Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Tópicos - carlosaluisio

Páginas: [1] 2 3
1
Café com Ubuntu / Ficarei inativo no Forum
« Online: 09 de Maio de 2011, 23:45 »
Prezados senhores (não sei se postei no topico certo)

Durante algum tempo, principalmente, entre 2007 até 2009, eu tive uma certa atividade no forum. As vezes fui pouco polemico, as vezes, até um pouco provocativo, mas, creiam, sempre foi nas melhores intenções. Desde já peço perdão a alguns, caso eu os tenha magoado, mas a internet é muito impessoal, e eu mesmo não tive o cuidado muitas vezes em fazer colocações oportunas, criando assim, polêmicas desnecessárias.

Tentei ajudar alguns no que podia, enfim, tentei ser util.

Porém, vi que a minha utilidade de alguns bons meses pra cá, digamos que, de 2010 pra cá, tem sido zero.

Pouco tempo para acessar o forum, por motivos de trabalho e familiares (toma bastante tempo), e também por não sentir mais o tesão pelas novidades do Ubuntu, principalmente com a adoção do Unity, acabei por distanciar-me.

Poderia simplesmente nao aparecer mais, todavia, como até as vezes os amigos que fiz aqui, me perguntam "como eu ando", aviso que estou bem, e sempre na luta. Memso sendo virtual, eu sempre gosto de deixar ao menos alguma satisfação para sumiços (mesmo que não precisem de mim, hehehe).

Não abandonarei o forum por completo, porém, acessarei muito de vez em quando, para ver as opiniões a respeito das novidades do Ubuntu (que eu uso sempre). Mas, tem horas que a gente não se sente mais util para uma comunidade.

Abraços a todos, em especial, a turma que eu falei mais aqui durante esses anos, e fiquem com Deus. Precisando entrar em contato, sabem como faze-lo.

Carlos Aluísio Mesquita de Almeida

2
Depoimentos / Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Online: 14 de Outubro de 2010, 11:28 »
Caros.

seguinte, sugiro nós, usuários brasileiros de Ubuntu, a cada um, colaborar com 1, ou 2 reais, 50 centavos, 10 centavos, ou até mesmo 1 centavo, para unir as forças da comunidade, e comprar uma máquina que tenha video e chipset Nvidia para a Canonical.

Dependendo, poderíamos organizar uma conta no Pay-pal, para arrecadar os fundos.

Porque não é crível, que uma empresa que desenvolve sistemas, e ainda mais com a abrangência que certamente supera os 10 milhões de usuários, não possuir uma máquina nvidia sequer. Mesmo que talvez tenham contrato com Intel, por exemplo ,realmente transcende todas as credulidades.

Um sistema que, em 2 versões, ou seja, 01 ano (sendo uma LTS) não resolve uma tosquisse da inicialização do Plymouth com as placas nvidia, é que realmente não usa nenhum computador Nvidia, e está precisando de alguma força, talvez até financeira, para tal.

Vamos lá pessoal, vamos se organizar !!! com 1000 reais resolvemos o problema da Canonical !

Obs.: este problema já foi relatado n x n vezes no launchpad, e também, em n forums por aí. Logo, para os que já se adianterem, e quererem falar o mimimi "reporta para eles", não me darei tal trabalho, pois diversos outros já o fizeram.

Obs2.: Eu resolvo este problema com um pé nas costas (e já resolvi) ... mas .. vai dizer para a minha mãe, minha tia, ou minha avó resolverem ! Quem não conhece acha que o ubuntu é da época dos monitores fosfóricos ainda, e que poderia ser instalados nos micros de atendimento da Rodoviária de Porto alegre (aqueles computadores são dos anos 80 e tão lá de pé, fazendo o que se propoem)

3
Quarentena / Re: "Comando da morte"
« Online: 11 de Agosto de 2010, 09:47 »
Ainda não conhecia esse comando.... Mas que furo do linux eim... Testei com um usuário comun e travei o sistema.

Parece coisa de Windows, mas infelizmente é no linux.

