Você pode instalar qualquer sabor do Ubuntu e ser feliz. Só que é hoje uma distro mais focada no cliente empresarial e no desenvolvedor multiplataforma. O foco da empresa ter mudado, não creio ser motivo de decepção. Se você é um usuário Linux a algum tempo vai pegar o seu sistema, instalar o que quiser, deixar ele com a cara que quiser, com a usabilidade que quiser. Se for algum entusiasta e quer começar um distro, terá terreno fértil em usar o Ubuntu como base. De forma nenhum a DE que vem por padrão no sistema define o nível de desenvolvimento da equipe. O Fedora por padrão tem um Gnome quase puro. Ninguém reclama disso. Não faz sentido. O KDE é extremamente personalizável, cheio de features, atualmente bem mais leve que o Gnome, o que é surpreendente.  Desenvolver um DE, ou ferramentas que facilitem a vida do usuário é algo legal, mas pra Canonical hoje acho que é trivial. Pra quê você precisa desenvolver um gerenciador de drivers novo, se o que vc tem está funcionando, é integrado ao ambiente e não dá dor de cabeça, é simples de usar?
Acho que a Canonical desfocou nisso mesmo. Como mencionei antes, acho que a Canonical assumiu que no momento precisar pegar o facão e desbravar outras matas, abrir outros caminhos. Como no passado abriu o caminho Frendly User, hoje creio que esteja desbravando o caminho do tornar o Linux uma ferramenta comercial que vá bem mais além dos servidores.

Terceira questão. Sobre SNAP e Flatpack:
Concordo que SNAPs apresentam bugs algumas vezes, sendo necessário dar autorização a acesso de diretório aos aplicativos, que não é user frendly nem um pouco. Ninguém adivinha isso. Não é intuitivo a um novo usuário que o problema é simplesmente autorização.
Sobre o Flatpak. A Canonical quer incentivar o uso de Snaps, por isso não vem habilitado o suporte a flatpak por padrão. Porém, não é difícil adicionar o suporte, no próprio flathub tem um tutorial bem simples ensinando a fazer. Definitivamente creio que o snap é mais uma das coisas que a Canonical tentou, é bem legal, tinha tudo pra dar certo, mas está perdendo pro flatpak e em algum momento vai morrer.

Era só isso mesmo... espero que minhas observações sejam úteis de alguma forma. Haverá quem discorde, é normal.
Bacana a iniciativa de criar um canal sobre Linux. Sabemos que é um público bem exigente. Eu sou inclusive rsrsrs tô seguindo lá...

Abraços

9
Distribuições Derivadas do Ubuntu / Re:Boot via rede, como assim
« Online: 15 de MAR?O de 2022, 09:03 »
...
O help de que preciso, agora, é: há alguma literatura amigável que me habilite a efetuar o boot pela rede, para instalar um novo sistema operacional? Ah, que saudade do Ubuntu!

Agradeço qualquer força que me puderem dar.

Guedes

Se quer o Ubuntu, porque não baixa, cria um pendrive e instala?
Por que precisa instalar o sistema via rede? Você não tem um Pendrive é isso?
Você já tem outro PC com o Ubuntu em outra máquina na rede local e quer clonar ele via rede é isso?
O quê especificamente deseja fazer?

Ainda sobre o Endless ele tem uma loja de aplicativos em Flatpack. Tem criador de disco usb lá... só baixar o Ubuntu e usar um para criar um pendrive. Ou cria pelo terminal usando dd se o problema é não saber como instalar programas.

Cara o Endless tem um objetivo específico, ele não é ruim, ou defeituoso, ele visa a simplicidade de o usuário baixar as coisas por flatpack, como se estivesse em um celular em uma loja de apps bem simples.
Ele é um sistema que costuma vir já com bastante coisa, porque em países mais pobres e até no Brasil mesmo em algumas localidades remotas as pessoas tem dificuldades com internet.
Por favor, pare de reclamar tanto dele... leia mais sobre os objetivos do projeto para entender.

Vou te passar um tutorial assumindo que já tem uma máquina com Ubuntu e quer usá-la dessa forma para prover uma mídia de instalação via rede, porque esse é o único motivo que vejo pra essa pergunta.
Netbooting the live server installer
https://discourse.ubuntu.com/t/netbooting-the-live-server-installer/14510
Obs.: apenas observe que ele sugere o uso do Ubuntu server... use uma imagem do Ubuntu que preferir e faça as correções necessárias.

10
Iniciantes / Re:CONSUMO DE DADOS MOVEIS EM UBUNTU
« Online: 15 de MAR?O de 2022, 08:37 »
Meu medo é que ele esteja pretendendo usar o Ubuntu como roteador. Não por ser Ubuntu, mas por não ser uma distribuição especializada, ou melhor, um sistema completo voltado para o serviço, como o Endian, ou o meu preferido, o pfSense.

