Autor Tópico: [Ajuda] Emular Windows pelo Wine  (Lida 3748 vezes)

Offline ALA10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
[Ajuda] Emular Windows pelo Wine
« Online: 18 de Maio de 2007, 23:07 »
Boas, recentemente(de novo) instalei o Ubuntu 7.04 que me chegou via correio. A mudança está a ser positiva, uma das razões é o Beryl e todos os efeitos mirabolantes.
Só que ainda necessito do Windows para jogar, para a minha irmã(que não "mexe" no Linux) e para correr outras aplicações. A minha ideia(não sei se é possível) é instalar o Windows pelo Wine e ter tipo a primeira área de trabalho Ubuntu e a segunda Windows  ::)- é possível? É que não me apetece nada estar a instalar o Windows noutra partição.
PS: Já tenho o wine instalado, mas não configurado.
PS2: Sou muito noob.  :(

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: [Ajuda] Emular Windows pelo Wine
« Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2007, 23:53 »
Boas, recentemente(de novo) instalei o Ubuntu 7.04 que me chegou via correio. A mudança está a ser positiva, uma das razões é o Beryl e todos os efeitos mirabolantes.
Só que ainda necessito do Windows para jogar, para a minha irmã(que não "mexe" no Linux) e para correr outras aplicações. A minha ideia(não sei se é possível) é instalar o Windows pelo Wine e ter tipo a primeira área de trabalho Ubuntu e a segunda Windows  ::)- é possível? É que não me apetece nada estar a instalar o Windows noutra partição.
PS: Já tenho o wine instalado, mas não configurado.
PS2: Sou muito noob.  :(


o wine serve para vc emular aplicativos do windows, e nao para instalar o windows, vc pode fazer isso usando VirtualBox ou Vmware ou ainda o Qemu, sugiro o VirtualBox.... qto a usar o windows para Jogar????  de uma procurada nas msg no forum que vc vai ver que os pinguins jogam e jogam pesado.... qto a irma que nao mexe no Linux, ta na hora de começar... e as outras aplicaçoes use ai sim o wine,,,,,,

abraços;......




Offline ALA10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Emular Windows pelo Wine
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2007, 23:56 »
Boas, recentemente(de novo) instalei o Ubuntu 7.04 que me chegou via correio. A mudança está a ser positiva, uma das razões é o Beryl e todos os efeitos mirabolantes.
Só que ainda necessito do Windows para jogar, para a minha irmã(que não "mexe" no Linux) e para correr outras aplicações. A minha ideia(não sei se é possível) é instalar o Windows pelo Wine e ter tipo a primeira área de trabalho Ubuntu e a segunda Windows  ::)- é possível? É que não me apetece nada estar a instalar o Windows noutra partição.
PS: Já tenho o wine instalado, mas não configurado.
PS2: Sou muito noob.  :(


o wine serve para vc emular aplicativos do windows, e nao para instalar o windows, vc pode fazer isso usando VirtualBox ou Vmware ou ainda o Qemu, sugiro o VirtualBox.... qto a usar o windows para Jogar????  de uma procurada nas msg no forum que vc vai ver que os pinguins jogam e jogam pesado.... qto a irma que nao mexe no Linux, ta na hora de começar... e as outras aplicaçoes use ai sim o wine,,,,,,

abraços;......

Quanto à minha irmã... não vale a pena! Agora quanto à minha dúvida, se eu instalar tipo Virtual Box ou Vmware o sistema não fica muito lento? O meu PC é Pentium 4 2,8 ghz, 1,5 gz memória ram, placa gráfica g-force fx 5200.