Isso mostra que a segurança no Linux é fragilissima também.
Loop infinito se faz em qualquer linguagem de programação e funciona em qualquer sistema, estude antes de falar, alguém menos informado que você pode realmente achar que existe um problema.

Bem amiguinho, se quer saber se sou informado gostaria de falar que estou alguns meses de concluir minha Pós Graduação em Segurança da Informação, e um sistema se auto proteger faz parte sim dos principios de segurança. Sei que é muito dificil atender todos os requisitos, por exemplo o sistema central do banco do brasil é capaz de romper um processo quando detecta que um usuário que usuário faz bobagem. E o Linux como sistema operacional deveria startar um stop quando detectasse que um usuário iria estourar a pilha de memória com um loop. Se isso fosse no Windows usuários como você estariam descascando o sistema falando mil asneiras só porque é Windows. Sou usuário de Mac, Linux e Windows sei que cada um tem suas falhas. Mas esta do Linux chega a ser ridícula.  Respeite a opnião dos outros e terá a sua respeitada.

E por acaso o Mac e o Windows tem essa tal "proteção contra loops" ?? Eu ainda não vi nenhum SO que tivesse declaradamente tal proteção. Posso estar enganado. E vou te perguntar de novo: Já fez no teu MAC isso ? vou falar novamente que a chance de acontecer a mesma coisa (que nem vou chamar isso de problema) é grande, pois a estrutura é a mesma.
E isso não é "falha de segurança do Linux", e sim, de aplicação proposital de loop. Sendo que o próprio Linux tem barreira para isso, como pode ser vista neste tópico que foi criado.


Pois então meu colega capitalista do zodiaco. No MAC uma exceção foi levantada porém o sistema não ficou incapacitado quanto o linux ficou, que precisei reiniciar para restabelecer o sistema. Então volto a repetir. Essa é uma falha ridícula. E uma falha de segurança sim. Pois nenhum comando pode incapacitar um sistema operacional. Acredito que exista configuração no linux para proteger isso, porém deveria vir como padrão. Já que é capitalista deveria gastar um pouquinho e comprar um sistema que tenha essa promoção. Mac na veia.

Sim, sou capitalista mesmo, se tem algo melhor, me mostre que deu certo. Se não tem, v-a-z-a !
E a chance de eu já ter investido em software, mais que você, é 99,99%, mesmo sem eu te conhecer. Ou mesmo que nao seja, se tem algo que já fiz na minha vida, foi comprar software. E vários. Nem vou citar aqui para não causar desconforto, e para não parecer que eu sou o supra sumo (o que não sou, sou uma pessoa bem simples), diferente de você, que entrou nesse forum só para falar de Mac (é bem recomendado, entrar num forum GLS, que é bem adaptado a esta filosofia e publico Mac, e não é eu que digo, faça uma pesquisa no google). Então, vê se não F*** , ok ??

Então, não venha falar o que não sabe.

E tu, que é tão especialista em segurança, deveria saber que tem n comandos, e maneiras, para matar qualquer sistema operacional, basta o operador ser administrador, que ele faz o que quiser. Computador seguro só se estiver desligado da rede e tiver cadeado no botão de liga/desliga !

E nem vem com essa, que basta fazer um programinha, em C mesmo, que tenha um loop, e executar, que estoura a memória de qualquer sistema operacional. a mesma coisa se carregar vários aplicativos, tem uma hora que a memória e o swap estouram, portanto, nem vem com essa de SO protegido contra loop, porque, o maximo que pode fazer, é uma instrução diretamente no bash, como foi sugerido aqui neste mesmo tópico, mas mesmo assim, se for outro programa externo executando, que entre em loop, ou ocupe toda a memória e também a Swap, já era! Tem que matar o processo ou dependendo, até reiniciar.

O teu super-ultra-mega sistema MacOsX rosa pink-fruta, tinha uma falha naquele navegador vagabundo, o Safari, que qualquer invasor tomava conta da máquina em instantes. Ou esqueceu do desafio público internacional, que o Mac perdeu até para o Windows ???