Aliás, a ideia de usar uma estação de trabalho como roteador pro resto da casa, em si, não é boa. Claro que sempre há situações e situações, e dependendo da situação em que se está, pode ser a única saída, mas é muito raro que seja a melhor.

Enfim... não quero conjecturar, sem saber realmente a situação que ele tem.

Acho que ele só vai ligar o celular no PC, ou rotear de algum dispositivo mesmo... se ele pretendesse usar o Ubuntu para gerir o roteamento, se ele tivesse esse conhecimento, ele já saberia a resposta para a pergunta que fez... só acho, mas posso estar erado hehehe

11
Instalação e Atualização / Re:Tela prêta e cursor branco
« Online: 15 de MAR?O de 2022, 08:30 »
Bom dia

Quais foram as coisas que vc apagou?

enfim... na hora que aparecer o GRUB vai em opção avançada e entra na opção recovery

quando aparecerem opções escolha habilitar rede

depois vai em terminal modo root

digite um comando por vez até terminar:

Código: [Selecionar]
sudo apt -f remove

sudo dpkg --configure -a

sudo apt install --reinstall ubuntu-desktop

depois digite:

Código: [Selecionar]
reboot
veja se funciona

12
Boa tarde

Então... vou aceitar que o Endless é ao menos parcialmente derivado do Ubuntu e não vou trancar a postagem.

Me elucide uma coisa... você quer instalar softwares no Endless usando apt-get, é isso mesmo?

Pelo que eu saiba o Endless só aceita Flatpak.

Logo, se pretende usar versões empacotadas em .deb, não vai rolar, até onde eu sei. Não sei se agora já está rolando diferente.
Me perdoe se eu estiver errado e já tiverem mudado isso no Endless, mas creio que não mudou.

Recomendo que use Ubuntu, ou a distribuição derivada do Debian que mais gostar se pretende usar empacotamento normal de debians em geral

13
Aplicativos / Re:utorrent instalação
« Online: 13 de MAR?O de 2022, 18:12 »
Então... sem querer ser chato, mas existe um motivo específico para querer usar o Utorrent?

Assim, eu compreendo que a gente as vezes gosta de um software e tals, mas olhe, se puder se permitir experimentar.

No repositório tem o qbitorrent que possui interface intuitiva e bastante funções a mais que o Utorrent, inclusive buscador, com os motores de busca dos principais servidores, tornando desnecessário buscar links por sites no navegador...

O Utorrent é bastante limitado. Faz bem pouca coisa além de gerênciar o download. Vale mesmo a pena ter trabalho instalando ele?

14
Instalação e Atualização / Re:Ubuntu só faz o boot pelo recovery mode
« Online: 17 de Fevereiro de 2022, 02:47 »
Olá!

Como criou o pendrive, qual software usou? Houve algum problema na instalação devido a forma de gravação do pendrive bootavel. Normalmente é o que causa isso.
Seu hardware não tem nenhum porém, ele é bem OK.

15
É aqui não é um Buntu, da família real mas é Buntu feito e diga-se de passagem muito bem pensado por um Brazuca que deixa o KDE usável em hardware que não suportou o kubuntu ou mesmo o xubuntu ficou muito mais pesado, olhem ai:

Código: [Selecionar]
paulocreto@paulocreto:~$ inxi -SMC
System:
  Host: paulocreto Kernel: 5.9.8-xanmod1 x86_64 bits: 64 Desktop: KDE Plasma 5.20.4
  Distro: BigLinux based in Ubuntu 20.04 (Focal)
Machine:
  Type: Laptop System: Positivo Informatica SA product: C14RV01 v: 1.00.05_SIM
  serial: <superuser/root required>
  Mobo: Positivo Informatica SA model: C14RV01 v: SIM
  serial: <superuser/root required> BIOS: American Megatrends v: 1.00.05
  date: 10/03/2012
CPU:
  Topology: Dual Core model: AMD C-60 APU with Radeon HD Graphics bits: 64 type: MCP
  L2 cache: 512 KiB
  Speed: 800 MHz min/max: 800/1000 MHz Core speeds (MHz): 1: 800 2: 799
paulocreto@paulocreto:~$

Viva o Linux!!!

T+

Bacana Creto, não desmerecendo seu trabalho, mas a equipe do KDE Plasma 5 conseguiu um grande feito.
É mundialmente reconhecido que o KDE 5 é mais leve que o XFCE. A Equipe do Ubuntu Studio inclusive migrou para o KDE por isso.  ;)

https://www.forbes.com/sites/jasonevangelho/2019/10/23/bold-prediction-kde-will-steal-the-lightweight-linux-desktop-crown-in-2020/?sh=25307c7d26d2

Abração!!

Hardware do tio Nomade abaixo, meus brothers!

Ryzen 5 2600/ 16GB de Ram/ Asus PRIME B450M-GAMING/ 2TB Samsung (Debian Bullseye) + 1TB Hitachi (Ubuntu Studio 21.10)/ GPU AMD R7 260x


Páginas: [1] 2 3 ... 101