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: [Ajuda] Emular Windows pelo Wine
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2007, 06:47 »
Boas, recentemente(de novo) instalei o Ubuntu 7.04 que me chegou via correio. A mudança está a ser positiva, uma das razões é o Beryl e todos os efeitos mirabolantes.
Só que ainda necessito do Windows para jogar, para a minha irmã(que não "mexe" no Linux) e para correr outras aplicações. A minha ideia(não sei se é possível) é instalar o Windows pelo Wine e ter tipo a primeira área de trabalho Ubuntu e a segunda Windows  ::)- é possível? É que não me apetece nada estar a instalar o Windows noutra partição.
PS: Já tenho o wine instalado, mas não configurado.
PS2: Sou muito noob.  :(


o wine serve para vc emular aplicativos do windows, e nao para instalar o windows, vc pode fazer isso usando VirtualBox ou Vmware ou ainda o Qemu, sugiro o VirtualBox.... qto a usar o windows para Jogar????  de uma procurada nas msg no forum que vc vai ver que os pinguins jogam e jogam pesado.... qto a irma que nao mexe no Linux, ta na hora de começar... e as outras aplicaçoes use ai sim o wine,,,,,,

abraços;......

Quanto à minha irmã... não vale a pena! Agora quanto à minha dúvida, se eu instalar tipo Virtual Box ou Vmware o sistema não fica muito lento? O meu PC é Pentium 4 2,8 ghz, 1,5 gz memória ram, placa gráfica g-force fx 5200.

com o virtualbox roda normal,,, o bom e vc instalar um windows personalizado, estes modificados com nlite, eu uso o Smallite 2 que tem 200 megas e e leve leve...e as porcarias foram retiradas ate o spyware ( Alexa ) de fabrica também foi tirado... roda normal......

qto a irma 'e uma pena, minhas filhas tem 9 e 7 anoas e nunca viram um windows na frente....

Offline ALA10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Emular Windows pelo Wine
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2007, 11:44 »
Vou experimentar o Virtual Box- o programa é pago?-Onde o posso encontrar? Tem ficheiro .deb?

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: [Ajuda] Emular Windows pelo Wine
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2007, 13:53 »

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: [Ajuda] Emular Windows pelo Wine
« Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2007, 20:17 »

Offline ALA10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Emular Windows pelo Wine
« Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2007, 18:40 »
saiu otimo tutorial no VOL:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6540

Epá tive a ler e parece que vou experimentar o programa... O artigo está muito bem feito, parabéns ao autor.
Só uma coisa, posso instalar programas, correr jogos e fazer tudo o que eu faço num sistema operativo instalado numa Virtual Machine emulada neste programa não é? É como se tivesse o SO instalado certo??
Algum programa em correr Vista Lite? 

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: [Ajuda] Emular Windows pelo Wine
« Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2007, 20:03 »
vc pode usar o sistema normal,,, vc tem um windows instalado... claro que o rendimento vai depender da tua memória, tenho 512 mem e reservei 256 para emular o windows, claro que modifico todo o sistema, aparência de win98, e ainda uso vs modificada com nlite que foi retirada tudo de podre ( ou quase tudo), como trabalho com instalaçao, preciso ficar instalando muitas coisas... qto a vista lite ( acredito que nao existe, hehehe) procure usar windows XP, de preferencia modificado com nlite que vc encontra a duzias por ai na net.....

obs: qto a jogos vai depender da tua memoria....

Offline ALA10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Emular Windows pelo Wine
« Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2007, 13:11 »
Eu se calhar  vou é instalar noutra partição... Virtual Machine dá muitos problemas!
Para o fazer, crio uma partição NTFS no Linux certo? Podes-me explicar como se faz?

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: [Ajuda] Emular Windows pelo Wine
« Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2007, 17:58 »
lueneberg, eu uso o VMware e ele falha no quesito aceleração 3D, é quase inviável rodar um jogo qualquer nele. Você que usa o Virtualbox, ele possui suporte a aceleração 3D, vulgo DirectX?
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: [Ajuda] Emular Windows pelo Wine
« Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2007, 21:18 »
lueneberg, eu uso o VMware e ele falha no quesito aceleração 3D, é quase inviável rodar um jogo qualquer nele. Você que usa o Virtualbox, ele possui suporte a aceleração 3D, vulgo DirectX?

bem, uso VirtualBox somente para teste de programas e instalaçoes novas, como antivirus, aplicativos pequenos, firefox, thunderbird etc... todos deste tipo.... nunca usei para algo mais pesado....

somente olhando a documentaçao, mais acredito que nao, vou dar um apesquisada...