Autor Tópico: Tutorial XGL ( Dapper, Gnome e Nvidia )  (Lida 58990 vezes)

Offline Fagner Patricio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • http://fagnerpatricio.blogspot.com/
Background Animado e Objetos 3D no desktop
« Resposta #75 Online: 22 de Junho de 2006, 08:18 »
Olá Pessoal!!!

Consegui fazer o Background animado, aqui vai um tutorial:

1 - Passo

Precisamos instalar um programinha que vai nos dar essa funcionalidade extra, vá no prompt e:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install xwinwrap

2 - Passo

Feito isso já é possível executar o backgrounds animados usando o seguindo comando no prompt:

Código: [Selecionar]
xwinwrap -ni -argb -fs -s -st -sp -b -nf -- /usr/lib/xscreensaver/glmatrix -window-id WID -delay 10000

aqui estamos chamando o programa com vários parâmetros (xwinwrap -ni -argb -fs -s -st -sp -b -nf) e utilizando um dos screensaver instalados no computador como background (/usr/lib/xscreensaver/glmatrix -window-id WID -delay 10000), então você pode escolher qualquer screensaver de sua máquina para colocar como background animado, precisa apenas informar onde ele estar, a única coisa que você deve ter em mente é que na verdade ele não fica em background realmente, é executado um programa, o xwinwrap e como qualquer programa você pode minimizar e tudo mais, parece estranho mas é assim que funciona, portando se você clicar no botão que esconde todas as janelas e chama a área de trabalho ele também vai ser minimizado, ainda vou dar uma olhada se eu consigo colocar ele como realmente background.

Até mais!!!
Viva o mundo Livre!!!

Offline felipe3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Tutorial XGL ( Dapper, Gnome e Nvidia )
« Resposta #76 Online: 22 de Junho de 2006, 09:50 »
Citação de: "Fagner Patricio"
Citar
Eu consegui, fica legal, mas muito lento... também minha máquina não ajuda.
Só para demonstração mesmo, a não ser que tenha máquina super veloz...
Abraços...


Lex Luthor, você fez igual ao tutorial citado pelo Learjet?

Citar
Oi,
Seguindo as dicas do pessoal, consegui instalar o xgl / compiz sem problemas. Tudo funcionou perfeitamente, incluindo o teclado. Dá pra fazer tudo que o aparece nos filmes de demonstração.
Só tive dois problemas, que para mim são fatais, já que gosto de ver filmes no micro:
O xine, além de não montar corretamente o painel de controles, fica gago. A imagem trava o tempo todo.
O mplayer não entra em full screen. A tela até que fica em full screen, mas o retângulo da imagem permanece pegueno.
Se alguem já teve esse tipo de problemas e conseguiu resolver, agradeceria algumas dicas.
Um abraço,
Sassa.


sassa_mutema2002 você já tentou usar o gxine ou mesmo o totem com o xine, ou VLC?

Citar
Na sorte eu encontrei um atalho que nao tá citado na dica, Ctrl + Alt + <seta para baixo>, é uma outra forma de alternar entre os desktops, o cubo se "desmancha" fazendo com que fique todos os desktops lado a lado.


Aqui o efeito não acontecei, aqui ele apenos girou o cubo para baixo...


Desculpe, eu esqueci de citar que eu uso o compiz-vanilla no lugar do compiz(corrigiu 99,9% dos bugs), e eu instalei do repositório mais recente. Aqui funciona beleza o atalho.

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Tutorial XGL ( Dapper, Gnome e Nvidia )
« Resposta #77 Online: 22 de Junho de 2006, 10:05 »
Ondem mexi num Mac e vi um efeito que já tinha visto de longe....
Quando você minimiza a janela ela vai para a barra inferior como se tivesse sendo puxada por um dos cantos da janela...
Tem como colocar esse efeito ????

Meu menu continua sem o woobly... alguém sabe porque ? Tá só como FADE.

Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline eighteen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Tutorial XGL ( Dapper, Gnome e Nvidia )
« Resposta #78 Online: 22 de Junho de 2006, 17:50 »
O que é o compiz-vanilla?

Offline felipe3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Tutorial XGL ( Dapper, Gnome e Nvidia )
« Resposta #79 Online: 23 de Junho de 2006, 12:05 »
Citação de: "eighteen"
O que é o compiz-vanilla?