Sobre falhas de segurança, no ultra sistema "rosa-rocha-pink" da Apple:

http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/06/09/falhas-graves-afetam-mac-os-x-e-windows-7/
http://macmais.terra.com.br/noticias/apple-nao-corrige-falha-de-seguranca-do-mac-os-x-encontrada-em-junho-de-2009/
http://webinsider.uol.com.br/2008/04/09/sobre-a-seguranca-em-macos-windows-e-linux/
http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2006/03/06/idgnoticia.2006-03-06.6398901145/
http://www.forumdohardware.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=265514 (mac, mais de 30 falhas de segurança graves)

E gosto sim, de cavaleiros do zodiaco desde moleque. Alguma coisa contra ?

E, quanto a sua "pós graduação", parabéns, mas isso não te dá autoridade para falar sobre isso. Até porque, uma coisa é estudar, outra coisa, é ser autoridade no assunto.

Perdão, moderação, mas nao pode deixar escapar.

4
Aplicativos / dica: Não instalem o Cinelerra no Karmic
« Online: 07 de Novembro de 2009, 09:23 »
Eu nao gosto de abrir tópicos, mas este é necessário.
Pessoal, principalmente para os iniciantes ou para os usuários médios, lá vai uma dica de utilidade publica

Não instalem o Cinelerra no Karmic!

Se forem no site, eles vão indicar que é para adicionar esses repositórios:

## Akirad-karmic - Ubuntu 9.10
## Please report any bug on akir4d at gmail.com

## mirror1
deb http://akirad.cinelerra.org/ akirad-karmic main #Akirad Repository - Mirror1

#deb-src http://akirad.cinelerra.org/ akirad-karmic main #Akirad Repository - Mirror1


Daí, quando forem instalar o cinelerra, vai ocorrer este erro:

cinelerracv:
Depends: libquicktimecv but it is not going to be installed
Depends: libx264-65 (>=1:0.svn20081230) but it is not installable

Só que, quando é instalado (mesmo com o erro de dependencia, ele instala os pacotes) do cinelerra, ele vai mexer na inicialização e no init.d do linux.

Daí, como resultado, ele vai ficar com esse erro de dependencia, que nem com o recovery do boot do ubuntu resolve. E nem com o reconfigure , configure -a, etc, etceteras, e tais. Ou seja, ele f*** com o sistema ! Sem atualizações, sem nada mais. Exemplo:

carlos@aquario:~$ sudo apt-get upgrade
[sudo] password for carlos:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
  cinelerracv
Os pacotes a seguir serão atualizados:
  grub-common
1 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 1 a serem removidos e 0 não atualizados.
1 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
É preciso baixar 0B/994kB de arquivos.
Depois desta operação, 22,9MB de espaço em disco serão liberados.
Você quer continuar [S/n]? S
(Lendo banco de dados ... 268796 arquivos e diretórios atualmente instalados).
Removendo cinelerracv ...
Description:   Ubuntu 9.10
localização "ru_RU.KOI8-R" não está no arquivamento
rm: não foi possível remover `/usr/bin/Cinelerra': Arquivo ou diretório não encontrado
localização "pt_BR.ISO-8859-15" não está no arquivamentodpkg: erro processando cinelerracv (--remove):
 sub-processo script post-removal instalado retornou estado de saída de erro 1

Erros foram encontrados durante o processamento de:
 cinelerracv
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)
carlos@aquario:~$


Agora, neste meu sábado de trabalho intenso, vou ter que, depois, com toda a minha preguiça que meus 29 anos oferece para ficar fuçando nessas coisas, e ordens matrimoniais de proibição de formatação do ubuntu, devido ao cadastramento de computadores que é necessário a cada vez que um micro é formatado (para acesso a site de bancos), vou ter que perder tempo novamente para consertar isso. O Ubuntu, eu já gosto, por me poupar isso, e agora, um desenvolvedor me faz um software que detona com a árvore de repositórios do sistema, é bucha ! Quando eu tinha 18, 19, 20, daí eu gostava de ficar escovando bits, mas agora, tenho coisas melhores pra fazer !!! Custava, então ,fazer um .deb, com 30, 40 mega, que contivesse todas as bibliotecas necessárias , sem estresse ?

