Autor Tópico: Instalar Ubuntu 8.04 na máquina com Vista  (Lida 2345 vezes)

Offline adcarrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Instalar Ubuntu 8.04 na máquina com Vista
« Online: 12 de Maio de 2008, 15:56 »
 Olá amigos.....estou com uma máquina nova com Vista Home Premium e queria instalar o Ubuntu 8.04 também....que cujo fiz os pedidos no site da Canonical.......sou novato novato.....se alguém puder me dar dicas básicas fico agradecido.....como por exemplo posso particionar o HD pelo prórprio Vista etc e tal......esse cd com Ubuntu 8.04 veêm com opção de língua português do Brasil?.....enfim valeu.........
« Última modificação: 12 de Maio de 2008, 16:00 por adcarrijo »

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Instalar Ubuntu 8.04 na máquina com Vista
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2008, 16:02 »
  Ola, seja bem-vindo ao Ubuntu entao.
  Quando vc dar boot pelo CD, ele vai pedir primeiramente para vc escolher o idioma em que vc quer iniciar o sistema.
  Depois de particionar, eh so seguir o programa de instalacao dentro do LiveCD, que eh auto-explicativo. Sobre isso, eu recomendo vc redimensionar a particao de onde seu Windows esta instalado e deixar um espaço livre, e deixe o Ubuntu mesmo trabalhar esse espaço livre, criando a particao prinicipal e o swap.

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 8.04 na máquina com Vista
« Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2008, 22:22 »
Se já não tiver uma partição livre, recomendo instala-lo dentro do windows.
Para redimensionar sua partição, precisaria por seu hd em outro pc, como escravo, é a forma mais segura, redimensionar uma partição ativa e em uso é impossivel para a maioria dos programas, e os que redimensionam, quase sempre dão pau, principalmente pela falta daquela partiçãozinha de 8MB que o windows cria quando instalamos ele em apenas uma parte do HD, e que não é criada quando redimensionamos.
Da ultima vez que redimensionei durante a instalação do linux, o windows não butava mais, dava erro no meio do boot e o linux não montava a partição NTFS, dava erro ao reinstalar o windows, foi um cristo recuperar os dados.
Depois disso, windows nunca mais.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 8.04 na máquina com Vista
« Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2008, 23:09 »
Durante a própria instalação do Ubuntu você pode criar ou redimensionar partições. É só não se afobar e ler com atenção as instruções do instalador.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline adcarrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 8.04 na máquina com Vista
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2008, 10:49 »
 O meu aqui é um HD de 160Gb SATA....e tem aquele lance daquela partição dos 8Mb.....como é Vista original estou meio receoso...mas como veio com o DVD do Vista e não com disco de recuperação acho que vou tentar criar a partição pelo disco do Ubuntu e ver no que dá.....ou tem alguma outra forma digamos melhor...enfim...valeu!......


Offline adcarrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 8.04 na máquina com Vista
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2008, 14:22 »
http://apcmag.com/the_definitive_dualbooting_guide_linux_vista_and_xp_stepbystep.htm

Opa veleu.....li todo o tutorial via ferramentas de idioma do Google e pelo que entendi o Linux já está digamos igual a instalar o Windows.....então é só eu criar uma partição no Windows e tal....ai quando estiver instalando o Ubuntu mandar instalar naquela partição livre que criei...até ai beleza certo?......mas e depois os próximos passos o próprio Ubuntu formata aquela partição para se instalar etc e tal.....enfim valeu!........

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Instalar Ubuntu 8.04 na máquina com Vista
« Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2008, 15:46 »
Vc só tem que prestar atenção em escolher a maior partição livre. Pronto! O resto o Ubuntu faz sozinho como formatar.
Eu mesmo fiz isso mais de 5 vezes e sem problemas com a partição do Vista.

É tão moleza que dá sono! hehehe

Abs!