O compiz-vanilla é uma versão do compiz encontrada nos repositórios do tutorial de "xgl/compiz recentes", esta versão(compiz-vanilla) não tem plugins de terceiros, por isso é mais confiável, eu uso porque na outra tinha muitos bugs, travava muito, aparecia umas linhas pretas, etc...

Quando você usa apt-get install compiz, na verdade você está instalando o compiz-quinn, que é uma versão com plugins de terceiros, se não me engano, o miniwin é um deles, eu recomendo vocês testarem o compiz-vanilla, e depois escolher um dos dois.

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Tutorial XGL ( Dapper, Gnome e Nvidia )
« Resposta #80 Online: 23 de Junho de 2006, 15:42 »
E qual é a diferença dos dois ? Os efeitos são os mesmos ? O que um tem que o outro não tem ?
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline eighteen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Tutorial XGL ( Dapper, Gnome e Nvidia )
« Resposta #81 Online: 23 de Junho de 2006, 19:28 »
E o compiz-vanilla, também se pode instalar com XGL?

Por falar em XGL e Compiz, eu como sou novato nisto ainda não percebi muito bem o que faz um e o que faz o outro, alguem me explica por favor?

Offline Fagner Patricio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • http://fagnerpatricio.blogspot.com/
Tutorial XGL ( Dapper, Gnome e Nvidia )
« Resposta #82 Online: 23 de Junho de 2006, 19:54 »
Citar
E o compiz-vanilla, também se pode instalar com XGL?

Por falar em XGL e Compiz, eu como sou novato nisto ainda não percebi muito bem o que faz um e o que faz o outro, alguem me explica por favor?



Ver só eighteen, o XGL é o servidor X em si, tem a mesma função do X normal, ou seja ele é a interface entre seu sistema e sua placa de vídeo, a diferença é que ele oferece as funções 3D das placas que trabalham com OpenGL,  quem usa esses recursos são os "decorador de janelas", eles é que usam os serviços do servidor XGL ou X para criar as interfaces, o compiz é um desses decoradores e é o primeiro a utilizar essas novas funções que o XGL oferece.

Espero ter ajudado :)

Até mais!!!!
Viva o mundo Livre!!!

Offline felipe3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Tutorial XGL ( Dapper, Gnome e Nvidia )
« Resposta #83 Online: 24 de Junho de 2006, 16:16 »
Citação de: "Lex Luthor"
E qual é a diferença dos dois ? Os efeitos são os mesmos ? O que um tem que o outro não tem ?


Os efeitos são os mesmos, são praticamente idênticos, até agora só vi duas diferenças:
O compiz-vanilla não tem o miniwin, e até agora só a achei um bug: Alguns jogos que ficam com background transparente, mas isso também tem no compiz-quinn.

Citação de: "eighteen"
E o compiz-vanilla, também se pode instalar com XGL?

Por falar em XGL e Compiz, eu como sou novato nisto ainda não percebi muito bem o que faz um e o que faz o outro, alguem me explica por favor?


Vou te explicar, o Xgl é uma camada a mais sobre o Xorg que usa o opengl para a renderização, assim possibilitando que o compiz use seus efeitos 3D. E o compiz que é de fato o gerenciador de janelas, que faz os efeitos e tudo mais. O compiz-vanilla é o compiz com plugins confiáveis e sem plugins de terceiros.

E sim, o compiz-vanilla pode ser instalado junto com o Xgl, só que ele só tem nos repositórios atualizados.

Offline felipe3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Tutorial XGL ( Dapper, Gnome e Nvidia )
« Resposta #84 Online: 24 de Junho de 2006, 16:20 »
Aqui no fórum tem um tópico que mostra como instalar dos repositórios atualizados, mas não precisa reinstalar, só atualizar, é facil.

diegobdelgado

  • Visitante
Re: mão na roda!
« Resposta #85 Online: 24 de Junho de 2006, 18:09 »
Citação de: "hanover"
Essa dica é do forum gringo do ubuntu, mas o amigo do blog pittlandia.net divulgou a dica traduzida pelo link http://blog.pittlandia.net/2006/04/27/ubuntu-dapper-xglcompiz-recentes/
Acredito que essa dica seja mais eficiente do que a do inicio do post.