Agora, tá aí; Sem atualizar, sem poder instalar mais nada, tudo dá erro.

Desculpem a indignação, mas lá vai eu perder 01 ou 02 horas do meu precioso tempo de lazer, depois do serviço, para resolver caca que nem minha é.
Ps.: Esse mesmo problema foi relatado em http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1277908

6
Café com Ubuntu / Sistema da Penalty de chip em bola de volei usa Ubuntu
« Online: 19 de Maio de 2009, 20:44 »
Vejam com seus proprios olhos.

Fonte da noticia:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Volei/0,,MUL1126534-15080,00-BOLA+COM+CHIP+PARA+EVITAR+LANCES+DUVIDOSOS+E+LANCADA+EM+SAO+PAULO.html

É só prestar atençao. Bom que o Ubuntu avança cada vez mais!

7
Dicas e Truques / Se o seu Ekiga estiver com problemas na saída de som...
« Online: 02 de MAR?O de 2009, 11:36 »
fiz testes por aqui...

caso a pessoa do outro lado nao esteja ouvindo vc direito, basta desabilitar a opção "habilitar cancelamento do eco", em preferencias - codecs de audio.

estava tendo problemas com quem eu ligava no intrepid, por conta de pulseaudios e bugs que anteriormente nao tinha no drive de som com o ekiga. foi só fazer isso e funcionou liso!

8
Boa tarde, como nao sei onde postar este tópico, vai aqui.

o hardy fará atualização de kernel, provavelmente hoje. Se voce tem uma wireless com atheros, ela deixará de funcionar.

para funcionar, é só fazer os procedimentos de instalação, tudo de novo, divulgado largamente pelo forum.

um exemplo é:

http://www.ubuntugeek.com/atheros-ar5007-wireless-with-madwifi-on-ubuntu-804-hardy-heron.html

Sds

9
Café com Ubuntu / O fim do Linspire
« Online: 29 de Outubro de 2008, 20:08 »
É... de primeiro, tinha vários posts sobre o linspire... muita gente querendo até um Ubuntu "a lá CNR" .. perguntas de como instalar o lsongs e o lphoto...

Agora... é tão insignificante, que até o fim dele passou desapercebido.

http://osnews.com/story/20178/The_End_of_the_Linspire_Distribution

Após a aquisição da empresa norte-americana Linspire (anteriormente conhecida pelo nome Lindows) pela canadense Xandros (que nasceu da divisão da Corel responsável pela criação do Corel Linux), era apenas uma questão de tempo para que a Xandros liqüidasse a distribuição que tinha por objetivo original concorrer diretamente com a Microsoft no mercado de desktops. Pois é: chegou a hora.

De acordo com artigo publicado no portal Linux.com, Andreas Typaldos, presidente da Xandros, confirmou oficialmente que a empresa está cessando todas as atividades de comercialização e desenvolvimento do Linspire. No começo da semana passada, a Xandros já havia determinado que a versão livre do Linspire, o Freespire, retornasse às suas raízes e passasse a usar novamente o Debian como distribuição Linux base, que havia sido trocada pelo Ubuntu em fevereiro de 2007.

O fim da Linspire é tudo menos inesperado: em diversas áreas a distribuição concorre diretamente com o Xandros Linux. Ambas as distribuições fornecem por padrão as extensões para reprodução de arquivos do tipo Windows Media, graças a acordos semelhantes realizados com a Microsoft no passado recente. Ambas também têm o mesmo tipo de cliente como alvo: o usuário de desktop, pagante, que procura facilidade de uso e suporte. A distribuição desenvolvida pela Xandros tem como base o Debian, ao contrário do Linspire, que tem — pelo menos até semana passada — o Ubuntu como fundação tecnológica. Se a Xandros continuasse a comercializar o Linspire, teria inevitavelmente que fornecer suporte a duas distribuições Linux base diferentes, mesmo com a troca da distribuição base do Freespire de Ubuntu para Debian. Logo após a aquisição, em julho, Andreas Typaldos havia afirmado , entretanto, que a Xandros iria dar continuidade às duas linhas de produto, o que, pelo que parece, não vai ser mais o caso. Também não está definido o futuro que a Xandros reserva ao Click'n'Run, sistema criado pela então Lindows para distribuição e instalação de programas gratuitos e comercialização de programas proprietários para sua distribuição Linux.

Com a decisão pela extinção da Linspire, o método de desenvolvimento da distribuição Linux da Xandros torna-se similar ao da Red Hat e da Novell: o Freespire, agora baseado no Debian Lenny, será desenvolvido em colaboração com a comunidade, e um híbrido entre o Freespire e a atual distribuição da Xandros deverá formar o Xandros Desktop Professional. Vale lembrar, entretanto, que a comunidade Freespire é muito menor do que as comunidades Fedora e Opensuse. Assim, a aquisição da Linspire pela Xandros deve trazer à empresa canadense, em um primeiro momento, mais clientes, e não uma grande comunidade.

Fonte:
http://www.linux4all.net/fim_da_linha_para_a_linspire

10
Café com Ubuntu / Ekiga 3.0 disponível
« Online: 24 de Outubro de 2008, 13:30 »
Para os que usam Ekiga (eu uso muito), a versão 3.0 está disponível.

A principio, temos uma mudança brusca no layout, agora assumindo a forma clássica de aplicativos como ICQ, MSN, Skype, etc.

Não está disponível uma versão DEB ainda no site, mas para quem quer ser aventurar...

http://www.gnomemeeting.org/

Eu me aventurarei talvez nesse fim de semana!

Carlos

11
Café com Ubuntu / Suportes pagos/Forum de comunidade
« Online: 02 de Outubro de 2008, 18:48 »
Olá Pessoal.

Só para pensar.

Seguidamente vejo gente de suporte dessas empresas fortes, tipo HP, Microsoft, entre outros, falarem besteiras em cima de besteiras, como : "Ter dois sistemas operacionais é perigoso para seu computador", "a placa wireless dos nossos notebooks HP não funcionam no Linux", "o cabo para celular siemens, se nao for o comprado no site, não funciona", fora um monte de coisas.

Que nem no meu notebook HP, mesmo funcionando, tudo OK, eu fiz questõa de acionar o suporte da HP, só para ver eles falando que "nem a placa wireless e nem o sistema operacional Linux funcionam nesse modelo, só Windows Vista".

Como já falei, tem pessoas que não podem usar nenhum programa, sequer um bloco de notas, sem ter alguém para dar suporte. O nível dos usuários de informática no modo geral é baixíssimo, mal sabem o que estão fazendo.

Em compensação, é sabido e de consenso que, se juntar toda essa turma aí de suporte, não amarram as chuteiras do pessoal mais sabido aqui do Forum, por exemplo, em conhecimento de informática. Mas as pessoas preferem pagar esse suporte, do que ter o mínimo de iniciativa, e pesquisar por sua dúvida, e se inscrever em um forum como esse.

O que acham disso ? Devemos divulgar mais o forum como algo realmente bom para todos, assim, conseguir mais adeptos de Linux ?

12
Café com Ubuntu / O Fim do gnomefiles.org
« Online: 04 de Setembro de 2008, 20:17 »
O gnomefiles.org, um dos repositório mais antigos de projetos gtk+, foi alvo de hackers no final de agosto. E este parece ter sido seu golpe final.

Eugenia Rants, criadora e principal mantenedora, anunciou em seu blog, que devido à este acontecimento, juntamente pela baixa audiência do site, está tirando definitivamente o domínio do ar (que está redirecionendo para o OSNews).