Olá pessoal, sou novato com linux e
Tentei instalar o XGL pelo tutorial que o hanover colocou acima e tudo ocorreu bem ate o momento que eu tentei logar na sessao gnome-xgl.
O sistema tenta iniciar e apos alguns segundos volta para tela incial de login.
Alguem sabe o q posso fazer para conseguir iniciar esta sessao corretamente ?

Obs:
Minha placa é um FX5200.
Executo o comando: glxinfo | grep rendering que retorna:
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".
Error: couldn't find RGB GLX visual
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".

Minha placa esta com os drivers atualizados ?

Atecipadamente agradeço

Offline Fagner Patricio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • http://fagnerpatricio.blogspot.com/
Tutorial XGL ( Dapper, Gnome e Nvidia )
« Resposta #86 Online: 24 de Junho de 2006, 19:46 »
você instalou os drivers da nvidia?

sudo apt-get install nvidia-glx
Viva o mundo Livre!!!

Offline eighteen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Tutorial XGL ( Dapper, Gnome e Nvidia )
« Resposta #87 Online: 24 de Junho de 2006, 21:13 »
Uh, obrigado pelas explicações, já começo a perceber mais disto.

Mas digam-me outra coisa este novo servidor X não permite ter mais do que uma sessão de utilizador aberta ou permite?

diegobdelgado

  • Visitante
Acho que sim
« Resposta #88 Online: 24 de Junho de 2006, 21:59 »
Oi Fagner, eu acho que sim.
Eu executei o comando
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install nvidia-glx-legacy nvidia-settings
sudo nvidia-glx-config enable


Só que qdo excuto o segundo comando ele retorna o erro :
Error: your X configuration has been altered.
This script cannot proceed automatically. If you believe that this
not correct, you can update the md5sum entry executing the following
command:
md5sum /etc/X11/xorg.conf | sudo tee /var/lib/x11/xorg.conf.md5sum
otherwise edit manually /etc/X11/xorg.conf to change the Driver section
from nv to nvidia.

Editei o arquivo /etc/X11/xorg.conf, sudo gedit /etc/X11/xorg.conf, ali procurando a seção Section "Device", na opção Driver, alterei "nv" para "nvidia" - salvei o arquivo e precionei Ctrl + Alt + Backspace. O logo da nvida nao apareceu e nao deu certo entao restaurei o etc/X11/xorg.conf.
E estou na mesma.

Alguma idéia ?

Atecipadamente agradeço

diegobdelgado

  • Visitante
Re: mão na roda!
« Resposta #89 Online: 25 de Junho de 2006, 01:13 »
Citação de: "hanover"
Essa dica é do forum gringo do ubuntu, mas o amigo do blog pittlandia.net divulgou a dica traduzida pelo link http://blog.pittlandia.net/2006/04/27/ubuntu-dapper-xglcompiz-recentes/
Acredito que essa dica seja mais eficiente do que a do inicio do post.


Pessoal consegui colcocar o XGL pra rodar na minha maquina utilizando o tutorial acima recomendado por hanover.
Acho q na primeira vez que tentei minha FX5200 nao estava com os drivers atualizados.
Consegui instalar pelo metodo 1 deste link:
http://doc.gwos.org/index.php/Latest_Nvidia_Dapper
obs: Instalei o nvidia legacy drivers e apos o ultimo comando : CTRL+ALT+BACKSPACE
ele nao funcionou o e ficou em modo texto. Reinicie e o mesmo iniciou em modo gradico novamente


Apos este procedimento de instalacao do driver nvidia acima verifiquei que a executando o comando
Código: [Selecionar]
glxinfo | grep redering
ele retornava:
direct redering yes

Logo apos segui este tutorial recomendado por hanover:
http://blog.pittlandia.net/2006/04/27/ubuntu-dapper-xglcompiz-recentes/

detalhe que no final de tudo
executei o comando startcompiz como o prorio tuturial pede no final e nada acontece
entao dei um chute e executei o comando:
Código: [Selecionar]
gnome-window-decorator &  compiz --replace gconf decoration wobbly fade minimize cube rotate zoom scale move resize place switcher &
que encontrei num outro tuturial que nao achei mais e tchram ta funcionando bonitinho

Minha duvida é que toda vez que inicio o ubuntu tenho que executar este comando
gnome-window-decorator &  compiz --replace gconf decoration wobbly fade minimize cube rotate zoom scale move resize place switcher &

Como faco para ele executar automaticamente qdo iniciar ?

Antecipadamente agradeço