Eu utilizei muito este repositório no passado - e encontrei grandes projetos lá. Espero que logo a comunidade, como a própria Eugenia disse, encontre uma forma de substituir o espaço perdido.

Fonte: http://cavedon.net/blog/?p=64
http://eugenia.gnomefiles.org/2008/09/01/goodbye-gnomefiles/

13
Café com Ubuntu / kde 3.5.10 lançado
« Online: 27 de Agosto de 2008, 09:27 »
Mesmo estando a comunidade Linux se acostumando com o KDE 4, que já está em sua versão 4.1, o grupo de desenvolvedores KDE lançaram a nova (e provavelmente última) versão da série 3.5.x deste ambiente gráfico, a 3.5.10

Aparentemente, as modificações foram correções de bugs, no que tange a transparência do painel, no kgpg, no kpdf (realmente tem um bugzinho chato quando se acessa pelo konqueror arquivos .ps que nao estejam em partições linux, até vou ver se vai corrigir isso).

Como os bugs no KDe 3.5.9 já eram praticamente inexistentes, corrigindo isso, o sistema estará super estável, digno de Debian.

Fonte:

www.kde.org

14
Aplicativos / Flash é mais rapido no Windows ???
« Online: 06 de Agosto de 2008, 14:01 »
Boa tarde.

tenho verificado que, para rodar streams ao vivo (uso o Justin TV para olhar jogos do brasileirão ao vivo), o Flash roda melhor no Windows quando vou maximizar a tela. No Linux, fica rodando mei otravado. no Windows, nao.

Além já verificou isso ?

é só olhar no youtube, por exemplo. experimentem maximizar a tela..

Minha placa de video: nvidia 64

15
Café com Ubuntu / Evento em Campinas sobre PostgreSQL
« Online: 31 de Julho de 2008, 15:01 »
Quem é da região, e trabalha com isso, vale a pena ir.

Afinal, o PostgreSQL é o banco livre que rivaliza com o Oracle

http://pgcon.postgresql.org.br/

Notícia na íntegra:

O Evento
26 e 27 de Setembro de 2008 no Centro de Convenções da Unicamp em Campinas, SP.

As exigências do mercado de Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados nunca foram tão grandes. Velocidade, grande volume de informações, análises complexas e não estruturadas são apenas alguns desafios que os SGBDs têm que enfrentar.

Neste cenário, o PostgreSQL, cada vez mais, vem crescendo ao redor do mundo. Empresas de grande porte como IBM, Sun, Sony e Red Hat também têm apostado no PostgreSQL e a presença de desenvolvedores nacionais e internacionais em eventos brasileiros tem sido freqüentes nos últimos 6 anos, como podemos acompanhar no CONISLI (SP) e no FISL (RS).

Confiabilidade, flexibilidade, robustez e um desempenho excelente é o que se pode esperar do banco de dados livre mais avançado no mundo.

Além do crescente número de usuários, o PostgreSQL tem um ecossistema completo no Brasil: grandes implementações, suporte técnico, consultoria, treinamento e desenvolvedores brasileiros. Somente a lista de discussão por e-mail conta com mais de 4 mil usuários cadastrados e o site www.postgresql.org.br possui mais de 10 mil acessos por dia. Bases com mais de 2TB e milhares de conexões simultâneas já são realidade.

Este evento, até então realizado na Itália, Japão, EUA e Canadá, tem sua realização também no Brasil. O PGCon Brasil 2008 será uma oportunidade de conhecer as potencialidades do PostgreSQL, além de estabelecer contato com os melhores profissionais de Banco de Dados.

Este evento apresentará:

    * As novidades da versão 8.4;
    * Casos de sucesso;
    * Tuning de aplicações e servidores;
    * Administração de servidores, melhores práticas e segurança;
    * Soluções de replicação, alta disponibilidade e alto desempenho;
    * Técnicas de migração para PostgreSQL;
    * Presença de desenvolvedores nacionais e internacionais, membros da comunidade de PostgreSQL Brasileira e empresas prestadoras de serviços.

Páginas: [1] 2 3